A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Suely de Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matos, Margarida Gaspar de, 1956-, Negreiros, Jorge, Simões, Maria Celeste Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3532
https://doi.org/10.34628/vswg-7h44
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463.
id RCAP_50e110173385b6402f5c9c360c495791
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literaturaDrogas e juventude - PrevençãoAbuso de drogas - Ensino e estudoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463.O abuso de substâncias é muito comum na adolescência. As intervenções desenvolvidas em meio escolar são consideradas uma abordagem adequada para prevenir o abuso de substâncias nos jovens. Apesar dos avanços conseguidos nas últimas três décadas, a evidência empírica acerca da eficácia dos programas de prevenção em meio escolar é ainda limitada. Este artigo examina os resultados de uma revisão da literatura sobre a avaliação dos programas de prevenção em meio escolar para prevenir o consumo de tabaco, álcool, maconha e outras drogas ilícitas. Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos individuais foi identificado um conjunto de características que estão associadas a eficácia de programas de prevenção para adolescentes e jovens. Especificamente, os programas de prevenção eficazes: 1) utilizam estratégias baseadas em conceitos de influência social e competências de vida; 2) envolvem níveis elevados de interatividade; 3) estão organizados em múltiplas sessões; 4) incluem sessões de reforço. As diferenças na eficácia em função do tipo de agente de implementação do programa parecem ser influenciadas por outros fatores como a interatividade. Enunciam-se, por último, algumas limitações da presente revisão da literatura.2017-08-03T11:25:51Z2017-08-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3532http://hdl.handle.net/11067/3532https://doi.org/10.34628/vswg-7h44porSantana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463.1647-4120A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literaturaSantana, Suely de MeloMatos, Margarida Gaspar deNegreiros, JorgeSimões, Maria Celeste RochaSantana, Suely de MeloMatos, Margarida Gaspar de, 1956-Negreiros, JorgeSimões, Maria Celeste Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:09Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:29.865366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
title A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
spellingShingle A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
Santana, Suely de Melo
Drogas e juventude - Prevenção
Abuso de drogas - Ensino e estudo
title_short A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
title_full A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
title_fullStr A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
title_full_unstemmed A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
title_sort A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
author Santana, Suely de Melo
author_facet Santana, Suely de Melo
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Negreiros, Jorge
Simões, Maria Celeste Rocha
author_role author
author2 Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Negreiros, Jorge
Simões, Maria Celeste Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Suely de Melo
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Negreiros, Jorge
Simões, Maria Celeste Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas e juventude - Prevenção
Abuso de drogas - Ensino e estudo
topic Drogas e juventude - Prevenção
Abuso de drogas - Ensino e estudo
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-03T11:25:51Z
2017-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3532
http://hdl.handle.net/11067/3532
https://doi.org/10.34628/vswg-7h44
url http://hdl.handle.net/11067/3532
https://doi.org/10.34628/vswg-7h44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463.
1647-4120
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
Santana, Suely de Melo
Matos, Margarida Gaspar de
Negreiros, Jorge
Simões, Maria Celeste Rocha
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765216292864