A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3532 https://doi.org/10.34628/vswg-7h44 |
Resumo: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463. |
id |
RCAP_50e110173385b6402f5c9c360c495791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literaturaDrogas e juventude - PrevençãoAbuso de drogas - Ensino e estudoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463.O abuso de substâncias é muito comum na adolescência. As intervenções desenvolvidas em meio escolar são consideradas uma abordagem adequada para prevenir o abuso de substâncias nos jovens. Apesar dos avanços conseguidos nas últimas três décadas, a evidência empírica acerca da eficácia dos programas de prevenção em meio escolar é ainda limitada. Este artigo examina os resultados de uma revisão da literatura sobre a avaliação dos programas de prevenção em meio escolar para prevenir o consumo de tabaco, álcool, maconha e outras drogas ilícitas. Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos individuais foi identificado um conjunto de características que estão associadas a eficácia de programas de prevenção para adolescentes e jovens. Especificamente, os programas de prevenção eficazes: 1) utilizam estratégias baseadas em conceitos de influência social e competências de vida; 2) envolvem níveis elevados de interatividade; 3) estão organizados em múltiplas sessões; 4) incluem sessões de reforço. As diferenças na eficácia em função do tipo de agente de implementação do programa parecem ser influenciadas por outros fatores como a interatividade. Enunciam-se, por último, algumas limitações da presente revisão da literatura.2017-08-03T11:25:51Z2017-08-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3532http://hdl.handle.net/11067/3532https://doi.org/10.34628/vswg-7h44porSantana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463.1647-4120A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literaturaSantana, Suely de MeloMatos, Margarida Gaspar deNegreiros, JorgeSimões, Maria Celeste RochaSantana, Suely de MeloMatos, Margarida Gaspar de, 1956-Negreiros, JorgeSimões, Maria Celeste Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:09Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:29.865366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
title |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
spellingShingle |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura Santana, Suely de Melo Drogas e juventude - Prevenção Abuso de drogas - Ensino e estudo |
title_short |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
title_full |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
title_fullStr |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
title_full_unstemmed |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
title_sort |
A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura |
author |
Santana, Suely de Melo |
author_facet |
Santana, Suely de Melo Matos, Margarida Gaspar de, 1956- Negreiros, Jorge Simões, Maria Celeste Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Margarida Gaspar de, 1956- Negreiros, Jorge Simões, Maria Celeste Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Suely de Melo Matos, Margarida Gaspar de, 1956- Negreiros, Jorge Simões, Maria Celeste Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drogas e juventude - Prevenção Abuso de drogas - Ensino e estudo |
topic |
Drogas e juventude - Prevenção Abuso de drogas - Ensino e estudo |
description |
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 449-463. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2017-08-03T11:25:51Z 2017-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/3532 http://hdl.handle.net/11067/3532 https://doi.org/10.34628/vswg-7h44 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/3532 https://doi.org/10.34628/vswg-7h44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santana, Suely de Melo [et al.] (2016) - A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 449-463. 1647-4120 A eficácia dos programas de prevenção em contexto escolar : uma revisão empírica da literatura Santana, Suely de Melo Matos, Margarida Gaspar de Negreiros, Jorge Simões, Maria Celeste Rocha |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136765216292864 |