Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Lucia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17726
Resumo: O objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica.
id RCAP_50effb86f0945e23013e844b43917e2e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação socialInterdisciplinaridadesoftware HagáQuêredes sociais na escolaO objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica.2016-03-03T17:52:09Z2016-03-032014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17726http://hdl.handle.net/10174/17726por1984-47516Revista Tecnologias na Educação11DPEsobreiralhr@gmail.comamab@uevora.ptHistórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social229Sobreira, LuciaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:45.786579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
title Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
spellingShingle Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
Sobreira, Lucia
Interdisciplinaridade
software HagáQuê
redes sociais na escola
title_short Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
title_full Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
title_fullStr Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
title_sort Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
author Sobreira, Lucia
author_facet Sobreira, Lucia
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreira, Lucia
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
software HagáQuê
redes sociais na escola
topic Interdisciplinaridade
software HagáQuê
redes sociais na escola
description O objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
2016-03-03T17:52:09Z
2016-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17726
http://hdl.handle.net/10174/17726
url http://hdl.handle.net/10174/17726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1984-4751
6
Revista Tecnologias na Educação
11
DPE
sobreiralhr@gmail.com
amab@uevora.pt
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136580415258624