Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17726 |
Resumo: | O objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica. |
id |
RCAP_50effb86f0945e23013e844b43917e2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação socialInterdisciplinaridadesoftware HagáQuêredes sociais na escolaO objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica.2016-03-03T17:52:09Z2016-03-032014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17726http://hdl.handle.net/10174/17726por1984-47516Revista Tecnologias na Educação11DPEsobreiralhr@gmail.comamab@uevora.ptHistórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social229Sobreira, LuciaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:45.786579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
title |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social Sobreira, Lucia Interdisciplinaridade software HagáQuê redes sociais na escola |
title_short |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
title_full |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
title_sort |
Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social |
author |
Sobreira, Lucia |
author_facet |
Sobreira, Lucia Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobreira, Lucia Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade software HagáQuê redes sociais na escola |
topic |
Interdisciplinaridade software HagáQuê redes sociais na escola |
description |
O objetivo do presente relato foi utilizar a escrita em contextos sociais e a necessidade de se criar estratégias que pudessem tornar o aluno um bom leitor de informações contidas em tabelas/gráficos sobre a utilização das redes sociais no processo educacional por meio da produção de histórias em quadrinhos. As questões orientadoras da experiência foram as seguintes: Por que o aluno não deixa de escrever textos dispersos para se dedicar a uma produção textual que seja publicada e compartilhada com os professores, amigos, familiares e comunidade escolar?; Por que não criar mudanças no formato da aula (o quadro, o giz, o livro impresso) de forma a incorporar as TIC para a leitura de tabelas e gráficos? A experiência desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio D. Pedro II, no Município de Belém do Estado do Pará/Brasil, enquadrada numa metodologia de que as TIC devem ser utilizadas como ferramenta educacional de complementação em projetos interdisciplinares que abordem temas contextualizados e significativos. Os resultados encontrados permitem afirmar que a criatividade e o interesse nas histórias em quadrinhos foram além das orientações. Também foi possível afirmar que os participantes reconhecem a rede social Facebook como um recurso considerável para a educação e um meio muito importante para se progredir na prática pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01T00:00:00Z 2016-03-03T17:52:09Z 2016-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17726 http://hdl.handle.net/10174/17726 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1984-4751 6 Revista Tecnologias na Educação 11 DPE sobreiralhr@gmail.com amab@uevora.pt Histórias em quadrinhos digitais: atitudes de ética para uma transformação social 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136580415258624 |