Em que medida os professores de classe de conjunto vocal do ensino básico no âmbito do ensino artístico especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29446 |
Resumo: | O presente relatório integra a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como base o estágio pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. A disposição do texto deste relatório divide-se em duas secções. Na primeira faz-se uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Nesta secção descreveu-se o funcionamento e caracterização da escola de todo o meio envolvente, bem como as observações, os conhecimentos e conclusões retiradas dos dinamismos pedagógicos desenvolvidas, e encontram-se enumeradas as principais linhas pedagógicas seguidas, assim como os principais motivos das opções tomadas. “Em que medida os professores de Classe de Conjunto Vocal do ensino básico no âmbito do Ensino Artístico Especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplina”, foi o tema escolhido, discutido e exposto no projeto de investigação, que integra a segunda secção, onde foi realizado uma revisão de fontes bibliográficas e metodológicas, sobre as noções mais pertinentes em causa. De seguida, foi elaborado um questionário, onde nove professores do ensino especializado de música leccionam a disciplina de Classe de conjunto vocal no Conservatório de Música de Guimarães e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Como fundamentação da importância do tema da investigação, foi exposto, e cruzado as informações tanto das respostas retiradas do questionário como da pesquisa bibliográfica, bem como os procedimentos relevantes associadas à mesma. Após uma comparação entre as duas fontes de informação recolhidas procedeu-se à junção destas, no qual perfez-se com apresentação e explicação de subtemas (aquecimento vocal, técnica vocal, fisiologia da voz infantil, etc.) sobre importância da técnica vocal no ensino básico na disciplina de classe de conjunto vocal, relacionando-as com as citações bibliográficas. Assim, recolheu-se informação de grande relevância para a prática pedagógica. |
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Em que medida os professores de classe de conjunto vocal do ensino básico no âmbito do ensino artístico especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplinaClasse de conjunto vocalTécnica vocalEnsino básicoFilosofia vocal infantilCompetências profissionaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório integra a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como base o estágio pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. A disposição do texto deste relatório divide-se em duas secções. Na primeira faz-se uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Nesta secção descreveu-se o funcionamento e caracterização da escola de todo o meio envolvente, bem como as observações, os conhecimentos e conclusões retiradas dos dinamismos pedagógicos desenvolvidas, e encontram-se enumeradas as principais linhas pedagógicas seguidas, assim como os principais motivos das opções tomadas. “Em que medida os professores de Classe de Conjunto Vocal do ensino básico no âmbito do Ensino Artístico Especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplina”, foi o tema escolhido, discutido e exposto no projeto de investigação, que integra a segunda secção, onde foi realizado uma revisão de fontes bibliográficas e metodológicas, sobre as noções mais pertinentes em causa. De seguida, foi elaborado um questionário, onde nove professores do ensino especializado de música leccionam a disciplina de Classe de conjunto vocal no Conservatório de Música de Guimarães e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Como fundamentação da importância do tema da investigação, foi exposto, e cruzado as informações tanto das respostas retiradas do questionário como da pesquisa bibliográfica, bem como os procedimentos relevantes associadas à mesma. Após uma comparação entre as duas fontes de informação recolhidas procedeu-se à junção destas, no qual perfez-se com apresentação e explicação de subtemas (aquecimento vocal, técnica vocal, fisiologia da voz infantil, etc.) sobre importância da técnica vocal no ensino básico na disciplina de classe de conjunto vocal, relacionando-as com as citações bibliográficas. Assim, recolheu-se informação de grande relevância para a prática pedagógica.Castro, HelenaRepositório ComumSilva, Vera2019-07-31T17:16:02Z2018-02-192018-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29446TID:202268705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.709413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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