A importância da educação na manutenção da Paz e reconstrução de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Mafalda Cavaco Simões Bourguignon
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/296
Resumo: Esta dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Paz e Guerra nas Novas Relações Internacionais, pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, quer no que diz respeito ao conflito quer à ausência deste. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam comportamentos violentos e não violentos, numa altura em que a agenda para a paz está na ordem do dia da política mundial com especial atenção para a diplomacia preventiva, a gestão de crises, a mediação de conflitos, a reconstrução de sociedades afetadas pela violência armada e, principalmente o crescimento de economias emergentes e de países em vias de desenvolvimento. O objetivo central desta dissertação é, precisamente estudar e/ou analisar modelos que conduzem à consolidação da paz a partir do contributo que a educação pode e deve dar. O foco do estudo recai sobre as vantagens que a educação pode proporcionar como caminho não só para a resolução de conflitos como também para a reconstrução nacional e manutenção da paz, em Angola. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar respostas comprovativas de que uma forte aposta na educação é o plano estratégico mais acertado para criar capacidades em países, onde o índice de desenvolvimento humano é, naturalmente baixo e, onde a guerra domina grande parte da sua história. A hipótese formulada visa demonstrar que a educação e todos os mecanismos que envolvem a construção desta em função da paz podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos e/ou para a prevenção destes.
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