Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38029 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_512189db9288147a9798bbfa5d3cfb2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38029 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinasStudents skills perception in Physical Education: the influence of gender, type of education and their grades in Physical Education and in the others subjectsEducação físicaPerceção de competênciaGéneroTipo de ensinoClassificaçõesPhysical educationSkills perceptionsGenderType of school796.01Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário surge o presente relatório de estágio. Neste está exposto todo o processo reflexivo do método de ensino-aprendizagem decorrente da minha intervenção enquanto professor estagiário, num colégio privado, localizado no município da Maia, comum a turma do 11º ano. O documento está estruturado em 3 grandes partes: área 1 - organização e gestão do ensino e da aprendizagem (na qual é feito um enquadramento pessoal, caracterização da turma e é descrito todo o processo de ensino-aprendizagem desde a conceção à realização); área 2 - participação na escola e relação com a comunidade (onde são relatadas todas as atividades não letivas por mim realizadas, visando a interação e integração com toda a comunidade escolar); e área 3 - investigação e desenvolvimento profissional (diz respeito à investigação científica em contexto escolar sobre a perceção de competência em Educação Física). O estudo elaborado teve como objetivo verificar se existem diferenças na perceção de competência dos alunos em Educação Física (EF) em função do tipo de ensino (público e privado) e do género. Pretendeu-se também analisar a relação entre a perceção de competência dos alunos em EF e as suas classificações nessa disciplina e nas outras unidades curriculares. Os resultados obtidos mostram que os alunos apresentam uma perceção de competência elevada em ambos os sexos e nos diferentes tipos de ensino. Analisando a influência das diferentes variáveis, constatámos que existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções de competência dos alunos em EF, em função do género (sendo que no sexo masculino registaram-se valores significativamente mais elevados quando comparados com as raparigas) e o tipo de ensino (registando-se valores mais elevados no ensino privado do que no ensino público). Verificou-se também que as classificações dos alunos em EF são mais elevadas do que nas restantes disciplinas, podendo isto estar relacionado com os elevados valores da perceção de competência dos alunos em EF.This paper is under the 2nd year of the Masters in Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. In this document is expose all of the reflexive process of the teaching-learning method that correspond my intervention while trainee teacher in a private college, in city of Maia, with an 11ºgrade class. The present document is organized in three parts: area 1 - organization and management of the teaching and learning (that includes: personal framework, class characterization and all of process teaching-learning since conception until realization); area 2 – participation in school and relationship with community (that includes all activities unscheduled made by me which pretends to communicate with all school); and area 3 – investigation and professional development (respect to scientific research in schools about perception of competence in Physical Education). The study pretends verify if there exists differences between students perception of competence in Physical Education depending on the type of education (public or private) and gender. It was also intended analyze the relationship between students perception of competence in Physical Education and their grades in that subject and in the others. The results show that students demonstrate high self-perception of competence in both genders (whereas in males there were higher values when compared with girls) and type of school (whereas higher values in private school than public school). Analyzing the influence of variables we find that there are significant statistical differences in students self-perception in Physical Education according to gender and type of school. It was also verify that the grades in Physical Education were higher than the others subjets. This can be explain by the fact that in general all of the students demonstrate high level of self-perception of competence in Physical Education.Pereira, Paulo Alberto da SilvaUniversidade do MinhoPereira, Jorge Miguel Lopes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38029por201514966info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:14.348779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas Students skills perception in Physical Education: the influence of gender, type of education and their grades in Physical Education and in the others subjects |
title |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
spellingShingle |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas Pereira, Jorge Miguel Lopes Educação física Perceção de competência Género Tipo de ensino Classificações Physical education Skills perceptions Gender Type of school 796.01 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
title_full |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
title_fullStr |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
title_full_unstemmed |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
title_sort |
Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas |
author |
Pereira, Jorge Miguel Lopes |
author_facet |
Pereira, Jorge Miguel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Paulo Alberto da Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jorge Miguel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Perceção de competência Género Tipo de ensino Classificações Physical education Skills perceptions Gender Type of school 796.01 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Perceção de competência Género Tipo de ensino Classificações Physical education Skills perceptions Gender Type of school 796.01 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38029 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132422768427008 |