Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorge Miguel Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38029
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_512189db9288147a9798bbfa5d3cfb2e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinasStudents skills perception in Physical Education: the influence of gender, type of education and their grades in Physical Education and in the others subjectsEducação físicaPerceção de competênciaGéneroTipo de ensinoClassificaçõesPhysical educationSkills perceptionsGenderType of school796.01Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioNo âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário surge o presente relatório de estágio. Neste está exposto todo o processo reflexivo do método de ensino-aprendizagem decorrente da minha intervenção enquanto professor estagiário, num colégio privado, localizado no município da Maia, comum a turma do 11º ano. O documento está estruturado em 3 grandes partes: área 1 - organização e gestão do ensino e da aprendizagem (na qual é feito um enquadramento pessoal, caracterização da turma e é descrito todo o processo de ensino-aprendizagem desde a conceção à realização); área 2 - participação na escola e relação com a comunidade (onde são relatadas todas as atividades não letivas por mim realizadas, visando a interação e integração com toda a comunidade escolar); e área 3 - investigação e desenvolvimento profissional (diz respeito à investigação científica em contexto escolar sobre a perceção de competência em Educação Física). O estudo elaborado teve como objetivo verificar se existem diferenças na perceção de competência dos alunos em Educação Física (EF) em função do tipo de ensino (público e privado) e do género. Pretendeu-se também analisar a relação entre a perceção de competência dos alunos em EF e as suas classificações nessa disciplina e nas outras unidades curriculares. Os resultados obtidos mostram que os alunos apresentam uma perceção de competência elevada em ambos os sexos e nos diferentes tipos de ensino. Analisando a influência das diferentes variáveis, constatámos que existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções de competência dos alunos em EF, em função do género (sendo que no sexo masculino registaram-se valores significativamente mais elevados quando comparados com as raparigas) e o tipo de ensino (registando-se valores mais elevados no ensino privado do que no ensino público). Verificou-se também que as classificações dos alunos em EF são mais elevadas do que nas restantes disciplinas, podendo isto estar relacionado com os elevados valores da perceção de competência dos alunos em EF.This paper is under the 2nd year of the Masters in Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. In this document is expose all of the reflexive process of the teaching-learning method that correspond my intervention while trainee teacher in a private college, in city of Maia, with an 11ºgrade class. The present document is organized in three parts: area 1 - organization and management of the teaching and learning (that includes: personal framework, class characterization and all of process teaching-learning since conception until realization); area 2 – participation in school and relationship with community (that includes all activities unscheduled made by me which pretends to communicate with all school); and area 3 – investigation and professional development (respect to scientific research in schools about perception of competence in Physical Education). The study pretends verify if there exists differences between students perception of competence in Physical Education depending on the type of education (public or private) and gender. It was also intended analyze the relationship between students perception of competence in Physical Education and their grades in that subject and in the others. The results show that students demonstrate high self-perception of competence in both genders (whereas in males there were higher values when compared with girls) and type of school (whereas higher values in private school than public school). Analyzing the influence of variables we find that there are significant statistical differences in students self-perception in Physical Education according to gender and type of school. It was also verify that the grades in Physical Education were higher than the others subjets. This can be explain by the fact that in general all of the students demonstrate high level of self-perception of competence in Physical Education.Pereira, Paulo Alberto da SilvaUniversidade do MinhoPereira, Jorge Miguel Lopes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38029por201514966info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:14.348779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
Students skills perception in Physical Education: the influence of gender, type of education and their grades in Physical Education and in the others subjects
title Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
spellingShingle Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
Pereira, Jorge Miguel Lopes
Educação física
Perceção de competência
Género
Tipo de ensino
Classificações
Physical education
Skills perceptions
Gender
Type of school
796.01
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
title_full Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
title_fullStr Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
title_full_unstemmed Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
title_sort Perceção de competência dos alunos em Educação Física: a influência das variáveis género, tipo de ensino e classificações na Educação Física e nas restantes disciplinas
author Pereira, Jorge Miguel Lopes
author_facet Pereira, Jorge Miguel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Paulo Alberto da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jorge Miguel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Perceção de competência
Género
Tipo de ensino
Classificações
Physical education
Skills perceptions
Gender
Type of school
796.01
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Perceção de competência
Género
Tipo de ensino
Classificações
Physical education
Skills perceptions
Gender
Type of school
796.01
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38029
url http://hdl.handle.net/1822/38029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514966
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132422768427008