O papel da bioética na educação para os valores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28074 |
Resumo: | A Bioética enfrenta, frequentemente, situações problemáticas pela sua complexidade e, simultaneamente, dilemáticas pela necessidade de se decidir um curso de acção. A humanidade tem ânsia de valores éticos e morais e a educação tem um papel fundamental no despertar para um pensamento crítico onde se incluem estes valores morais. O principal objectivo deste trabalho é promover o ensino dos valores através da bioética no secundário, dado que entendemos que a transmissão de valores, no mundo actual, só poderá ser efectiva através do desenvolvimento das capacidades reflexivas dos jovens. Pretendemos, deste modo, desenvolver o método mais útil para a resolução de casos, capaz de dar respostas justificáveis para um determinado público, sendo que, por justificável, entendemos o melhor caminho a percorrer, dada a ausência de uma teoria moral universalmente aceite. |
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O papel da bioética na educação para os valoresThe bioethics role in education for valuesBioéticaEducaçãoValoresBioethicsEducationValuesA Bioética enfrenta, frequentemente, situações problemáticas pela sua complexidade e, simultaneamente, dilemáticas pela necessidade de se decidir um curso de acção. A humanidade tem ânsia de valores éticos e morais e a educação tem um papel fundamental no despertar para um pensamento crítico onde se incluem estes valores morais. O principal objectivo deste trabalho é promover o ensino dos valores através da bioética no secundário, dado que entendemos que a transmissão de valores, no mundo actual, só poderá ser efectiva através do desenvolvimento das capacidades reflexivas dos jovens. Pretendemos, deste modo, desenvolver o método mais útil para a resolução de casos, capaz de dar respostas justificáveis para um determinado público, sendo que, por justificável, entendemos o melhor caminho a percorrer, dada a ausência de uma teoria moral universalmente aceite.Bioethics often faces situations that are problematic and of huge complexity, and, at the same time, dilemmatic, urging individuals and society to take decisions. Humanity has been craving for ethical and moral values and education has a key role in promoting awareness on this matter. The main aim of this project is to promote the teaching of values throughout bioethics in secondary/high schools. This is based on our premise that the transmission of values nowadays can only be made through the development of reflective skills. We intend to thereby develop the most useful method for the resolution of complex cases, able to give answers justifiable for a particular audience, and by justifiable we mean the most prudent way to act, given the absence of a universally accepted ethical and/or moral theory.Universidad de ExtremaduraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Joana2019-08-01T09:06:21Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28074porAraújo, J. (2017). O papel da bioética na educação para os valores. Cauriensia: Revista anual de Ciências Eclesiásticas, 12, 737-7541886-494510.17398/1886-4945.12.7372340-425685044265066000419043400031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:41:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:28.704074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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