Composição e tecnologia da folha de ouro: os retábulos barrocos dos sécs. XVII e XVIII do noroeste de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25820
Resumo: Ao longo da segunda metade do século XVII e primeira metade do séc. XVIII, verificou-se uma crescente produção retabular e assistiu-se a um gosto cada vez mais acentuado pela utilização do ouro na decoração das igrejas portuguesas. A composição da liga metálica utilizada para obter a folha de ouro deveria ter propriedades que permitissem aos batedores a produção de folhas extremamente finas. Estas eram aplicadas pelos mestres douradores sobre a madeira entalhada e devidamente preparada. Pretendeu-se com este estudo identificar características distintivas da folha de ouro utilizada nos retábulos-mor das igrejas de Jesus (Aveiro), São Bento da Vitória (Porto), Sé do Porto, São Francisco (Porto), Santa Clara (Porto) e São Paulo (Braga). A aplicação de uma abordagem multianalítica e o conhecimento das vantagens e desvantagens de cada método tornaram possível a análise rigorosa da folha de ouro e a caracterização da técnica de douramento. Através da combinação de microscopia óptica (OM) e microscopia electrónica de varrimento com espectrometria de raios X por dispersão de energia (SEM-EDS), identificou-se um douramento a água com três camadas claramente distintas – ouro, bolo e preparação – sem vestígios de redouramento. A utilização de SEM-EDS permitiu ainda definir o perfil elementar das camadas e a presença de uma liga ternária de aproximadamente 22 quilates. Os elementos traço foram identificados por espectrometria de massa com plasma indutivo (ICP-MS). O emprego de microfluorescência de raios X por radiação de sincrotrão (SR-μXRF), aplicada às amostras de Aveiro e da Sé do Porto, confirmou a presença de alguns dos elementos já detectados e traçar o perfil elementar dos estratos. Tendo em consideração os resultados laboratoriais que apontam para uma origem geológica em depósitos da América do Sul, assim como as fontes históricas, - o Brasil, à época do douramento dos retábulos era o maior fornecedor de ouro e uma colónia portuguesa -, sugere-se que o ouro será de origem brasileira. A definição de uma metodologia analítica permitiu identificar um perfil para o ouro utilizado nos diferentes retábulos nacionais, tornando-se uma mais-valia para novas aproximações históricas, estilísticas e tecnológicas, revelando semelhanças até agora desconhecidas. Em última análise, esta metodologia será um factor importante para a conservação e restauro, dado que o conhecimento das características do ouro e as técnicas utilizadas permitirão uma melhor abordagem metodológica, tendo por base o conhecimento material e tecnológico da obra de arte
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A aplicação de uma abordagem multianalítica e o conhecimento das vantagens e desvantagens de cada método tornaram possível a análise rigorosa da folha de ouro e a caracterização da técnica de douramento. Através da combinação de microscopia óptica (OM) e microscopia electrónica de varrimento com espectrometria de raios X por dispersão de energia (SEM-EDS), identificou-se um douramento a água com três camadas claramente distintas – ouro, bolo e preparação – sem vestígios de redouramento. A utilização de SEM-EDS permitiu ainda definir o perfil elementar das camadas e a presença de uma liga ternária de aproximadamente 22 quilates. Os elementos traço foram identificados por espectrometria de massa com plasma indutivo (ICP-MS). O emprego de microfluorescência de raios X por radiação de sincrotrão (SR-μXRF), aplicada às amostras de Aveiro e da Sé do Porto, confirmou a presença de alguns dos elementos já detectados e traçar o perfil elementar dos estratos. Tendo em consideração os resultados laboratoriais que apontam para uma origem geológica em depósitos da América do Sul, assim como as fontes históricas, - o Brasil, à época do douramento dos retábulos era o maior fornecedor de ouro e uma colónia portuguesa -, sugere-se que o ouro será de origem brasileira. A definição de uma metodologia analítica permitiu identificar um perfil para o ouro utilizado nos diferentes retábulos nacionais, tornando-se uma mais-valia para novas aproximações históricas, estilísticas e tecnológicas, revelando semelhanças até agora desconhecidas. Em última análise, esta metodologia será um factor importante para a conservação e restauro, dado que o conhecimento das características do ouro e as técnicas utilizadas permitirão uma melhor abordagem metodológica, tendo por base o conhecimento material e tecnológico da obra de arteThroughout the second half of the 17th century and the first half of the 18th century, Portugal witnessed an increase in altarpiece production and in the use of gold in church decoration. The gold alloy composition should have properties that allowed it to be transformed in very thin leafs by the gold-beaters. The leafs were then applied by the gilders, over the carved and prepared wood. The present work aims to identify distinctive features in the gold applied in the main altarpieces of the churches of Jesus (Aveiro), São Bento da Vitória (Porto), Porto Cathedral, São Francisco (Porto), Santa Clara (Porto) and São Paulo (Braga). The use of a multi analytical approach and the knowledge of the advantages and disadvantages of each method, made it possible to accurately study the gold leaf and the gilding technique. Through a combination of optical microscopy (OM) and scanning electron microscopy with energy dispersive spectroscopy (SEM-EDS), it was possible to identify the presence of a water gilding with three distinct layers – gold, bole and ground – with no traces of regilding. The use of SEM-EDS allowed to define the elemental profile of the layers and to identify an alloy with approximately 22 carat. The trace elements were identified through inductively coupled plasma mass spectrometry (ICP-MS). The use of synchrotron radiation micro X-ray fluorescence (SR-μXRF), applied to Aveiro and Porto Cathedral samples, confirmed the presence of previous detected elements and allowed to define the layers elemental profile. Considering that the analytical results point to a geological provenance from South American deposits and the historical sources confirm that Brazil was Europe main gold supplier and a Portuguese colony at the time of the gilding of the altarpieces, it can be assumed that the gold used have a Brazilian origin. The definition of a profile for the gold through a well-structured and defined protocol, can be an asset in the setting of new historical, stylistic and technological approaches, revealing similarities ignored until now. In a final analysis, this profile will be an important advantage for the conservation and restoration of these art works. The knowledge of the gold characteristics and the applied techniques will allow to define a more accurate intervention methodology, based on the information of material and technological features of the altarpieces2019-04-18T13:43:23Z2018-11-30T00:00:00Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25820porLourenço, Ana Patrícia Bidarra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:02Zoai:ria.ua.pt:10773/25820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:58.835700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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