Desenvolvimento do quadro-suspensão-direção do veículo de comutação urbana GHISALLO-BERG Cycles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Sara Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26916
Resumo: O presente relatório de estágio teve como objetivo o desenvolvimento de uma proposta técnica e anteprojeto dos sistemas mecânicos quadro e direcção de uma nova solução de comutação urbana, baseada num conceito de veículo eletrico de proxima geração que garante uma deslocação segura, confortável, rápida, saudável, sustentável, inteligente e multimodal, promovida pela empresa SONAE SERVIÇOS II, promotora do presente estagio. Para este desenvolvimento tomou-se como referência o cliente tipo e o princípio funcional do veiculo, identificado pela empresa no âmbito de projeto GHISALLO desenvolvido previamente. Assim, no presente estágio foram desenvolvidas um conjunto de etapas de suporte entre as quais se destacam as tarefas de benchmarking ; o estabelecimento e atualizaçãao dos requisitos do cliente tipo; o estabelecimento das especificações técnicas associadas aos sistemas mecânicos quadro e direcção e respetivas métricas e metas; o desenvolvimento e analise critica da matriz QFD e o estabelecimento das prioridades competitivas. Do tratamento e analise aos parametros relativos às tarefas de suporte, procedeu-se à etapa de geração e selecção de conceitos aplicados ao quadro e direcção do veículo, por forma a estes garantirem o alcance das metas definidas para as especificações tecnicas que melhor respondem à priorização dos requisitos do cliente tipo. Após a selecção dos conceitos procedeu-se a modelação CAD dos principais elementos estruturais do veiculo onde se incluem o quadro e a direçao e a integração de todos os restantes componentes que interagem funcionalmente com estes. Complementarmente, procedeu-se a avaliação do comportamento estrutural do quadro e direçao do veiculo, por forma a verificar a sua integridade estrutural aquando da aplicação das normas de segurança para este tipo de plataforma. Apos a concretização de todas estas etapas, chegou-se a uma proposta de anteprojeto de veiculo que garante uma solução de quadro e direçao compatível com diferentes estaturas de utilizadores mantendo um bom nível de ergonomia; que assegura uma boa robustez e integridade estrutural dos principais componentes; uma solução de direcção pendular que garante o bom conforto do utilizador e a boa dirigibilidade do veiculo; um sistema de fecho do quadro com minimização de gestos e ergonómico para o cliente; uma pegada do veiculo fechado compatível com o seu transporte em elevadores ou transportes públicos; um peso competitivo relativamente a melhor concorrência; a integração do transporte de mochilas ou objetos similares e a sua utilização em modo de carrinho de compras; sendo ainda esta solução capaz de responder a um plano de personalização do cliente.
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Assim, no presente estágio foram desenvolvidas um conjunto de etapas de suporte entre as quais se destacam as tarefas de benchmarking ; o estabelecimento e atualizaçãao dos requisitos do cliente tipo; o estabelecimento das especificações técnicas associadas aos sistemas mecânicos quadro e direcção e respetivas métricas e metas; o desenvolvimento e analise critica da matriz QFD e o estabelecimento das prioridades competitivas. Do tratamento e analise aos parametros relativos às tarefas de suporte, procedeu-se à etapa de geração e selecção de conceitos aplicados ao quadro e direcção do veículo, por forma a estes garantirem o alcance das metas definidas para as especificações tecnicas que melhor respondem à priorização dos requisitos do cliente tipo. Após a selecção dos conceitos procedeu-se a modelação CAD dos principais elementos estruturais do veiculo onde se incluem o quadro e a direçao e a integração de todos os restantes componentes que interagem funcionalmente com estes. Complementarmente, procedeu-se a avaliação do comportamento estrutural do quadro e direçao do veiculo, por forma a verificar a sua integridade estrutural aquando da aplicação das normas de segurança para este tipo de plataforma. Apos a concretização de todas estas etapas, chegou-se a uma proposta de anteprojeto de veiculo que garante uma solução de quadro e direçao compatível com diferentes estaturas de utilizadores mantendo um bom nível de ergonomia; que assegura uma boa robustez e integridade estrutural dos principais componentes; uma solução de direcção pendular que garante o bom conforto do utilizador e a boa dirigibilidade do veiculo; um sistema de fecho do quadro com minimização de gestos e ergonómico para o cliente; uma pegada do veiculo fechado compatível com o seu transporte em elevadores ou transportes públicos; um peso competitivo relativamente a melhor concorrência; a integração do transporte de mochilas ou objetos similares e a sua utilização em modo de carrinho de compras; sendo ainda esta solução capaz de responder a um plano de personalização do cliente.The present report aimed at the development of a technical propose and preliminary project of the mechanical systems frame and steering of a new urban mobility solution, focused on the concept of a next-generation electric vehicle that ensures a safe, comfortable, fast, healthy, eco-sustainable, smart and multimodal travelling, which is promoted by SONAE SERVIC OS II, the promoter of current internship. For this development was established as reference the typical customer and the main feature of the vehicle, settled by the sponsor in the previous project GHISALLO. Therefore, in the present project were developed a number of important steps such as benchmarking; establishment and update of the client requirements; establishment of the technical speci cations related with the mechanical systems frame and steering and speci c metrics and targets; development and critical analysis of QFD matrix and establishment of competing priorities. After the handling and analysis of the variables related with the support steps, followed the concept creation and selection applied to the frame and steering of the vehicle, to assure the target values attributed to the technical speci cations which secure a better response to the client needs. Afterwards, proceeded the CAD modelling of the vehicle main structural elements, which included frame and steering and the integration of other components that functionally interact with them. In addition, was made an evaluation of the structural behaviour of the vehicle frame and steering, in order to verify its structural integrity when applied the safety requirements for bicycles. The accomplishment of all of this steps lead to a project propose that assures a frame and steering solution compatible with di erent types of user while keeping a good level of ergonomics; that secures the toughness and structural integrity of the main components; a good solution to the steering system which provides comfort to the user and an easy driving of the vehicle; an e cient closing system done in a few steps and assuring ergonomics; a closed vehicle footstep compatible with its transportation in lifts and public transportation; a competing weight facing the best competition; an integration of backpack or other similar objects and the possibility of use in trolley mode; and in addition, the capability of responding to a plan of personalization chosen by the customer.2020-01-04T00:00:00Z2018-12-17T00:00:00Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26916TID:202237788porBrandão, Sara Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:10Zoai:ria.ua.pt:10773/26916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:49.488435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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