Relatório de Estágio no Gabinete de Relações Públicas da UBI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Cátia Lúcia Ventura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10095
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é perceber a importância das feiras como instrumento de comunicação institucional no ensino superior, abordando o caso específico da instituição de ensino superior, a Universidade da Beira Interior (UBI), nomeadamente como se processam os eventos das feiras, pois esta é uma das técnicas de comunicação externa (CE) que os institutos de ensino superior apostam de forma a captar mais alunos. A CE é toda a comunicação que se desenvolve para fora da organização com o objetivo de criar uma relação com o público. Estas feiras são uma forma de divulgar a oferta formativa das universidades junto dos seus públicos com o objetivo de orientar os jovens que se aproximam da sua fase universitária e têm as suas dúvidas e ao mesmo tempo conquistar potenciais clientes. As feiras são uma estratégia fundamental das relações públicas no âmbito da divulgação e promoção dos serviços no sector do ensino superior. Um profissional de relações públicas é a forma da organização construir relacionamentos com os seus públicos de forma a garantir que tanto o cliente como a organização fiquem satisfeitos. Relativamente ao presente relatório, a aluna estagiou no Gabinete de Relações Públicas (GRP) da UBI desenvolvendo diversas atividades ligadas à comunicação, divulgação e promoção externa e imagem da universidade, colaborando em eventos, visitas e feiras de orientação escolar pelo país. Sendo esta última atividade o tema central deste relatório, as feiras de orientação escolar são uma estratégia de marketing de serviços, ou seja, têm o objetivo de vender os cursos das universidades para os seus clientes que são os alunos de ensino secundário. A aluna adquiriu mais conhecimento e várias competências, como abordar o público, desenvolver a sua rede de contactos dentro e fora da UBI e ainda trabalhar em equipa em prol do mesmo objetivo. Este estágio deu também para perceber o que realmente a estagiária quer fazer no seu futuro, assim como compreender o ambiente profissional e alguns dos imprevistos que surgem e como se podem resolver. Relativamente às feiras de orientação escolar conclui-se que são uma forma de divulgar a oferta formativa da universidade junto dos seus públicos com o objetivo de orientar os jovens que se aproximam da sua fase universitária e têm as suas dúvidas e ao mesmo tempo conquistar potenciais clientes.
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Estas feiras são uma forma de divulgar a oferta formativa das universidades junto dos seus públicos com o objetivo de orientar os jovens que se aproximam da sua fase universitária e têm as suas dúvidas e ao mesmo tempo conquistar potenciais clientes. As feiras são uma estratégia fundamental das relações públicas no âmbito da divulgação e promoção dos serviços no sector do ensino superior. Um profissional de relações públicas é a forma da organização construir relacionamentos com os seus públicos de forma a garantir que tanto o cliente como a organização fiquem satisfeitos. Relativamente ao presente relatório, a aluna estagiou no Gabinete de Relações Públicas (GRP) da UBI desenvolvendo diversas atividades ligadas à comunicação, divulgação e promoção externa e imagem da universidade, colaborando em eventos, visitas e feiras de orientação escolar pelo país. Sendo esta última atividade o tema central deste relatório, as feiras de orientação escolar são uma estratégia de marketing de serviços, ou seja, têm o objetivo de vender os cursos das universidades para os seus clientes que são os alunos de ensino secundário. A aluna adquiriu mais conhecimento e várias competências, como abordar o público, desenvolver a sua rede de contactos dentro e fora da UBI e ainda trabalhar em equipa em prol do mesmo objetivo. Este estágio deu também para perceber o que realmente a estagiária quer fazer no seu futuro, assim como compreender o ambiente profissional e alguns dos imprevistos que surgem e como se podem resolver. Relativamente às feiras de orientação escolar conclui-se que são uma forma de divulgar a oferta formativa da universidade junto dos seus públicos com o objetivo de orientar os jovens que se aproximam da sua fase universitária e têm as suas dúvidas e ao mesmo tempo conquistar potenciais clientes.The main objective of this work is to understand the importance of fairs as an instrument of institutional communication in higher education, addressing the specific case of the higher education institution, the University of Beira Interior (UBI), namely how fairs events are handled, as this is one of the external communication (EC) techniques that institutes of higher education bet in order to attract more students. External communication is all communication that develops outside the organization in order to create a relationship with the public. These fairs are a way of disseminating the education offered by universities to their audiences with the aim of guiding young people who are approaching their university phase and have their doubts and at the same time conquer potential clients. The fairs are a fundamental strategy of public relations in the scope of the dissemination and promotion of services in the higher education sector. A public relations professional is the organization's way of building relationships with its stakeholders to ensure that both the client and the organization are satisfied. Regarding this report, the student worked in the Public Relations Office (GRP) of UBI, developing various activities related to communication, outreach and external promotion and image of the university, collaborating in events, visits and school orientation fairs throughout the country. As this last activity is the central theme of this report, school orientation fairs are a service marketing strategy, that is, they aim to sell university courses to their customers who are secondary school students. The student has increased her knowledge and acquired many skills such as approaching the public, developing her network of contacts inside and outside the UBI and still working as a team towards the same goal. This internship also gave a sense of what the intern really wants to do in their future, as well as understanding the professional environment and some of the unforeseen issues that arise and how they can be solved. Regarding the school orientation fairs, it is concluded that they are a way of disseminating the university's educational offer to its publics. The objective consists of orienting young people who are approaching their university phase and have their doubts and at the same time conquer potential clients.Estevão, Cristina Maria SantosuBibliorumBarreto, Cátia Lúcia Ventura2020-03-19T16:32:45Z2019-07-182019-06-242019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10095TID:202364755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:08.550873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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