A influência da arquitectura de Adolf Loos numa intervenção contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Jorge Alexandre Amaral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1903
Resumo: Exame público realizado em 17 Abril 2015.
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spelling A influência da arquitectura de Adolf Loos numa intervenção contemporâneaArquitecturaArquitectura contemporâneaFases da arquitecturaModernismoExame público realizado em 17 Abril 2015.Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.Adolf Loos, arquiteto, designer e teórico, foi precursor de conceitos arquitetónicos inovadores. A sua arquitetura tinha implícita a influência do Movimento Moderno e a sua visão crítica perante a sociedade. Fonte de grande controvérsia, concretizou poucas obras, mas marcou a história da arquitetura do século XX. O objetivo desta investigação, prende-se na abordagem das influências arquitetónicas modernistas e o modo como estas podem estar implícitas na concepção contemporânea de uma habitação unifamiliar. A estrutura geral desta dissertação baseia-se quatro partes fundamentais. A primeira parte corresponde à Introdução, na qual se revela o método adotado e o estado da arte. No Capítulo I, analisa-se a o Movimento Moderno, nomeadamente a escola Bahaus e vida do arquiteto Adolf Loos. Pretende-se conhecer as suas influências, os ideais que defendeu, os conceitos inovadores que introduziu na arquitetura e as suas obras mais importantes, nomeadamente a Villa Muller. Neste capítulo, realiza-se ainda a referência à exposição “Adolf Loos: our comtemporany”, cujo elemento central é o conjunto de conversas que Yehuda Safran teve com alguns arquitetos, oriundos dos quatro continentes do mundo. No Capítulo II, é realizada a descrição do programa do caso de estudo e a contextualização histórica da sua envolvente, a Granja. Na Conclusão desta dissertação, percebemos que Adolf Loos e o Modernismo continuam a influenciar a arquitetura contemporânea, tal como foi testemunhado no caso de estudo e na exposição “Adolf Loos: our comtemporany”. Apesar de toda a controvérsia que Loos gerou no seu tempo, quase um século depois, o Raumplan, a teoria da não ornamentação, a relação antagónica do interior/exterior, e o conceito de “aterraçamento”, perpetuam-se na história da arquitetura.Abstract: Adolf Loos, architect, designer and theoretician, was the precursor of modern architectural concepts. His architecture clearly showed the influence of the Modern Movement and his critical view of society. He caused great controversy, and although he built very few works, he left his mark in XXth century architecture. The object of this investigation is to study the approach to modern architectural influences and the way in which they are implicit in the contemporary concept of single family housing. The general structure of this dissertation is based on four fundamental parts. The first part covers the introduction, in which the adopted method is presented and the research theme. In Chapter 1, the Modern Movement is analysed, namely the Bahaus school and the life of the architect. The aim is to get to know his influences, the ideals he defended, the innovative concepts he introduced to architecture as well as his most important works namely the Villa Muller. In this chapter there is also a reference to the “Adolf Loos: our contemporary” exhibition, whose central element is a series of conversations that Yehuda Zafran had with various architects from the four continents of the world. In Chapter 2, the programme for this case study is presented, as well as the historic context of surrounding area, Granja. In the Conclusion of this dissertation, we come to realise that Adolf Loos and Modernism continue to influence contemporary architecture, as can be verified in the case study and the “Adolf Loos: our contemporary” exhibiton. Despite all the controversy that Loos caused during his life, almost a century later the Raumplaun, the theory of non ornamentation, the antagonist relationship between interior/exterior and the “terracing” concept continue to perpetuate in the history of architecture.2016-02-15T14:52:13Z2016-02-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1903http://hdl.handle.net/11067/1903TID:201083531porPrata, Jorge Alexandre Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:47:11Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:47:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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