Programação como competência transversal com software de design gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanha, Célia Sofia Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10743
Resumo: O presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida.
id RCAP_51414244b56674e4e3723bfa97a26ce4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programação como competência transversal com software de design gráficoDesign GráficoCompetências DigitaisO presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida.This report describes the different stages of supervised teaching practice carried out within the scope of the Master in Informatics Teaching promoted by the University of Trásos-Montes and Alto Douro. The intervention took place at Escola Secundária / 3 Camilo Castelo Branco, focusing on the subject of Informatics Applications B, an optional subject of the 12th year, of two classes of the scientific-humanistic course, and on the discipline of Information and Communication Technologies, of a class of 8th year. The learning scenario “Programming as a Cross-cutting Competence with Graphic Design Software” was developed specifically for this pedagogical intervention. In this context, the intervention described in this report, and based on the scenario, general objectives were described, which include exploring the potential of UBBU in the teaching and learning processes of graphic design, using the Adobe PhotoShop Software, thus developing potential pedagogical, through involvement that enhance a positive effect on learning, leading to an active dynamic, due to the strong playful, competitive and cooperative component, promoting teamwork, and the development of problem solving skills, skills necessary throughout life.2021-10-15T10:03:37Z2020-09-11T00:00:00Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10743TID:202600653porCampanha, Célia Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:57.981198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programação como competência transversal com software de design gráfico
title Programação como competência transversal com software de design gráfico
spellingShingle Programação como competência transversal com software de design gráfico
Campanha, Célia Sofia Santos
Design Gráfico
Competências Digitais
title_short Programação como competência transversal com software de design gráfico
title_full Programação como competência transversal com software de design gráfico
title_fullStr Programação como competência transversal com software de design gráfico
title_full_unstemmed Programação como competência transversal com software de design gráfico
title_sort Programação como competência transversal com software de design gráfico
author Campanha, Célia Sofia Santos
author_facet Campanha, Célia Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanha, Célia Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Design Gráfico
Competências Digitais
topic Design Gráfico
Competências Digitais
description O presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11T00:00:00Z
2020-09-11
2021-10-15T10:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10743
TID:202600653
url http://hdl.handle.net/10348/10743
identifier_str_mv TID:202600653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082901266432