Programação como competência transversal com software de design gráfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10743 |
Resumo: | O presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida. |
id |
RCAP_51414244b56674e4e3723bfa97a26ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programação como competência transversal com software de design gráficoDesign GráficoCompetências DigitaisO presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida.This report describes the different stages of supervised teaching practice carried out within the scope of the Master in Informatics Teaching promoted by the University of Trásos-Montes and Alto Douro. The intervention took place at Escola Secundária / 3 Camilo Castelo Branco, focusing on the subject of Informatics Applications B, an optional subject of the 12th year, of two classes of the scientific-humanistic course, and on the discipline of Information and Communication Technologies, of a class of 8th year. The learning scenario “Programming as a Cross-cutting Competence with Graphic Design Software” was developed specifically for this pedagogical intervention. In this context, the intervention described in this report, and based on the scenario, general objectives were described, which include exploring the potential of UBBU in the teaching and learning processes of graphic design, using the Adobe PhotoShop Software, thus developing potential pedagogical, through involvement that enhance a positive effect on learning, leading to an active dynamic, due to the strong playful, competitive and cooperative component, promoting teamwork, and the development of problem solving skills, skills necessary throughout life.2021-10-15T10:03:37Z2020-09-11T00:00:00Z2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10743TID:202600653porCampanha, Célia Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:38Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:57.981198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
title |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
spellingShingle |
Programação como competência transversal com software de design gráfico Campanha, Célia Sofia Santos Design Gráfico Competências Digitais |
title_short |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
title_full |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
title_fullStr |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
title_full_unstemmed |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
title_sort |
Programação como competência transversal com software de design gráfico |
author |
Campanha, Célia Sofia Santos |
author_facet |
Campanha, Célia Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campanha, Célia Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Gráfico Competências Digitais |
topic |
Design Gráfico Competências Digitais |
description |
O presente relatório descreve as diversas etapas da prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A intervenção decorreu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, tendo incidido na disciplina de Aplicações Informática B, disciplina opcional do 12º ano, de duas turmas do curso cientifico-humanístico, e na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, de uma turma de 8º ano. O cenário de aprendizagem “Programação como Competência Transversal com Software de Design Gráfico” foi desenvolvido propositadamente para esta intervenção pedagógica. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório, e com base no cenário foram descritos objetivos gerais, que incluem a exploração das potencialidades do UBBU nos processos de ensino e aprendizagem do design gráfico, recorrendo à utilização do Software Adobe PhotoShop, desenvolvendo assim, potencialidades pedagógicas, através do envolvimento que potenciem um efeito positivo na aprendizagem, levando a uma dinâmica ativa, devido à forte componente lúdica, competitiva e cooperativa, promovendo o trabalho em equipa, e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, competências necessárias ao longo da vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-11T00:00:00Z 2020-09-11 2021-10-15T10:03:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10743 TID:202600653 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10743 |
identifier_str_mv |
TID:202600653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137082901266432 |