Processos discursivos de (re)construção do conceito de literacia: o papel dos media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria de Lurdes Henriques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13870
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
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spelling Processos discursivos de (re)construção do conceito de literacia: o papel dos mediaLiteraciaAlfabetizaçãoMediaExpressoEnsino-aprendizagemEducaçãoLiteracyEducationLearning-teaching.37.014.22659.3Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)Nos últimos anos tiveram lugar vários estudos nacionais e internacionais, de que é exemplo o Programme for International Student Assessment (PISA) que, por um lado, vieram evidenciar a necessidade progressiva de avaliar e melhorar o desempenho dos alunos dos diversos países participantes e, por outro lado, motivaram a produção de um grande número de textos nos media referentes a este tema, quase estritamente vinculados a um discurso de crise. Com o trabalho de investigação que aqui se apresenta, pretendemos analisar criticamente os discursos contemporâneos produzidos e publicados na esfera pública, de modo a dar um passo na compreensão da natureza das posições expressas sobre o conceito de literacia. Em função dos objectivos traçados, optámos por uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa, combinada com elementos de natureza quantitativa e do Expresso, jornal de referência no panorama português, foram seleccionadas 260 edições cuja análise nos permitiu chegar às seguintes conclusões: a. Nem sempre a educação encontrou na imprensa um espaço privilegiado de divulgação, assistindo-se a uma concentração temporal intermitente, motivada com frequência pela publicação de estudos que tomam a literacia como objecto; b. Através de um leque bastante homogéneo de estratégias discursivas, transmite-se uma imagem “catastrofista”, quase “apocalíptica” da realidade, através de uma interpretação redutora dos resultados dos estudos sobre a literacia dos portugueses; c. A leitura que desta é proposta coloca a tónica nos resultados, descurando a natureza dos objectos avaliados, o contexto e mesmo as metodologias utilizadas; d. As causas convocadas como explicativas do estado de coisas são sobretudo políticas e educativas; e. Os efeitos dos resultados apresentados valorizam a esfera da economia. Verifica-se o questionamento constante da educação por referência à economia, nomeadamente face ao investimento nela depositado; f. A escola é vista simultaneamente como causa (quase exclusiva) do problema e locus de transformação do estado de coisas.In the last years, several national and international studies have been taken place (for example the Programme for International Student Assessment carried out by the OCDE) which, on the one hand, have gradually highlighted the progressive need to evaluate and improve the performance of students from the different participating countries and, on the other hand, have motivated the production of a great number of texts in the Media referring this issue, almost exclusively related to a speech of crisis. With this research, we intend to critically analyse the contemporary discourses produced and published in the public sphere, in order to step forward in understanding the nature of the expressed views about the concept of literacy. Consequently, bearing in mind our purposes, we chose a methodology of an essentially qualitative nature, combined with elements of quantitative nature and 260 editions of Expresso, a Portuguese newspaper of reference, were chosen. Their analysis allowed us to reach the following conclusions: a. Education has not always found in the press a privileged space of diffusion; we have watched an intermittent temporal concentration, often motivated by the publication of studies that take literacy as an object; b. Through a rather uniform range of discursive strategies, a “catastrophic”, almost “apocalyptic” image of reality is transmitted, through a simplistic interpretation of the case-studies on the Portuguese’s literacy; c. The proposed reading gives special emphasis on the results, obscuring the nature of the evaluated objects, the context and even the used methodologies; d. The causes stated to explain this state of things are political and educational; e. The effects of the results presented value the economical sphere. There is a constant questioning of the education in association to the economy is verified, namely to its investment; f. School is seen, simultaneously, as cause (almost exclusively) of the problem and locus of transformation of this state of things.Castro, Rui Vieira deUniversidade do MinhoMartins, Maria de Lurdes Henriques20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13870por201513935info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:59.924406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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