Projeto colaborativo: estratégia de melhoria dos níveis de bem-estar e implicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cláudia Sofia da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10613
Resumo: O presente trabalho procura refletir sobre se a organização do espaço pré-escolar com recurso à atividade colaborativa contribui para o aumento dos níveis de bem-estar e implicação. As principais linhas orientadoras que surgem no quadro conceptual assentam na teoria histórico-cultural, a qual enfatiza a organização do espaço como um dos fatores essenciais no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por outro lado, assumimos a atividade colaborativa como uma das estratégias cruciais no desenvolvimento do referido processo, na medida em que fomenta a partilha e interação entre os indivíduos. No decorrer da investigação foi possível registar os indicadores de trabalho colaborativo, bem como os níveis de bem-estar e implicação das crianças no processo de transformação do espaço. O projeto teve como ponto de partida as ideias e opiniões das crianças e como chave principal a participação ativa e envolvimento das mesmas no processo de transformação e organização do espaço. Esta transformação teve como principal intenção construir um espaço não para a criança, mas com a criança, ou seja, um espaço que refletisse a sua forma de estar, ser e sentir, reconhecendo a criança como um sujeito competente. Assim, um sujeito detentor de competências que lhe permitem ser co-gestora do seu tempo e espaço, capaz de auto-criticar e refletir sobre o seu próprio pensar e o dos outros e valorizá-la enquanto sujeito-autor do seu brincar. Durante este processo o adulto surge como impulsionador de desafios e mediador das interações. Deste modo, verificamos que quando o adulto proporciona que a criança revele a sua capacidade de pensar e de agir sobre o que a rodeia, envolvendo-a ativamente, neste caso na organização do espaço, esta manifesta alegria e prazer nas diversas interações que estabelece com o outro e os objetos. Concluiu-se que propor atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança na organização do espaço, bem como quando esta realizada de forma colaborativa favorece o desenvolvimento efetivo da criança e a melhoria dos níveis de bem-estar e implicação.
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No decorrer da investigação foi possível registar os indicadores de trabalho colaborativo, bem como os níveis de bem-estar e implicação das crianças no processo de transformação do espaço. O projeto teve como ponto de partida as ideias e opiniões das crianças e como chave principal a participação ativa e envolvimento das mesmas no processo de transformação e organização do espaço. Esta transformação teve como principal intenção construir um espaço não para a criança, mas com a criança, ou seja, um espaço que refletisse a sua forma de estar, ser e sentir, reconhecendo a criança como um sujeito competente. Assim, um sujeito detentor de competências que lhe permitem ser co-gestora do seu tempo e espaço, capaz de auto-criticar e refletir sobre o seu próprio pensar e o dos outros e valorizá-la enquanto sujeito-autor do seu brincar. Durante este processo o adulto surge como impulsionador de desafios e mediador das interações. Deste modo, verificamos que quando o adulto proporciona que a criança revele a sua capacidade de pensar e de agir sobre o que a rodeia, envolvendo-a ativamente, neste caso na organização do espaço, esta manifesta alegria e prazer nas diversas interações que estabelece com o outro e os objetos. Concluiu-se que propor atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança na organização do espaço, bem como quando esta realizada de forma colaborativa favorece o desenvolvimento efetivo da criança e a melhoria dos níveis de bem-estar e implicação.This work seeks to reflect on how the pre-school space organization using the collaborative activity contributes to increase the levels of well-being and involvement. The main guidelines that appear in the conceptual board are based on the cultural-historical theory, which emphasizes the space organization as an essential factor in the learning process and development of the children. On the other hand, we assume the collaborative activity as one of the crucial strategies in the development of this process, as it promotes the sharing and interaction between individuals. During the investigation it was possible to record indicators of collaborative work, as well as the levels of well-being and involvement of the children in the process of the space transformation. The project had as its starting point the opinions and ideas of the children and as a primary key the active participation and involvement of them in the process of the space transformation and organization. The space transformation had as main intention to build a space not for the child but with the child, in other words, a space that reflected their way of being, being and feeling, recognizing the child as a competent subject. Thus, an individual holder of skills that allow him to be co-manager of his time and space, able to self-criticize and reflect on their own and others' thinking and value it as a subject-author of his play. During this process the adult emerges as challenges boost and interactions mediator. Thus, we find that when the adult provides that the child disclose her ability to think and act on what surrounds her, to actively involving her, in this case on the space organization, she manifests joy and pleasure in the different interactions established with others and the objects. It was concluded that propose activities that promote the active and creative involvement of the child on the space organization as well as when it is made collaboratively promotes the effective development of the child and the improving of the well-being and involvement levels.Universidade de Aveiro2013-06-24T09:00:18Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10613porAbreu, Cláudia Sofia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:36Zoai:ria.ua.pt:10773/10613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.585100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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