Enquandro jurídico e regulação de fundações privadas nos direitos português e brasileiro à luz de experiências no sector cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Marina Baraças
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39810
Resumo: O presente trabalho discorre sobre as fundações privadas no âmbito de sua relação com a Administração Pública nos sistemas jurídicos de Portugal e do Brasil. Em razão de o tema do direito das fundações ser por demasiado extenso, e ainda mais complexo por considerar mais de um sistema jurídico, este trabalho não tem por finalidade tratar da matéria de forma exaustiva, de modo que apenas alguns aspectos serão analisados dentro de cada direito e comparados com os do outro país. Primeiramente, cumpre-se identificar as fundações privadas como parte de um universo de organizações que se encontram fora do aparato estatal, não possuem fins lucrativos e visam a finalidades de interesse social. Depois vale verificar como as fundações privadas diferem das outras pessoas jurídicas/coletivas e como o formato jurídico fundacional se manifesta em Portugal e no Brasil, em termos de classificações e elementos essenciais. A seguir, serão analisados os diplomas legais disponíveis nesses países e aplicáveis à matéria, e far-se-á uma reflexão sobre como esta temática vem sendo discutida em Portugal e no Brasil. Será averiguado como os Poderes Públicos interferem na vida da fundação privada, especificamente quando de sua constituição, em relação a sua regulação e fiscalização, e quanto à outorga de títulos jurídicos que somam um regime jurídico especial ao regime jurídico geral da já constituída fundação privada. Tendo em vista essas questões teóricas, serão entrevistadas duas fundações privadas, uma de Portugal e a outra do Brasil, que possuem objeto semelhante: a gestão de equipamentos culturais ligados à música. Com os apontamentos dos diretores dessas fundações será possível perceber como políticas públicas culturais podem ser colocadas em prática de forma eficaz por meio da gestão privada dessas fundações, em cooperação com a Administração Pública. Algumas diferenças serão evidenciadas tanto no panorama legal dos dois países, como na sua interpretação pela doutrina. Não obstante, serão apontadas características intrínsecas a dois modelos jurídicos de modo a verificar como as diferenças de conceituação e organização acabam por não ser tão relevantes sob uma ótica mais ampla, material e funcional.
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Primeiramente, cumpre-se identificar as fundações privadas como parte de um universo de organizações que se encontram fora do aparato estatal, não possuem fins lucrativos e visam a finalidades de interesse social. Depois vale verificar como as fundações privadas diferem das outras pessoas jurídicas/coletivas e como o formato jurídico fundacional se manifesta em Portugal e no Brasil, em termos de classificações e elementos essenciais. A seguir, serão analisados os diplomas legais disponíveis nesses países e aplicáveis à matéria, e far-se-á uma reflexão sobre como esta temática vem sendo discutida em Portugal e no Brasil. Será averiguado como os Poderes Públicos interferem na vida da fundação privada, especificamente quando de sua constituição, em relação a sua regulação e fiscalização, e quanto à outorga de títulos jurídicos que somam um regime jurídico especial ao regime jurídico geral da já constituída fundação privada. Tendo em vista essas questões teóricas, serão entrevistadas duas fundações privadas, uma de Portugal e a outra do Brasil, que possuem objeto semelhante: a gestão de equipamentos culturais ligados à música. Com os apontamentos dos diretores dessas fundações será possível perceber como políticas públicas culturais podem ser colocadas em prática de forma eficaz por meio da gestão privada dessas fundações, em cooperação com a Administração Pública. Algumas diferenças serão evidenciadas tanto no panorama legal dos dois países, como na sua interpretação pela doutrina. Não obstante, serão apontadas características intrínsecas a dois modelos jurídicos de modo a verificar como as diferenças de conceituação e organização acabam por não ser tão relevantes sob uma ótica mais ampla, material e funcional.The purpose of this study is to evaluate the relationship between private foundations and Public Administration in the legal systems of Portugal and Brazil. Since the subject of foundation law is too extensive, and even more complex because it considers more than one legal system, this study does not intend to investigate exhaustively this subject, thus only a few aspects will be analyzed within each legal system and then compared with aspects in the other country. First, we will identify private foundations as being part of a universe of organizations that are outside the state apparatus, that are non-profit, and that have social interest purposes. Subsequently, it is worth examining how private foundations differ from other institutions and how foundations manifest themselves in Portugal and Brazil, in terms of classifications and essential elements. Furthermore, we will analyze the laws available in each of these countries and that are applicable to this subject, and investigate how this theme is being debated in Portugal and Brazil. Also, we will be investigating how Public Administration interferes in the life of the private foundations, specifically in their formation, regulation and inspection, and in the concession of legal titles that add special legal regime to the general legal regime, to the already constituted private foundation. Therefore, considering these theoretical issues, two private foundations that have similar objectives, that being of management of cultural equipment linked to music, will be interviewed, one from Portugal and the other from Brazil. With the testimonials of the directors of these foundations, it will be possible to understand how cultural public policies can be put into practice effectively through the management of private foundations in cooperation with Public Administration. Some differences will be evidenced in the legal landscapes of the two countries and in their interpretation by the doctrine. Despite of that, intrinsic characteristics of two legal models will be pointed out in order to verify how conceptual and organizational differences are not so relevant from a broader, material and functional perspective.Farinho, Domingos SoaresBarbosa, Susana MesquitaRepositório da Universidade de LisboaFigueiredo, Marina Baraças2021-07-09T00:30:19Z2018-07-092018-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:53:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:53:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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