O Papel da Improvisação no ensino de música de câmara antiga e a sua aplicação no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Jorge André Mouta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6163
Resumo: O presente relatório foca a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, assim como o trabalho de investigação levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Estes dois âmbitos, apesar de estritamente interrelacionados, são apresentados em duas partes sequenciais. A primeira parte é dedicada à Prática de Ensino Supervisionada, na qual se caracteriza o meio e contexto da escola, a própria escola e as classes em que desenvolvemos ensino de Instrumento – cravo e de Música de Conjunto, bem como se explanam as aulas e se apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido e denominado: O Papel da Improvisação no Ensino de Música de Câmara Antiga e a sua Aplicação no Ensino Básico. A improvisação sempre esteve muito presente na música ocidental até meados do século XIX; a sua cisão com a interpretação desde esta época parece querer perdurar, ainda que esta vertente seja, comprovadamente, um elemento essencial da música, enquanto criação, juntamente com a performance e a audição. Pretendeu-se, assim, estudar a aplicação dum método de improvisação com alunos de música do ensino básico no âmbito de música de câmara, tendo como principais finalidades o enriquecimento musical e a complementaridade à interpretação.
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