Finge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5632 |
Resumo: | Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas - interpretação. |
id |
RCAP_51763ecc998b4f2ea57c102b4d310f7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FingeTeatroInterpretaçãoActorVidaTheatreActingActorLifeRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas - interpretação.O presente Relatório é elaborado no âmbito da unidade curricular, Estágio Profissional com Relatório Final, do 2º ano do Mestrado em Teatro, especialização em Artes Performativas - Interpretação da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Propus realizar um estágio no Teatro da Garagem, entre 11 de Janeiro de 2013 e 12 de Abril de 2013, orientado e coorientado pelos docentes Carlos J. Pessoa e David Antunes, respetivamente. O Relatório tem como grande finalidade retratar de forma reflexiva o meu processo de estágio. Este estágio profissional pretende ser a última fase da formação para obtenção do grau de Mestre e é por isso também o ponto de partida para mais uma longa viagem para o mundo das artes e do espetáculo a nível profissional. A organização do presente documento obedece à forma e à estrutura clássicas de um Relatório de Estágio dirigido à comunidade científica. As primeiras secções destinam-se a fornecer informação sobre o enquadramento espaço-institucional do trabalho de estágio, dando-se um especial enfoque à descrição da estrutura e dos processos estéticos que enformam a identidade da Companhia. A dramaturgia, o processo de criação do espetáculo e o trabalho de interpretação das personagens atribuídas são consideradas de forma desenvolvida os capítulos centrais do Relatório. Mais do que descritivo, o Relatório é um documento reflexivo sobre o meu processo de trabalho enquanto atriz na peça Finge do Teatro da Garagem, escrita e encenada por Carlos J. Pessoa e onde são trabalhadas as questões da intermedialidade, da interpretação e da relação ator/espetador. Com Uma Escolha é proposto um exercício de (auto) reflexão em torno da dualidade teatro/consciência social; realidade/ficção e o Eu sujeito/o Outro ator.ABSTRACT - This Report was produced during the two years’ professional probation with a Final Report, of the Master in Theatre specializing in Performing Arts-Acting of Escola Superior de Teatro e Cinema. I proposed to be on propation at Teatro da Garagem, since the11th January 2013 to the 12th April 2013, orientated and co orientated by professors Carlos J. Pessoa and David Antunes, respectively. This Report is intended to be a reflectively document of my probation process. This professional probation pretends to be the last phase of training for the degree of Master and is therefore also the starting point for another long journey to the world of arts and entertainment at a professional level. The organization of this document is in conformity with the format and the structure of a classical probation which Report is addressed to the scientific community. The first sections are intended to provide information about the spatial and institutional framing of the probation work, giving a special focus to the description of the structure and aesthetic processes that characterize the Company’s identity. The drama, the show’s creating process and the attributed character’s acting work are deeply explained in the central chapters of the Report. More than descriptive, this Report is a document reflecting on the process of my work as an actress in the play Finge at Teatro da Garagem written and staged by Carlos J. Pessoa and where intermedialidade, acting and the relation actor / spectator issues are worked. With Uma Escolha is proposed an exercise of (self) reflection on the duality theater / social consciousness, reality / fiction and Myself the subject / and the Other actor.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaPessoa, Carlos J.Antunes, DavidRCIPLMoura, Ana Francisca Maurício2016-02-03T17:13:14Z2014-01-132014-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5632TID:201012090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:53.497537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Finge |
title |
Finge |
spellingShingle |
Finge Moura, Ana Francisca Maurício Teatro Interpretação Actor Vida Theatre Acting Actor Life |
title_short |
Finge |
title_full |
Finge |
title_fullStr |
Finge |
title_full_unstemmed |
Finge |
title_sort |
Finge |
author |
Moura, Ana Francisca Maurício |
author_facet |
Moura, Ana Francisca Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessoa, Carlos J. Antunes, David RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Francisca Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Interpretação Actor Vida Theatre Acting Actor Life |
topic |
Teatro Interpretação Actor Vida Theatre Acting Actor Life |
description |
Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas - interpretação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-13 2014-01-13T00:00:00Z 2016-02-03T17:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5632 TID:201012090 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5632 |
identifier_str_mv |
TID:201012090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553025940586496 |