A fotografia do românico em Marques Abreu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Marinho de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/57394
Resumo: O presente trabalho visa o estudo do trabalho fotográfico de José Antunes Marques Abreu, com incisão na temática da arquitectura românica. Para tal, abordaremos, em primeiro lugar, a conjuntura histórica portuguesa vivida desde o inicio do século XIX até à instituição do Estado Novo, para que nos seja dado a compreender qual o impacto das revoluções liberais na formação ideológica e cultural do Romantismo. Paralelamente, iremos procurar compreender o desenvolvimento dos eventos que levaram a uma tomada de consciência para a problemática dos princípios nacionalistas e da revalorização das origens da nação. Assim, o Românico será adoptado como representante dessa ideologia, sendo, desta forma, enaltecido. Isto verificar-se-á no âmbito da fotografia, que utilizará este estilo como temática recorrente. Todo o trabalho de Marques Abreu irá reflectir esta preocupação com a valorização e sensibilização para o estado do património nacional; neste sentido, a representação de edifícios românicos na sua obra fotográfica irá ser uma constante. Para percebermos este fenómeno, termos de fazer uma primeira abordagem sobre a fotografia no contexto internacional, a evolução das técnicas, as temáticas representadas e de que forma é que esta arte foi recebida pela opinião pública. Iremos depois introduzir esta arte no contexto nacional, percebendo de que forma é que esta recolhe influências da conjectura europeia, e quais as suas particularidades na obra de Marques Abreu. Assim, iremos tentar perceber quais as temáticas na obra fotográfica de Marques Abreu, com maior incidência para a fotografia da arquitectura românica e qual o seu papel na sensibilização para a salvaguarda do património nacional.
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