Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Isabel de Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21472
Resumo: Com a elaboração deste trabalho pretende-se compreender, qual a conceção dos docentes relativamente à colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular, no planeamento de estratégias pedagógicas que visem o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para o presente tema, elaborou-se então, um quadro teórico sobre as formas de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, tendo como base, as práticas colaborativas entre professores de ensino regular e de educação especial. Assim, é objetivo deste trabalho, conhecer as conceções e os métodos de trabalho dos professores de ensino regular e de educação especial, que favorecem o desenvolvimento e crescimento profissional. No enquadramento metodológico, este trabalho direciona-se para uma natureza de investigação qualitativa ou interpretativa, situado no estudo de uma amostra intencional que serve como meio facilitador da investigação, conseguindo desta forma, uma recolha de elementos e dados que ajudam e enriquecem a construção de um caminho de partilha de todo o processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_5179d7d6d1ee1ec9d6ba7f0e3e324b85
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógicaTrabalho colaborativoEnsino regularEducação EspecialDiferenciação pedagógica e curricularDesenvolvimento profissionalCollaborative workRegular educationSpecial educationCurricular and pedagogical differentiationProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom a elaboração deste trabalho pretende-se compreender, qual a conceção dos docentes relativamente à colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular, no planeamento de estratégias pedagógicas que visem o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para o presente tema, elaborou-se então, um quadro teórico sobre as formas de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, tendo como base, as práticas colaborativas entre professores de ensino regular e de educação especial. Assim, é objetivo deste trabalho, conhecer as conceções e os métodos de trabalho dos professores de ensino regular e de educação especial, que favorecem o desenvolvimento e crescimento profissional. No enquadramento metodológico, este trabalho direciona-se para uma natureza de investigação qualitativa ou interpretativa, situado no estudo de uma amostra intencional que serve como meio facilitador da investigação, conseguindo desta forma, uma recolha de elementos e dados que ajudam e enriquecem a construção de um caminho de partilha de todo o processo de ensino-aprendizagem.With the elaboration of this work, it is intended to comprehend what is the teachers conceptions in relation to the colaboration between them and special education teachers, planning teaching strategies, which are, aimed to special needs students to achieve academic success. For this theme, it was produced a theoretical framework on how to build the knowledge and professional development based on the collaboration between regular and special education teachers. Thus, the aim of this work is to provide the knowledge of perceptions and working methods of regular and special education teachers that are favourable for their personal development and professional growth. The methodology of this work is based on qualitative and quantitative investigation utilizing a purposive sample, in order to facilitate this research, thus gaining a collection of information and data that help and enrich the construction of a way of sharing all the teaching-learning process.Araújo, Joaquim Machado deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeitão, Ana Isabel de Moura2017-02-02T10:20:36Z2016-10-2120162016-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21472TID:201463091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:47.430452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
title Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
spellingShingle Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
Leitão, Ana Isabel de Moura
Trabalho colaborativo
Ensino regular
Educação Especial
Diferenciação pedagógica e curricular
Desenvolvimento profissional
Collaborative work
Regular education
Special education
Curricular and pedagogical differentiation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
title_full Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
title_fullStr Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
title_full_unstemmed Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
title_sort Ensino regular e educação especial : colaboração docente e articulação pedagógica
author Leitão, Ana Isabel de Moura
author_facet Leitão, Ana Isabel de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Joaquim Machado de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Isabel de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Ensino regular
Educação Especial
Diferenciação pedagógica e curricular
Desenvolvimento profissional
Collaborative work
Regular education
Special education
Curricular and pedagogical differentiation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trabalho colaborativo
Ensino regular
Educação Especial
Diferenciação pedagógica e curricular
Desenvolvimento profissional
Collaborative work
Regular education
Special education
Curricular and pedagogical differentiation
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com a elaboração deste trabalho pretende-se compreender, qual a conceção dos docentes relativamente à colaboração entre professores de educação especial e professores de ensino regular, no planeamento de estratégias pedagógicas que visem o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Para o presente tema, elaborou-se então, um quadro teórico sobre as formas de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, tendo como base, as práticas colaborativas entre professores de ensino regular e de educação especial. Assim, é objetivo deste trabalho, conhecer as conceções e os métodos de trabalho dos professores de ensino regular e de educação especial, que favorecem o desenvolvimento e crescimento profissional. No enquadramento metodológico, este trabalho direciona-se para uma natureza de investigação qualitativa ou interpretativa, situado no estudo de uma amostra intencional que serve como meio facilitador da investigação, conseguindo desta forma, uma recolha de elementos e dados que ajudam e enriquecem a construção de um caminho de partilha de todo o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-21
2016
2016-10-21T00:00:00Z
2017-02-02T10:20:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21472
TID:201463091
url http://hdl.handle.net/10400.14/21472
identifier_str_mv TID:201463091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131866223083520