Identidade portuguesa no mobiliário,do gótico ao design contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5034 |
Resumo: | O presente relatório, tem por finalidade descrever os aspectos relativos a uma experiência de estágio académico onde se colocou o enfoque fundamental numa reflexão acerca de uma condição portuguesa no design, indústria, artesanato e mercado. Foi efectuado na Menina Design Group, no Porto, em que os inovadores e esclarecidos processos de investigação, análise, argumentação e criação se revelaram especialmente eficientes na configuração de produtos “globais”, contemporâneos, com evidente sucesso nos mais diversos mercados, sublinhando e enfatizando os recursos técnicos e tecnológicos existentes. Partindo da identidade portuguesa no mobiliário, dos processos de globalização e do mercado internacional, desenvolveram-se duas abordagens projectuais que pretendem interpretar o discurso de cada marca, seus valores e conteúdo narrativo e formal, destinados a “target’s” bem definidos, em mercado global, sem que com isso se deixasse de introduzir força identitária, a qualidade original e preponderantemente retórica aos artefactos de tradição portuguesa. O objectivo seria contribuir para a produção e disseminação de conhecimento sobre as relações existentes entre artesanato e design no mobiliário, para servir de suporte ao desenvolvimento projectual na MDG e testar os variados recursos disponíveis para descrever e analisar a implementação de soluções experimentalistas nas variadas áreas de intervenção da instituição. |
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Identidade portuguesa no mobiliário,do gótico ao design contemporâneoIdentidadeMobiliárioArtesanatoIndústriaMercadoO presente relatório, tem por finalidade descrever os aspectos relativos a uma experiência de estágio académico onde se colocou o enfoque fundamental numa reflexão acerca de uma condição portuguesa no design, indústria, artesanato e mercado. Foi efectuado na Menina Design Group, no Porto, em que os inovadores e esclarecidos processos de investigação, análise, argumentação e criação se revelaram especialmente eficientes na configuração de produtos “globais”, contemporâneos, com evidente sucesso nos mais diversos mercados, sublinhando e enfatizando os recursos técnicos e tecnológicos existentes. Partindo da identidade portuguesa no mobiliário, dos processos de globalização e do mercado internacional, desenvolveram-se duas abordagens projectuais que pretendem interpretar o discurso de cada marca, seus valores e conteúdo narrativo e formal, destinados a “target’s” bem definidos, em mercado global, sem que com isso se deixasse de introduzir força identitária, a qualidade original e preponderantemente retórica aos artefactos de tradição portuguesa. O objectivo seria contribuir para a produção e disseminação de conhecimento sobre as relações existentes entre artesanato e design no mobiliário, para servir de suporte ao desenvolvimento projectual na MDG e testar os variados recursos disponíveis para descrever e analisar a implementação de soluções experimentalistas nas variadas áreas de intervenção da instituição.Repositório ComumBaptista, Daniela2013-12-06T11:27:59Z2013-12-062013-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5034201002299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:47.843915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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