Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tânia Daniela Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2708
Resumo: O mundo está em constante mudança e as organizações necessitam de Recursos Humanos capazes de se adaptar à mudança. As organizações precisam de se manter competitivas e investir em Capital Humano apto a criar uma vantagem diferenciadora sustentável. Este estudo tem como objetivo investigar e alicerçar a relação no contexto de trabalho dos Contabilistas Certificados entre a inteligência emocional e algumas variáveis, de entre as quais a avaliação de desempenho individual (desempenho auto percecionado), a experiência de trabalho e a relação de trabalho estabelecida (por conta de outrem ou conta própria). A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica quantitativa. Para o efeito foi realizado um inquérito por questionário, recorrendo ao modelo de traço, mais concretamente à escala de autorrelato de Schutte et al. (1998). O questionário ocorreu entre 01 de agosto e 16 de setembro de 2022, através do Google Forms, remetido para a página oficial da “Ordem dos Contabilistas Certificados” de forma a difundir o questionário ao maior número de pessoas. A amostra obtida foi de 142 Contabilistas Certificados com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos. Os dados obtidos foram tratados por SPSS, com a codificação das variáveis e a criação de uma variável, Inteligência Emocional Total, para análise das hipóteses. Em seguida testou-se os atributos psicométricos iniciando com fiabilidade e a validade onde foi usada a análise fatorial de componentes principais com rotação varimax, para prosseguir com a investigação, examinando também a sensibilidade. Os resultados obtidos evidenciam um aumento da inteligência emocional proporcional aos anos de experiência na profissão (antiguidade), assim como uma relação positiva entre a inteligência emocional (total e de fatores) e o desempenho auto percecionado no trabalho. Não parecem existir discrepâncias entre a inteligência emocional do trabalhador por conta própria (empreendedor) ou por conta de outrem.
id RCAP_51a3c4e3bc13b90d6007f3b754fc1c9a
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo ExploratórioInteligência EmocionalDesempenhoContabilistas CertificadosO mundo está em constante mudança e as organizações necessitam de Recursos Humanos capazes de se adaptar à mudança. As organizações precisam de se manter competitivas e investir em Capital Humano apto a criar uma vantagem diferenciadora sustentável. Este estudo tem como objetivo investigar e alicerçar a relação no contexto de trabalho dos Contabilistas Certificados entre a inteligência emocional e algumas variáveis, de entre as quais a avaliação de desempenho individual (desempenho auto percecionado), a experiência de trabalho e a relação de trabalho estabelecida (por conta de outrem ou conta própria). A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica quantitativa. Para o efeito foi realizado um inquérito por questionário, recorrendo ao modelo de traço, mais concretamente à escala de autorrelato de Schutte et al. (1998). O questionário ocorreu entre 01 de agosto e 16 de setembro de 2022, através do Google Forms, remetido para a página oficial da “Ordem dos Contabilistas Certificados” de forma a difundir o questionário ao maior número de pessoas. A amostra obtida foi de 142 Contabilistas Certificados com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos. Os dados obtidos foram tratados por SPSS, com a codificação das variáveis e a criação de uma variável, Inteligência Emocional Total, para análise das hipóteses. Em seguida testou-se os atributos psicométricos iniciando com fiabilidade e a validade onde foi usada a análise fatorial de componentes principais com rotação varimax, para prosseguir com a investigação, examinando também a sensibilidade. Os resultados obtidos evidenciam um aumento da inteligência emocional proporcional aos anos de experiência na profissão (antiguidade), assim como uma relação positiva entre a inteligência emocional (total e de fatores) e o desempenho auto percecionado no trabalho. Não parecem existir discrepâncias entre a inteligência emocional do trabalhador por conta própria (empreendedor) ou por conta de outrem.2023-07-20T09:18:48Z2023-07-202023-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2708http://hdl.handle.net/11110/2708TID:203331168porOliveira, Tânia Daniela Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T04:43:41Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:48.440156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
title Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
spellingShingle Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
Oliveira, Tânia Daniela Gonçalves
Inteligência Emocional
Desempenho
Contabilistas Certificados
title_short Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
title_full Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
title_fullStr Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
title_full_unstemmed Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
title_sort Inteligência Emocional no Trabalho dos Contabilistas Certificados. Um estudo Exploratório
author Oliveira, Tânia Daniela Gonçalves
author_facet Oliveira, Tânia Daniela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tânia Daniela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional
Desempenho
Contabilistas Certificados
topic Inteligência Emocional
Desempenho
Contabilistas Certificados
description O mundo está em constante mudança e as organizações necessitam de Recursos Humanos capazes de se adaptar à mudança. As organizações precisam de se manter competitivas e investir em Capital Humano apto a criar uma vantagem diferenciadora sustentável. Este estudo tem como objetivo investigar e alicerçar a relação no contexto de trabalho dos Contabilistas Certificados entre a inteligência emocional e algumas variáveis, de entre as quais a avaliação de desempenho individual (desempenho auto percecionado), a experiência de trabalho e a relação de trabalho estabelecida (por conta de outrem ou conta própria). A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica quantitativa. Para o efeito foi realizado um inquérito por questionário, recorrendo ao modelo de traço, mais concretamente à escala de autorrelato de Schutte et al. (1998). O questionário ocorreu entre 01 de agosto e 16 de setembro de 2022, através do Google Forms, remetido para a página oficial da “Ordem dos Contabilistas Certificados” de forma a difundir o questionário ao maior número de pessoas. A amostra obtida foi de 142 Contabilistas Certificados com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos. Os dados obtidos foram tratados por SPSS, com a codificação das variáveis e a criação de uma variável, Inteligência Emocional Total, para análise das hipóteses. Em seguida testou-se os atributos psicométricos iniciando com fiabilidade e a validade onde foi usada a análise fatorial de componentes principais com rotação varimax, para prosseguir com a investigação, examinando também a sensibilidade. Os resultados obtidos evidenciam um aumento da inteligência emocional proporcional aos anos de experiência na profissão (antiguidade), assim como uma relação positiva entre a inteligência emocional (total e de fatores) e o desempenho auto percecionado no trabalho. Não parecem existir discrepâncias entre a inteligência emocional do trabalhador por conta própria (empreendedor) ou por conta de outrem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20T09:18:48Z
2023-07-20
2023-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2708
http://hdl.handle.net/11110/2708
TID:203331168
url http://hdl.handle.net/11110/2708
identifier_str_mv TID:203331168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133346107752448