Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016 |
Resumo: | Resumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. |
id |
RCAP_51a76c63c1f983d111b1d50da6cad297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832021000100016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping reviewjogos experimentaisdoenças cardiovascularesdoentes cardíacosautocuidadoenfermagemResumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016Pereira,Fernanda Ávila da CostaCorreia,Dayse Mary da SilvaMoraes,Érica Brandão deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:06Zoai:scielo:S0874-02832021000100016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:33.161767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
title |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
spellingShingle |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review Pereira,Fernanda Ávila da Costa jogos experimentais doenças cardiovasculares doentes cardíacos autocuidado enfermagem |
title_short |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
title_full |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
title_fullStr |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
title_full_unstemmed |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
title_sort |
Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review |
author |
Pereira,Fernanda Ávila da Costa |
author_facet |
Pereira,Fernanda Ávila da Costa Correia,Dayse Mary da Silva Moraes,Érica Brandão de |
author_role |
author |
author2 |
Correia,Dayse Mary da Silva Moraes,Érica Brandão de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Fernanda Ávila da Costa Correia,Dayse Mary da Silva Moraes,Érica Brandão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos experimentais doenças cardiovasculares doentes cardíacos autocuidado enfermagem |
topic |
jogos experimentais doenças cardiovasculares doentes cardíacos autocuidado enfermagem |
description |
Resumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137315635855360 |