Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Fernanda Ávila da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia,Dayse Mary da Silva, Moraes,Érica Brandão de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016
Resumo: Resumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.
id RCAP_51a76c63c1f983d111b1d50da6cad297
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832021000100016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping reviewjogos experimentaisdoenças cardiovascularesdoentes cardíacosautocuidadoenfermagemResumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016Pereira,Fernanda Ávila da CostaCorreia,Dayse Mary da SilvaMoraes,Érica Brandão deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:06Zoai:scielo:S0874-02832021000100016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:33.161767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
title Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
spellingShingle Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
Pereira,Fernanda Ávila da Costa
jogos experimentais
doenças cardiovasculares
doentes cardíacos
autocuidado
enfermagem
title_short Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
title_full Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
title_fullStr Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
title_full_unstemmed Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
title_sort Aplicação de jogos educativos para avaliação do autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review
author Pereira,Fernanda Ávila da Costa
author_facet Pereira,Fernanda Ávila da Costa
Correia,Dayse Mary da Silva
Moraes,Érica Brandão de
author_role author
author2 Correia,Dayse Mary da Silva
Moraes,Érica Brandão de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Fernanda Ávila da Costa
Correia,Dayse Mary da Silva
Moraes,Érica Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv jogos experimentais
doenças cardiovasculares
doentes cardíacos
autocuidado
enfermagem
topic jogos experimentais
doenças cardiovasculares
doentes cardíacos
autocuidado
enfermagem
description Resumo Contexto: O conhecimento sobre a doença influencia o autocuidado em doentes cardíacos e a aplicação de jogos educativos em saúde constituem uma proposta de coparticipação. Objetivo: Mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos. Método de revisão: Trata-se de protocolo de scoping review segundo o método do Joanna Briggs Institute, onde na definição dos participantes, conceito e contexto (PCC), serão incluídos como participantes: doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares; no conceito: jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado; e no contexto: estudos realizados a nível ambulatório. E para tal, serão consultadas bases indexadas, como: MEDLINE, CINAHL, LILACS, ERIC, Cochrane Library, JBI Connect e literatura cinzenta. A extração e síntese dos dados serão realizadas por revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: A narrativa, tabelas e quadros permearão a apresentação e interpretação dos resultados. Conclusão: A expetativa é um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137315635855360