Modelação da degradação de pontes considerando a incerteza associada às inspecções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambóias, João Pedro Assis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7723
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil Estruturas
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spelling Modelação da degradação de pontes considerando a incerteza associada às inspecçõesPontesProcessos de MarkovActualização BayesianaInspecçõesDegradaçãoCustosDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil EstruturasDurante as últimas décadas, nos países desenvolvidos, tem havido um grande investimento no desenvolvimento de redes viárias, levando à construção de um grande número de pontes e viadutos. No entanto, até à década de 1960 não foi dada grande importância à manutenção adequada destas estruturas, a qual só se tornou evidente após a ocorrência de acidentes graves. Como consequência,foram desenvolvidos sistemas de gestão de pontes, de modo a gerir a sua manutenção. Neste trabalho foram apresentados alguns dos sistemas usados para este fim, bem como as suas características. Estes sistemas são baseados em informação histórica, obtida a partir de inspecções. Este trabalho, tem como principal objectivo, desenvolver um modelo para calcular a degradação do desempenho de uma ponte específica, partindo de informação histórica fornecida por inspecções. Este modelo é desenvolvido num âmbito probabilístico, usando o método de Monte Carlo. São utilizados processos de Markov para modelar a degradação do desempenho de um conjunto de pontes semelhantes, e Actualização Bayesiana, para combinar esta informação com resultados de inspecções. São ainda estudadas intervenções de manutenção, de modo a controlar a degradação do desempenho das estruturas. As intervenções estudadas foram apenas de carácter correctivo, nomeadamente reabilitação. São estudados os seus custos e o efeito no desempenho de um conjunto de pontes pertencente a uma rede viária.Faculdade de Ciências e TecnologiaRUNGambóias, João Pedro Assis2012-08-08T14:31:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:50Zoai:run.unl.pt:10362/7723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:40.899946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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