Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Lúcia Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1499
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_51ae89c28e53112400cf46cdb354d2f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticosResolução de problemasMetacogniçãoCompetênciasInvestigação-açãoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Este relatório resulta da prática supervisionada numa turma do 2º ano do 1º Ciclo integrada na unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. A caracterização do meio, da instituição e da turma, assim como, as planificações e reflexões elaboradas durante o estágio fazem parte deste relatório para ajudar a enquadrar a prática desenvolvida. Posterior a essa prática foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que assumindo a importância da resolução de problemas, da metacognição e do valor da relação entre estes conceitos, teve como objetivo desenvolver as capacidades dos alunos de monitorizar e avaliar o seu pensamento e progresso durante a resolução de problemas. Da turma onde foi desenvolvida a Prática Supervisionada foram escolhidos, de acordo com o seu desempenho, três alunos bons e três alunos menos bons. Eram-lhes apresentados numa primeira abordagem um problema para resolverem, posteriormente escreviam uma carta a descrever como tinham resolvido o problema, era a feita a resolução conjunta em que o professor deveria servir como modelo de resolução de problemas, tanto a nível das etapas de resolução de problemas como a nível dos processos metacognitivos. Seguidamente, era apresentado outro problema, da mesma estratégia do anterior, eram convidados a escrever uma nova carta com a descrição e preenchendo no final um questionário metacognitivo. Ambos os problemas foram avaliados e correlacionados, o que nos permitiu concluir que os alunos bons foram os que melhor se apropriaram dos processos metacognitivos durante a resolução de problemas.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Lúcia Silva2012-11-06T15:17:00Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1499porFERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.672104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
title Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
Fernandes, Lúcia Silva
Resolução de problemas
Metacognição
Competências
Investigação-ação
title_short Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
title_full Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
title_sort Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
author Fernandes, Lúcia Silva
author_facet Fernandes, Lúcia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Lúcia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Metacognição
Competências
Investigação-ação
topic Resolução de problemas
Metacognição
Competências
Investigação-ação
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-06T15:17:00Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1499
url http://hdl.handle.net/10400.11/1499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787815096320