Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1499 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_51ae89c28e53112400cf46cdb354d2f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticosResolução de problemasMetacogniçãoCompetênciasInvestigação-açãoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Este relatório resulta da prática supervisionada numa turma do 2º ano do 1º Ciclo integrada na unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. A caracterização do meio, da instituição e da turma, assim como, as planificações e reflexões elaboradas durante o estágio fazem parte deste relatório para ajudar a enquadrar a prática desenvolvida. Posterior a essa prática foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que assumindo a importância da resolução de problemas, da metacognição e do valor da relação entre estes conceitos, teve como objetivo desenvolver as capacidades dos alunos de monitorizar e avaliar o seu pensamento e progresso durante a resolução de problemas. Da turma onde foi desenvolvida a Prática Supervisionada foram escolhidos, de acordo com o seu desempenho, três alunos bons e três alunos menos bons. Eram-lhes apresentados numa primeira abordagem um problema para resolverem, posteriormente escreviam uma carta a descrever como tinham resolvido o problema, era a feita a resolução conjunta em que o professor deveria servir como modelo de resolução de problemas, tanto a nível das etapas de resolução de problemas como a nível dos processos metacognitivos. Seguidamente, era apresentado outro problema, da mesma estratégia do anterior, eram convidados a escrever uma nova carta com a descrição e preenchendo no final um questionário metacognitivo. Ambos os problemas foram avaliados e correlacionados, o que nos permitiu concluir que os alunos bons foram os que melhor se apropriaram dos processos metacognitivos durante a resolução de problemas.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Lúcia Silva2012-11-06T15:17:00Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1499porFERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:49Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.672104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
title |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos Fernandes, Lúcia Silva Resolução de problemas Metacognição Competências Investigação-ação |
title_short |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos |
author |
Fernandes, Lúcia Silva |
author_facet |
Fernandes, Lúcia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Lúcia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Metacognição Competências Investigação-ação |
topic |
Resolução de problemas Metacognição Competências Investigação-ação |
description |
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06T15:17:00Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1499 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787815096320 |