Contexto sociofamiliar e perturbação do espectro do autismo no município de Rio das Flôres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9864 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado procurou abordar a realidade da família com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), como unidade sociofamiliar em diferentes contextos. A presente investigação, com metodologia qualitativa e exploratória, objetivou entender e analisar as dificuldades das famílias no enfrentamento das demandas no meio social e familiar dos seus filhos com PEA, no município de Rio das Flôres, no interior do Estado do Rio de janeiro (RJ), Brasil. Participaram no estudo três famílias com filhos entre os 11 e os 13 anos de idade. A pesquisa foi realizada nas residências dos participantes, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista com os pais, com posterior análise de conteúdo do discurso em profundidade. Os resultados indicam o quanto é impactante o diagnóstico da PEA na família, iniciando com a insistência em obter respostas, e caracterizado por um longo período de tempo para se chegar, finalmente, ao diagnóstico. As famílias vivenciam falta de apoio, principalmente as mães que investem os seus cuidados na criança. O filho com PEA sofre, na percepção dos pais, preconceito e negação dentro da família e na escola, afetando seu convívio social e, por fim, as famílias encontram formas de resiliência a partir da fé espiritual, do apoio dos familiares mais próximos, de outros pais de filhos com PEA, da empatia dos profissionais que atendem seus filhos, da decisão compartilhada dos cuidadores e das relações afetivas que lhes fazem encontrar sentido no fato de terem um filho com PEA. Desse modo, alternam bons e maus momentos, na busca por superar situações difíceis, fator primordial para construção da resiliência. |
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Contexto sociofamiliar e perturbação do espectro do autismo no município de Rio das FlôresFamíliaContexto sociofamiliarPerturbação do espectro do autismoFamilySocial and family environmentAutism spectrum disorderDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho aqui apresentado procurou abordar a realidade da família com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), como unidade sociofamiliar em diferentes contextos. A presente investigação, com metodologia qualitativa e exploratória, objetivou entender e analisar as dificuldades das famílias no enfrentamento das demandas no meio social e familiar dos seus filhos com PEA, no município de Rio das Flôres, no interior do Estado do Rio de janeiro (RJ), Brasil. Participaram no estudo três famílias com filhos entre os 11 e os 13 anos de idade. A pesquisa foi realizada nas residências dos participantes, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista com os pais, com posterior análise de conteúdo do discurso em profundidade. Os resultados indicam o quanto é impactante o diagnóstico da PEA na família, iniciando com a insistência em obter respostas, e caracterizado por um longo período de tempo para se chegar, finalmente, ao diagnóstico. As famílias vivenciam falta de apoio, principalmente as mães que investem os seus cuidados na criança. O filho com PEA sofre, na percepção dos pais, preconceito e negação dentro da família e na escola, afetando seu convívio social e, por fim, as famílias encontram formas de resiliência a partir da fé espiritual, do apoio dos familiares mais próximos, de outros pais de filhos com PEA, da empatia dos profissionais que atendem seus filhos, da decisão compartilhada dos cuidadores e das relações afetivas que lhes fazem encontrar sentido no fato de terem um filho com PEA. Desse modo, alternam bons e maus momentos, na busca por superar situações difíceis, fator primordial para construção da resiliência.The work presented here sought to approach the reality of the family with children who have Autism Spectrum Disorder ASD, as a social unit in different contexts, specifically, this research counted on families with children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The present investigation, with qualitative and exploratory methodology, aimed to understand and analyze the difficulties of families in facing the demands in the social and family environment of their children with ASD, in the city of Rio das Flôres, in the inner of the State of Rio de Janeiro (RJ ), Brazil. Three families with children between 11 and 13 years old participated in the study. The research was carried out in the participants' homes, through a sociodemographic questionnaire and interview with the parents, with subsequent analysis of the content of the discourse in depth. The results indicate how impactful the diagnosis of PEA is in the family, starting with the insistence on obtaining answers related to the diagnosis, and characterized by a long period of time to reach it, finally. Families experienced a lack of support, especially mothers who invested their care in the child. The child with ASD suffers, in the perception of the parents, prejudice and denial within the family and at school, affecting their social life and, finally, families find ways of resilience based on spiritual faith, the support of the closest family members, other parents of children with ASD, the empathy of the professionals who care for their children, the shared decision of the caregivers and the emotional relationships that make them find meaning in the fact that they have a child with ASD. Therefore, good and bad times are alternated, in the search to overcome difficult situations, a fundamental factor for building resilience.Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGuedes, Marco Antonio Figueiredo2021-05-04T08:44:29Z2021-04-132021-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9864TID:202975673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:24Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:40.295469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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