Contexto sociofamiliar e perturbação do espectro do autismo no município de Rio das Flôres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Marco Antonio Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9864
Resumo: O trabalho aqui apresentado procurou abordar a realidade da família com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), como unidade sociofamiliar em diferentes contextos. A presente investigação, com metodologia qualitativa e exploratória, objetivou entender e analisar as dificuldades das famílias no enfrentamento das demandas no meio social e familiar dos seus filhos com PEA, no município de Rio das Flôres, no interior do Estado do Rio de janeiro (RJ), Brasil. Participaram no estudo três famílias com filhos entre os 11 e os 13 anos de idade. A pesquisa foi realizada nas residências dos participantes, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista com os pais, com posterior análise de conteúdo do discurso em profundidade. Os resultados indicam o quanto é impactante o diagnóstico da PEA na família, iniciando com a insistência em obter respostas, e caracterizado por um longo período de tempo para se chegar, finalmente, ao diagnóstico. As famílias vivenciam falta de apoio, principalmente as mães que investem os seus cuidados na criança. O filho com PEA sofre, na percepção dos pais, preconceito e negação dentro da família e na escola, afetando seu convívio social e, por fim, as famílias encontram formas de resiliência a partir da fé espiritual, do apoio dos familiares mais próximos, de outros pais de filhos com PEA, da empatia dos profissionais que atendem seus filhos, da decisão compartilhada dos cuidadores e das relações afetivas que lhes fazem encontrar sentido no fato de terem um filho com PEA. Desse modo, alternam bons e maus momentos, na busca por superar situações difíceis, fator primordial para construção da resiliência.
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