Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54910 |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão da compreensão leitora em textos breves. A primeira parte, a introdução teórica, percorre as linhas principais da investigação nesta área e sublinha a importância da leitura como uma destreza fundamental para a completa formação do indivíduo, dando ênfase ao conceito de leitura como sinónimo de compreensão e destacando a importância do leitor em todo este processo. São analisados alguns factores que intervêm na compreensão leitora e propostas algumas estratégias e actividades que se podem levar a cabo em contexto de sala de aula. A segunda parte deste estudo centra-se nas intervenções de cariz mais prático levadas a cabo aquando da iniciação à prática pedagógica com alunos do ensino secundádo nas disciplinas de Português e Espanhol. |
id |
RCAP_51c9492ef7f865695529a4a6814b7f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos brevesLeituraLíngua estrangeira - EnsinoLíngua portuguesa - EnsinoLíngua espanhola - EnsinoEste trabalho aborda a questão da compreensão leitora em textos breves. A primeira parte, a introdução teórica, percorre as linhas principais da investigação nesta área e sublinha a importância da leitura como uma destreza fundamental para a completa formação do indivíduo, dando ênfase ao conceito de leitura como sinónimo de compreensão e destacando a importância do leitor em todo este processo. São analisados alguns factores que intervêm na compreensão leitora e propostas algumas estratégias e actividades que se podem levar a cabo em contexto de sala de aula. A segunda parte deste estudo centra-se nas intervenções de cariz mais prático levadas a cabo aquando da iniciação à prática pedagógica com alunos do ensino secundádo nas disciplinas de Português e Espanhol.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54910porFaria, Anabela Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:27:01Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:01:29.500507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
title |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
spellingShingle |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves Faria, Anabela Pereira de Leitura Língua estrangeira - Ensino Língua portuguesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
title_short |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
title_full |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
title_fullStr |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
title_full_unstemmed |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
title_sort |
Produção de materiais didácticos para orientar a compreensão leitora em textos breves |
author |
Faria, Anabela Pereira de |
author_facet |
Faria, Anabela Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Anabela Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Língua estrangeira - Ensino Língua portuguesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
topic |
Leitura Língua estrangeira - Ensino Língua portuguesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
description |
Este trabalho aborda a questão da compreensão leitora em textos breves. A primeira parte, a introdução teórica, percorre as linhas principais da investigação nesta área e sublinha a importância da leitura como uma destreza fundamental para a completa formação do indivíduo, dando ênfase ao conceito de leitura como sinónimo de compreensão e destacando a importância do leitor em todo este processo. São analisados alguns factores que intervêm na compreensão leitora e propostas algumas estratégias e actividades que se podem levar a cabo em contexto de sala de aula. A segunda parte deste estudo centra-se nas intervenções de cariz mais prático levadas a cabo aquando da iniciação à prática pedagógica com alunos do ensino secundádo nas disciplinas de Português e Espanhol. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/54910 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/54910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135938657386497 |