Educação «à bolonhesa»: Processo de Bolonha: o ex-libris das sociedades educativas europeias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/192 |
Resumo: | A educação tem vindo a tornar-se, particularmente nesta primeira década do século XXI, tema central de debate público nas sociedades europeias contemporâneas. Após a aposta na expansão (alargamento e prolongamento) da escolarização das populações, eis a aposta na certificação de competências e na qualificação, numa clara estratégia de educação para a mudança e para o progresso, mas também para a incerteza e para o risco. Os pressupostos mais educação corresponde a mais desenvolvimento e mais investimento na educação corresponde a mais crescimento económico (Magalhães, 1995: 112) – i.e., níveis de escolarização mais altos vão de par com padrões mais elevados de desenvolvimento (Machado, Costa, 1998: 24) – traduzem-se hoje num crescimento exponencial do papel da qualificação. A educação é vista como “o melhor e principal instrumento para ajudar as pessoas a prepararemse para uma vida plena, uma cidadania participativa, uma posição económica digna e suficiente, uma convivência não conflituosa, uma apreciação adequada da cultura e das relações sociais em constante processo de mudança” (Enguita, 2007: 21). |
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