A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Joana Daniela Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6301
Resumo: O presente estudo aborda a temática da produção de textos, de acordo com as suas partes constituintes, caraterísticas e do ponto de vista ortográfico e textual. O estudo foi realizado a partir de produções escritas de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola NucliSol Jean Piaget de Vila Real. O plano de intervenção tem como principal objetivo analisar as estratégias e componentes utilizadas pelos alunos ao longo das suas produções textuais, assim como os erros ortográficos, gramaticais e outros aspetos que constituem as mesmas, de acordo com os descritores de desempenho/conteúdos mencionadas no Programa de Português do Ensino Básico (2009). Os textos analisados foram construídos pelos alunos da turma do 4.º ano da UDI Jean Piaget de Vila Real ao longo do ano letivo correspondente à prática de estágio, possibilitando um maior e mais aprofundado conhecimento das composições escritas e da forma de trabalho dos alunos em questão. Todos os alunos produziram textos narrativos, expositivos, descritivos, instrucionais, conversacionais e poesia, através das componentes de produção textual e de acordo com as convenções ortográficas, gramaticais e de pontuação. Destes foram selecionados os textos mais adequados. A análise dos dados recolhidos revelou que, no geral, os alunos constroem os textos corretamente, com todos os elementos constituintes e de acordo com as normas estipuladas para os mesmos, ordenando as ideias numa sequência lógica. Os resultados relativos à coerência e coesão no texto não são tão positivos, no entanto, estão de acordo com os descritores propostos aos alunos neste ciclo de ensino. No geral, os textos construídos pelos alunos atingem um nível bastante razoável para o que é exigido no Programa de Português Ensino Básico (2009).
id RCAP_51cc61cf76b7bf7cb7053d6b1a1bf2d3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textosEscritaLíngua portuguesaProgramasEnsino básicoProdução textualO presente estudo aborda a temática da produção de textos, de acordo com as suas partes constituintes, caraterísticas e do ponto de vista ortográfico e textual. O estudo foi realizado a partir de produções escritas de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola NucliSol Jean Piaget de Vila Real. O plano de intervenção tem como principal objetivo analisar as estratégias e componentes utilizadas pelos alunos ao longo das suas produções textuais, assim como os erros ortográficos, gramaticais e outros aspetos que constituem as mesmas, de acordo com os descritores de desempenho/conteúdos mencionadas no Programa de Português do Ensino Básico (2009). Os textos analisados foram construídos pelos alunos da turma do 4.º ano da UDI Jean Piaget de Vila Real ao longo do ano letivo correspondente à prática de estágio, possibilitando um maior e mais aprofundado conhecimento das composições escritas e da forma de trabalho dos alunos em questão. Todos os alunos produziram textos narrativos, expositivos, descritivos, instrucionais, conversacionais e poesia, através das componentes de produção textual e de acordo com as convenções ortográficas, gramaticais e de pontuação. Destes foram selecionados os textos mais adequados. A análise dos dados recolhidos revelou que, no geral, os alunos constroem os textos corretamente, com todos os elementos constituintes e de acordo com as normas estipuladas para os mesmos, ordenando as ideias numa sequência lógica. Os resultados relativos à coerência e coesão no texto não são tão positivos, no entanto, estão de acordo com os descritores propostos aos alunos neste ciclo de ensino. No geral, os textos construídos pelos alunos atingem um nível bastante razoável para o que é exigido no Programa de Português Ensino Básico (2009).This paper addresses the issue of the creation of texts according to their different parts, characteristics and also taking in consideration the orthography and text flow. The study focused on written texts of 4th grade students, of the NucliSol School Jean Piaget, in Vila Real. The intervention plan's main objective is to analyze the strategies and components used by the students in their writing, as well as the typos, grammar and orthography errors that may appear in their texts, according to the descriptions of performance/ content described in the program for Portuguese for Elementary Education (2009). The analyzed texts were created by the class throughout the school year corresponding to internship practice, enabling a greater and deeper understanding of the written texts and the work habits of the students in question. All students produced narrative, expository, descriptive, instructional and conversational texts and poetry, using the components of text creation and according to the established orthographic, grammar and punctuation conventions. The more adequate texts were selected. The analysis of the data collected revealed that, overall, students create texts with all the elements and in accordance with the standards set forth, organizing their ideas in a logical sequence. As far as coherence and cohesion in the text, the results are not as positive; however, they are in accordance with the descriptions mentioned to the students in this school grade. Overall, the texts created by the students are of a very reasonable level according to the requirements of the program for Portuguese for Elementary Education (2009).2016-07-28T11:11:52Z2016-07-28T00:00:00Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6301porMacedo, Joana Daniela Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:59Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:03.970580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
title A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
spellingShingle A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
Macedo, Joana Daniela Barbosa
Escrita
Língua portuguesa
Programas
Ensino básico
Produção textual
title_short A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
title_full A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
title_fullStr A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
title_full_unstemmed A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
title_sort A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
author Macedo, Joana Daniela Barbosa
author_facet Macedo, Joana Daniela Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Joana Daniela Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Língua portuguesa
Programas
Ensino básico
Produção textual
topic Escrita
Língua portuguesa
Programas
Ensino básico
Produção textual
description O presente estudo aborda a temática da produção de textos, de acordo com as suas partes constituintes, caraterísticas e do ponto de vista ortográfico e textual. O estudo foi realizado a partir de produções escritas de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola NucliSol Jean Piaget de Vila Real. O plano de intervenção tem como principal objetivo analisar as estratégias e componentes utilizadas pelos alunos ao longo das suas produções textuais, assim como os erros ortográficos, gramaticais e outros aspetos que constituem as mesmas, de acordo com os descritores de desempenho/conteúdos mencionadas no Programa de Português do Ensino Básico (2009). Os textos analisados foram construídos pelos alunos da turma do 4.º ano da UDI Jean Piaget de Vila Real ao longo do ano letivo correspondente à prática de estágio, possibilitando um maior e mais aprofundado conhecimento das composições escritas e da forma de trabalho dos alunos em questão. Todos os alunos produziram textos narrativos, expositivos, descritivos, instrucionais, conversacionais e poesia, através das componentes de produção textual e de acordo com as convenções ortográficas, gramaticais e de pontuação. Destes foram selecionados os textos mais adequados. A análise dos dados recolhidos revelou que, no geral, os alunos constroem os textos corretamente, com todos os elementos constituintes e de acordo com as normas estipuladas para os mesmos, ordenando as ideias numa sequência lógica. Os resultados relativos à coerência e coesão no texto não são tão positivos, no entanto, estão de acordo com os descritores propostos aos alunos neste ciclo de ensino. No geral, os textos construídos pelos alunos atingem um nível bastante razoável para o que é exigido no Programa de Português Ensino Básico (2009).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-28T11:11:52Z
2016-07-28T00:00:00Z
2016-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6301
url http://hdl.handle.net/10348/6301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137148464529408