A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico: análise de textos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6301 |
Resumo: | O presente estudo aborda a temática da produção de textos, de acordo com as suas partes constituintes, caraterísticas e do ponto de vista ortográfico e textual. O estudo foi realizado a partir de produções escritas de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola NucliSol Jean Piaget de Vila Real. O plano de intervenção tem como principal objetivo analisar as estratégias e componentes utilizadas pelos alunos ao longo das suas produções textuais, assim como os erros ortográficos, gramaticais e outros aspetos que constituem as mesmas, de acordo com os descritores de desempenho/conteúdos mencionadas no Programa de Português do Ensino Básico (2009). Os textos analisados foram construídos pelos alunos da turma do 4.º ano da UDI Jean Piaget de Vila Real ao longo do ano letivo correspondente à prática de estágio, possibilitando um maior e mais aprofundado conhecimento das composições escritas e da forma de trabalho dos alunos em questão. Todos os alunos produziram textos narrativos, expositivos, descritivos, instrucionais, conversacionais e poesia, através das componentes de produção textual e de acordo com as convenções ortográficas, gramaticais e de pontuação. Destes foram selecionados os textos mais adequados. A análise dos dados recolhidos revelou que, no geral, os alunos constroem os textos corretamente, com todos os elementos constituintes e de acordo com as normas estipuladas para os mesmos, ordenando as ideias numa sequência lógica. Os resultados relativos à coerência e coesão no texto não são tão positivos, no entanto, estão de acordo com os descritores propostos aos alunos neste ciclo de ensino. No geral, os textos construídos pelos alunos atingem um nível bastante razoável para o que é exigido no Programa de Português Ensino Básico (2009). |
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O presente estudo aborda a temática da produção de textos, de acordo com as suas partes constituintes, caraterísticas e do ponto de vista ortográfico e textual. O estudo foi realizado a partir de produções escritas de alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola NucliSol Jean Piaget de Vila Real. O plano de intervenção tem como principal objetivo analisar as estratégias e componentes utilizadas pelos alunos ao longo das suas produções textuais, assim como os erros ortográficos, gramaticais e outros aspetos que constituem as mesmas, de acordo com os descritores de desempenho/conteúdos mencionadas no Programa de Português do Ensino Básico (2009). Os textos analisados foram construídos pelos alunos da turma do 4.º ano da UDI Jean Piaget de Vila Real ao longo do ano letivo correspondente à prática de estágio, possibilitando um maior e mais aprofundado conhecimento das composições escritas e da forma de trabalho dos alunos em questão. Todos os alunos produziram textos narrativos, expositivos, descritivos, instrucionais, conversacionais e poesia, através das componentes de produção textual e de acordo com as convenções ortográficas, gramaticais e de pontuação. Destes foram selecionados os textos mais adequados. A análise dos dados recolhidos revelou que, no geral, os alunos constroem os textos corretamente, com todos os elementos constituintes e de acordo com as normas estipuladas para os mesmos, ordenando as ideias numa sequência lógica. Os resultados relativos à coerência e coesão no texto não são tão positivos, no entanto, estão de acordo com os descritores propostos aos alunos neste ciclo de ensino. No geral, os textos construídos pelos alunos atingem um nível bastante razoável para o que é exigido no Programa de Português Ensino Básico (2009). |
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