Instalalação de um sistema propulsivo elétrico no planador swif'light: projecto da estrutura e melhoramentos aerodinâmicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3640 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado descreve o trabalho realizado para implementar um sistema de propulsão eléctrico ao planador Swift´light, de descolagem a pé, transformando-o num planador de descolagem autónoma. Nesse sentido, o objectivo principal deste trabalho é conceber, projectar e implementar as modificações estruturais necessárias para acomodar o sistema propulsivo, enquanto que, ao mesmo tempo, esta implementação deve ser simples, leve, fácil de montar, não modificar componentes já existentes nem a posição e operação do pára-quedas de emergência. O centro de massa e a aerodinâmica do aparelho devem também ser mantidos o mais próximo possível dos valores originais. O objectivo secundário deste trabalho, baseado na suspeita de que o sistema do flap original não é o mais eficiente, é analisar e comparar entre o escoamento em volta do perfil actual e o escoamento em volta de um perfil modificado proposto, com o objectivo de verificar se este perfil possui uma maior sustentação em situações de baixa velocidade (aproximação à pista) para compensar o peso adicional imposto pela motorização da aeronave. Para atingir estes objectivos foram usadas ferramentas de desenho assistido por computador, simulação através de cálculo numérico e projecto e técnicas de construção inovadoras com materiais compósitos. Os componentes com design mais radical foram individualmente ensaiados e validados em relação aos seus requisitos de projecto de resistência e rigidez, e seguidamente todo o conjunto da motorização montado na aeronave e testado. O trabalho foi bem sucedido e resultado final e parece ser uma melhor escolha que os “kit’s” e modificações de motorização disponíveis actualmente no mercado. No campo de CFD, o software ANSYS FlUENT® foi utilizado para analisar o escoamento bidimensional em volta do perfil da aeronave e comparado com a mesma analise realizada para uma versão modificada sugerida com o intuito de melhorar a eficiência de operação do flap. Foram atingidas melhorias de 3% na razão de planeio em voo normal e de cerca de 5% na sustentação e razão de planeio com os flaps totalmente deflectidos. Os resultados mostram que o novo perfil possui um melhor desempenho na operação do flap ao mesmo tempo que não prejudica o desempenho de voo normal da aeronave. |
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Instalalação de um sistema propulsivo elétrico no planador swif'light: projecto da estrutura e melhoramentos aerodinâmicosPlanadorPlanador swift'lightMotoplanadorPlanador - DescolagemFlapPlanador - Sistema de propulsão eléctricaEsta dissertação de mestrado descreve o trabalho realizado para implementar um sistema de propulsão eléctrico ao planador Swift´light, de descolagem a pé, transformando-o num planador de descolagem autónoma. Nesse sentido, o objectivo principal deste trabalho é conceber, projectar e implementar as modificações estruturais necessárias para acomodar o sistema propulsivo, enquanto que, ao mesmo tempo, esta implementação deve ser simples, leve, fácil de montar, não modificar componentes já existentes nem a posição e operação do pára-quedas de emergência. O centro de massa e a aerodinâmica do aparelho devem também ser mantidos o mais próximo possível dos valores originais. O objectivo secundário deste trabalho, baseado na suspeita de que o sistema do flap original não é o mais eficiente, é analisar e comparar entre o escoamento em volta do perfil actual e o escoamento em volta de um perfil modificado proposto, com o objectivo de verificar se este perfil possui uma maior sustentação em situações de baixa velocidade (aproximação à pista) para compensar o peso adicional imposto pela motorização da aeronave. Para atingir estes objectivos foram usadas ferramentas de desenho assistido por computador, simulação através de cálculo numérico e projecto e técnicas de construção inovadoras com materiais compósitos. Os componentes com design mais radical foram individualmente ensaiados e validados em relação aos seus requisitos de projecto de resistência e rigidez, e seguidamente todo o conjunto da motorização montado na aeronave e testado. O trabalho foi bem sucedido e resultado final e parece ser uma melhor escolha que os “kit’s” e modificações de motorização disponíveis actualmente no mercado. No campo de CFD, o software ANSYS FlUENT® foi utilizado para analisar o escoamento bidimensional em volta do perfil da aeronave e comparado com a mesma analise realizada para uma versão modificada sugerida com o intuito de melhorar a eficiência de operação do flap. Foram atingidas melhorias de 3% na razão de planeio em voo normal e de cerca de 5% na sustentação e razão de planeio com os flaps totalmente deflectidos. Os resultados mostram que o novo perfil possui um melhor desempenho na operação do flap ao mesmo tempo que não prejudica o desempenho de voo normal da aeronave.This Master Thesis describes the work realized to implement an electrical propulsion system to the footlaunched glider Swift'light, therefore transforming it in a self-launching glider. To that end, the main objective is to conceive, design and implement the structural modifications necessary to accommodate the propulsion systems, while at the same time keeping it simple, light, easy to assemble, not modifying the existing structural components, nor the launching and operation of the emergency parachute. The aircraft centre of mass and aerodynamics should also be kept as close to the original as possible. The secondary objective of the work, based on de suspicion that the original flap system was not the most efficient, is to analyze and compare the flow around the current airfoil and a proposed, modified one, in order to gain more lift in a landing approach or slow flight, to compensate the motorization weight increase. To achieve these objectives, computer assisted design, numeric simulation and innovative composite materials design was used. The components that had a more radical design, or were more critical, were tested individually to validate their compliance with strength and stiffness requirements, then the final craft assembly tested and the motorization kit that resulted was very successful and appears to be a better choice to those being currently marketed. In the CFD field, ANSYS FLUENT® was used to analyze the bidimensional flow around the real airfoil and compared to the same analysis of a suggested modified airfoil to improve flap efficiency. It was achieved a gliding ratio improvement of about 3% in normal flight, and of about 5% in lift and glide ratio with flaps fully deployed. The results show that the new airfoil provides better performance in flap operation without hampering normal flight performance.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumFernandes, Miguel Ângelo do Santos2015-06-26T13:26:55Z20112011-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:00.612754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação de mestrado descreve o trabalho realizado para implementar um sistema de propulsão eléctrico ao planador Swift´light, de descolagem a pé, transformando-o num planador de descolagem autónoma. Nesse sentido, o objectivo principal deste trabalho é conceber, projectar e implementar as modificações estruturais necessárias para acomodar o sistema propulsivo, enquanto que, ao mesmo tempo, esta implementação deve ser simples, leve, fácil de montar, não modificar componentes já existentes nem a posição e operação do pára-quedas de emergência. O centro de massa e a aerodinâmica do aparelho devem também ser mantidos o mais próximo possível dos valores originais. O objectivo secundário deste trabalho, baseado na suspeita de que o sistema do flap original não é o mais eficiente, é analisar e comparar entre o escoamento em volta do perfil actual e o escoamento em volta de um perfil modificado proposto, com o objectivo de verificar se este perfil possui uma maior sustentação em situações de baixa velocidade (aproximação à pista) para compensar o peso adicional imposto pela motorização da aeronave. Para atingir estes objectivos foram usadas ferramentas de desenho assistido por computador, simulação através de cálculo numérico e projecto e técnicas de construção inovadoras com materiais compósitos. Os componentes com design mais radical foram individualmente ensaiados e validados em relação aos seus requisitos de projecto de resistência e rigidez, e seguidamente todo o conjunto da motorização montado na aeronave e testado. O trabalho foi bem sucedido e resultado final e parece ser uma melhor escolha que os “kit’s” e modificações de motorização disponíveis actualmente no mercado. No campo de CFD, o software ANSYS FlUENT® foi utilizado para analisar o escoamento bidimensional em volta do perfil da aeronave e comparado com a mesma analise realizada para uma versão modificada sugerida com o intuito de melhorar a eficiência de operação do flap. Foram atingidas melhorias de 3% na razão de planeio em voo normal e de cerca de 5% na sustentação e razão de planeio com os flaps totalmente deflectidos. Os resultados mostram que o novo perfil possui um melhor desempenho na operação do flap ao mesmo tempo que não prejudica o desempenho de voo normal da aeronave. |
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