As políticas de recursos humanos e práticas de qualidade de vida no trabalho : estudo sobre a perceção dos colaboradores do banco de poupança e crédito em Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Gimenez Manuel de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7893
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral analisar as PRH (Políticas de Recursos Humanos) e PQVT (Práticas de Qualidade de Vida no Trabalho) no primeiro e maior banco de capital público de Angola, BPC (Banco de Poupança e Credito), na perceção dos colaboradores em cinco (5) direções. Quanto aos objetivos específicos, delineados para os estudos foi de: identificar os pontos mais importantes das PRH e PQVT, identificar os pontos fracos PRH e PQVT e determinar os pontos mais críticos que devem ser priorizados em busca da melhoria das PQVT. Numa visão da perspetiva heurística da psicologia humana metodológica, usou-se o estudo de caso como fontes de investigação da pesquisa, e desta analogia a investigação teve como caraterísticas, ser particular, descritivo, indutiva e holístico, mas, tendo como técnicas a observação direta, indireta, questionários e o teste de consistência interna ou alfa de cronbach. O universo são cinco direções: DRHF (Direção de recursos humanos e Formação), DOP (Direção de Operações), DOQ (Direção de Organização e Qualidade), DM, (Direção de Marketing e Imagem) e por último DRG (Direção de Risco Global), no sujeito de cento e cinquenta (150) colaboradores apenas sessenta e quatro (64) participaram, e foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados indicaram que dos sessenta e quatro (64) inquiridos, 28,57% estão satisfeitos com as PRH e PQVT no Banco de Poupança Crédito e 71,42% estão insatisfeitos, de igual modo podemos considerar que as PRH e PQVT é uma das causas da insatisfação ao nível interno do Banco.
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