As políticas de recursos humanos e práticas de qualidade de vida no trabalho : estudo sobre a perceção dos colaboradores do banco de poupança e crédito em Luanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7893 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral analisar as PRH (Políticas de Recursos Humanos) e PQVT (Práticas de Qualidade de Vida no Trabalho) no primeiro e maior banco de capital público de Angola, BPC (Banco de Poupança e Credito), na perceção dos colaboradores em cinco (5) direções. Quanto aos objetivos específicos, delineados para os estudos foi de: identificar os pontos mais importantes das PRH e PQVT, identificar os pontos fracos PRH e PQVT e determinar os pontos mais críticos que devem ser priorizados em busca da melhoria das PQVT. Numa visão da perspetiva heurística da psicologia humana metodológica, usou-se o estudo de caso como fontes de investigação da pesquisa, e desta analogia a investigação teve como caraterísticas, ser particular, descritivo, indutiva e holístico, mas, tendo como técnicas a observação direta, indireta, questionários e o teste de consistência interna ou alfa de cronbach. O universo são cinco direções: DRHF (Direção de recursos humanos e Formação), DOP (Direção de Operações), DOQ (Direção de Organização e Qualidade), DM, (Direção de Marketing e Imagem) e por último DRG (Direção de Risco Global), no sujeito de cento e cinquenta (150) colaboradores apenas sessenta e quatro (64) participaram, e foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados indicaram que dos sessenta e quatro (64) inquiridos, 28,57% estão satisfeitos com as PRH e PQVT no Banco de Poupança Crédito e 71,42% estão insatisfeitos, de igual modo podemos considerar que as PRH e PQVT é uma das causas da insatisfação ao nível interno do Banco. |
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As políticas de recursos humanos e práticas de qualidade de vida no trabalho : estudo sobre a perceção dos colaboradores do banco de poupança e crédito em LuandaMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSQUALIDADE DE VIDAAMBIENTE DE TRABALHOCONDIÇÕES DE TRABALHOESTUDOS DE CASOINSTITUIÇÕES BANCÁRIASLUANDAANGOLAMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTQUALITY OF LIFEWORK ENVIRONMENTLABOUR CONDITIONSCASE STUDIESBANKSLUANDAANGOLAO presente trabalho de investigação tem como objetivo geral analisar as PRH (Políticas de Recursos Humanos) e PQVT (Práticas de Qualidade de Vida no Trabalho) no primeiro e maior banco de capital público de Angola, BPC (Banco de Poupança e Credito), na perceção dos colaboradores em cinco (5) direções. Quanto aos objetivos específicos, delineados para os estudos foi de: identificar os pontos mais importantes das PRH e PQVT, identificar os pontos fracos PRH e PQVT e determinar os pontos mais críticos que devem ser priorizados em busca da melhoria das PQVT. Numa visão da perspetiva heurística da psicologia humana metodológica, usou-se o estudo de caso como fontes de investigação da pesquisa, e desta analogia a investigação teve como caraterísticas, ser particular, descritivo, indutiva e holístico, mas, tendo como técnicas a observação direta, indireta, questionários e o teste de consistência interna ou alfa de cronbach. O universo são cinco direções: DRHF (Direção de recursos humanos e Formação), DOP (Direção de Operações), DOQ (Direção de Organização e Qualidade), DM, (Direção de Marketing e Imagem) e por último DRG (Direção de Risco Global), no sujeito de cento e cinquenta (150) colaboradores apenas sessenta e quatro (64) participaram, e foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados indicaram que dos sessenta e quatro (64) inquiridos, 28,57% estão satisfeitos com as PRH e PQVT no Banco de Poupança Crédito e 71,42% estão insatisfeitos, de igual modo podemos considerar que as PRH e PQVT é uma das causas da insatisfação ao nível interno do Banco.The objective of this research is to analyze the human resources policies and practices of quality of life at work (QLW) in parallel with HRPs (human resources policies) in the first and largest bank of public capital of Angola, BPC, (Savings and Credit Bank), at the perception of its employees in five (5) directions. To achieve the objectives of these studies as: Identify the most important points of HRP and PQWL; Identify the HRP and PQLW weaknesses and identify the most critical points that should be prioritized in the pursuit of improved quality of life. in a perspective of the heuristic perspective of the human methodological psychology the case study was used as sources of research and from this analogy the research had as characteristics, of being particular; descriptive; Inductive; Holistic, but having as observation techniques, questionnaire and the internal consistency test or cronbach's alpha. The universe is five directions: DRHF, (Human Resources and Training)); DO (Operations); DOQ (Organization and Quality; DMI, (Marketing and Image) and finally DRG, (Global Risk) in the subject of 150 employees only 64 participated, and a non-probabilistic sample was used for convenience. The results indicated that of 64 respondents 28.57% are satisfied with HRP and PQWL in the BPC but 71.42% are dissatisfied, likewise we can consider that the PQLW in parallel with the HRP is one of the causes associated with internal dissatisfaction process of BPC.2017-05-18T15:43:07Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7893TID:201695197porCorreia, Gimenez Manuel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:43.306536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As políticas de recursos humanos e práticas de qualidade de vida no trabalho : estudo sobre a perceção dos colaboradores do banco de poupança e crédito em Luanda Correia, Gimenez Manuel de Sousa MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIDADE DE VIDA AMBIENTE DE TRABALHO CONDIÇÕES DE TRABALHO ESTUDOS DE CASO INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS LUANDA ANGOLA MANAGEMENT BUSINESS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT QUALITY OF LIFE WORK ENVIRONMENT LABOUR CONDITIONS CASE STUDIES BANKS LUANDA ANGOLA |
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O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral analisar as PRH (Políticas de Recursos Humanos) e PQVT (Práticas de Qualidade de Vida no Trabalho) no primeiro e maior banco de capital público de Angola, BPC (Banco de Poupança e Credito), na perceção dos colaboradores em cinco (5) direções. Quanto aos objetivos específicos, delineados para os estudos foi de: identificar os pontos mais importantes das PRH e PQVT, identificar os pontos fracos PRH e PQVT e determinar os pontos mais críticos que devem ser priorizados em busca da melhoria das PQVT. Numa visão da perspetiva heurística da psicologia humana metodológica, usou-se o estudo de caso como fontes de investigação da pesquisa, e desta analogia a investigação teve como caraterísticas, ser particular, descritivo, indutiva e holístico, mas, tendo como técnicas a observação direta, indireta, questionários e o teste de consistência interna ou alfa de cronbach. O universo são cinco direções: DRHF (Direção de recursos humanos e Formação), DOP (Direção de Operações), DOQ (Direção de Organização e Qualidade), DM, (Direção de Marketing e Imagem) e por último DRG (Direção de Risco Global), no sujeito de cento e cinquenta (150) colaboradores apenas sessenta e quatro (64) participaram, e foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados indicaram que dos sessenta e quatro (64) inquiridos, 28,57% estão satisfeitos com as PRH e PQVT no Banco de Poupança Crédito e 71,42% estão insatisfeitos, de igual modo podemos considerar que as PRH e PQVT é uma das causas da insatisfação ao nível interno do Banco. |
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