A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Sofia Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22214
Resumo: As fintech estão visivelmente a assumir uma importância crescente a nível mundial. Permitem, entre outras inovações, novas formas de financiamento como as Initial Coin Offerings (ICOs). As ICOs possibilitam financiar projetos sem recorrer a um intermediário, através da venda de ativos digitais, designados por tokens, transacionáveis em mercado secundário, sendo estas comunicadas, essencialmente, através do digital. A presente dissertação irá analisar a presença nos social media e as campanhas de digital marketing utilizadas pelas ICOs no setor bancário. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e entrevistas, com o principal objetivo de verificar se as plataformas de social media influenciam o sucesso das ICOs no setor bancário. Os resultados da presente dissertação revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs no setor bancário, nomeadamente uma associação estatisticamente significativa entre o Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube e o sucesso das ICOs no setor bancário. Por último, os resultados revelam que as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs no setor bancário.
id RCAP_51ce86b5821c8d8bd3d729c4e79d5a99
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancárioFintechInitial Coin OfferingsSocial mediaAs fintech estão visivelmente a assumir uma importância crescente a nível mundial. Permitem, entre outras inovações, novas formas de financiamento como as Initial Coin Offerings (ICOs). As ICOs possibilitam financiar projetos sem recorrer a um intermediário, através da venda de ativos digitais, designados por tokens, transacionáveis em mercado secundário, sendo estas comunicadas, essencialmente, através do digital. A presente dissertação irá analisar a presença nos social media e as campanhas de digital marketing utilizadas pelas ICOs no setor bancário. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e entrevistas, com o principal objetivo de verificar se as plataformas de social media influenciam o sucesso das ICOs no setor bancário. Os resultados da presente dissertação revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs no setor bancário, nomeadamente uma associação estatisticamente significativa entre o Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube e o sucesso das ICOs no setor bancário. Por último, os resultados revelam que as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs no setor bancário.Fintechs are clearly taking on increasing importance worldwide. They allow, among other innovations, new forms of financing, such as Initial Coin Offerings (ICOs). ICOs make it possible to finance projects without resorting to an intermediary, through the sale of digital assets, called tokens, tradable in the secondary market, which are communicated, essentially, through digital. This dissertation will analyze the presence in social media and the digital marketing campaigns used by ICOs in the banking sector. The quantitative analysis of secondary data (micro data of 556 ICOs in the banking sector) was carried out and a qualitative case study of the main ICOs in the banking sector was used, using observation and interviews, with the main objective of verifying whether the platforms of social media influence the success of ICOs in the banking sector. The results of this dissertation revealed that the presence in social media is associated with the success of ICOs in the banking sector, namely a statistically significant association between Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit and Youtube and the success of ICOs in the banking sector. Finally, the results reveal that the ratings published on the online platforms are associated with the success in obtaining financing from ICOs in the banking sector.2022-12-17T00:00:00Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-172020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22214TID:202647935porCosta, Joana Sofia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:11.844877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
title A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
spellingShingle A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
Costa, Joana Sofia Silva
Fintech
Initial Coin Offerings
Social media
title_short A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
title_full A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
title_fullStr A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
title_full_unstemmed A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
title_sort A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário
author Costa, Joana Sofia Silva
author_facet Costa, Joana Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Fintech
Initial Coin Offerings
Social media
topic Fintech
Initial Coin Offerings
Social media
description As fintech estão visivelmente a assumir uma importância crescente a nível mundial. Permitem, entre outras inovações, novas formas de financiamento como as Initial Coin Offerings (ICOs). As ICOs possibilitam financiar projetos sem recorrer a um intermediário, através da venda de ativos digitais, designados por tokens, transacionáveis em mercado secundário, sendo estas comunicadas, essencialmente, através do digital. A presente dissertação irá analisar a presença nos social media e as campanhas de digital marketing utilizadas pelas ICOs no setor bancário. Foi efetuada a análise quantitativa de dados secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e entrevistas, com o principal objetivo de verificar se as plataformas de social media influenciam o sucesso das ICOs no setor bancário. Os resultados da presente dissertação revelaram que a presença nos social media está associada ao sucesso das ICOs no setor bancário, nomeadamente uma associação estatisticamente significativa entre o Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube e o sucesso das ICOs no setor bancário. Por último, os resultados revelam que as classificações de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de financiamento das ICOs no setor bancário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T00:00:00Z
2020-12-17
2020-10
2022-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22214
TID:202647935
url http://hdl.handle.net/10071/22214
identifier_str_mv TID:202647935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134762073325568