Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23501 |
Resumo: | Esta monografia visa explicitar o processo envolvido na elaboração e criação do projeto À Porta Fechada, apresentado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2023, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas com especialização em Interpretação e Direção Artística. Decorrendo da procura de um diálogo entre dois pensadores/criadores - Michael Chekhov (1891-1955) e Jean-Paul Sartre (1905-1980) – para a conceção cénica de um espetáculo, analisa-se o caminho percorrido, desde a entrega da proposta final de Mestrado até às apresentações públicas. Numa primeira parte, pretende-se esclarecer o contexto histórico e cultural sob a perspetiva de cada um dos criadores. A exploração da importância dos princípios fundamentais do existencialismo de Sartre, e de que forma o seu ensaio O Existencialismo é um Humanismo, cruzado com a peça À Porta Fechada, contribuíram para a base teórica, na criação do projeto. Evidencia-se, igualmente, o contributo do trabalho de Chekhov, até à escrita do seu manual Para o Ator, que se destacou pela dominância da prática e foco no trabalho do ator. Numa segunda parte, elucida-se sob as formas escolhidas para trabalhar a técnica de Chekhov aplicada ao texto de Sartre, explicando conceitos próprios do seu modo de fazer, e de como estes foram utilizados em ensaios para a concretização do projeto. Por fim, munidos de todas as ferramentas teórico-práticas, destaca-se o objeto artístico criado com o intuito de estabelecer uma relação viável entre Chekhov e Sartre, e as conclusões que advém deste estudo. |
id |
RCAP_51d3a3d0bfdd25bd4a58b33acd33ac20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23501 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cenaAtmosferasDireção de atoresDramaturgiaEncenaçãoExistencialismoInterpretaçãoAtmospheresActor´s directingDramaturgyDirectingExistentialismActingEsta monografia visa explicitar o processo envolvido na elaboração e criação do projeto À Porta Fechada, apresentado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2023, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas com especialização em Interpretação e Direção Artística. Decorrendo da procura de um diálogo entre dois pensadores/criadores - Michael Chekhov (1891-1955) e Jean-Paul Sartre (1905-1980) – para a conceção cénica de um espetáculo, analisa-se o caminho percorrido, desde a entrega da proposta final de Mestrado até às apresentações públicas. Numa primeira parte, pretende-se esclarecer o contexto histórico e cultural sob a perspetiva de cada um dos criadores. A exploração da importância dos princípios fundamentais do existencialismo de Sartre, e de que forma o seu ensaio O Existencialismo é um Humanismo, cruzado com a peça À Porta Fechada, contribuíram para a base teórica, na criação do projeto. Evidencia-se, igualmente, o contributo do trabalho de Chekhov, até à escrita do seu manual Para o Ator, que se destacou pela dominância da prática e foco no trabalho do ator. Numa segunda parte, elucida-se sob as formas escolhidas para trabalhar a técnica de Chekhov aplicada ao texto de Sartre, explicando conceitos próprios do seu modo de fazer, e de como estes foram utilizados em ensaios para a concretização do projeto. Por fim, munidos de todas as ferramentas teórico-práticas, destaca-se o objeto artístico criado com o intuito de estabelecer uma relação viável entre Chekhov e Sartre, e as conclusões que advém deste estudo.This monograph aims to explain the process involved in the development and creation of the project No Exit (À Porta Fechada), presented on the 19th, 20th and 21st of May 2023, at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, as a partial requirement for obtaining the degree of Master of Performing Arts in Acting and Artistic Direction. It is the result of the search for a dialogue between two authors - Michael Chekhov (1891-1955) and Jean-Paul Sartre (1905-1980) - for the scenic conception of a play. Firstly, this monograph is intended to clarify the historical and cultural context from the perspective of each of the creators. The exploration of the importance of the fundamental principles of Sartre's existentialism, and how his essay Existentialism is a Humanism, crossed with the play No Exit, contributed to the theoretical basis, in the creation of the project. The contribution of Chekhov's work is also highlighted, until the writing of his manual For the Actor, which stands out for the dominance of the practice and focus on the actor's work. In the next chapter, the forms chosen to work Chekhov's technique applied to Sartre's text are elucidated, explaining concepts specific to his way of doing things, and how these were used in rehearsals for the realization of the project. Finally, equipped with all the theoretical and practical tools, the artistic object created with the intention of establishing a viable relationship between Chekhov and Sartre is highlighted, as well as the conclusions arising from this study.Meireles, Nuno Miguel SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Gonçalo Duarte2023-09-11T15:27:03Z2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23501TID:203351983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T01:45:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:04.800146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
title |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
spellingShingle |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena Lopes, Gonçalo Duarte Atmosferas Direção de atores Dramaturgia Encenação Existencialismo Interpretação Atmospheres Actor´s directing Dramaturgy Directing Existentialism Acting |
title_short |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
title_full |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
title_fullStr |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
title_full_unstemmed |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
title_sort |
Um subtexto existencialista: à procura de um diálogo entre Michael Chekhov e Jean-Paul Sartre em cena |
author |
Lopes, Gonçalo Duarte |
author_facet |
Lopes, Gonçalo Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meireles, Nuno Miguel Santos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Gonçalo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atmosferas Direção de atores Dramaturgia Encenação Existencialismo Interpretação Atmospheres Actor´s directing Dramaturgy Directing Existentialism Acting |
topic |
Atmosferas Direção de atores Dramaturgia Encenação Existencialismo Interpretação Atmospheres Actor´s directing Dramaturgy Directing Existentialism Acting |
description |
Esta monografia visa explicitar o processo envolvido na elaboração e criação do projeto À Porta Fechada, apresentado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2023, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas com especialização em Interpretação e Direção Artística. Decorrendo da procura de um diálogo entre dois pensadores/criadores - Michael Chekhov (1891-1955) e Jean-Paul Sartre (1905-1980) – para a conceção cénica de um espetáculo, analisa-se o caminho percorrido, desde a entrega da proposta final de Mestrado até às apresentações públicas. Numa primeira parte, pretende-se esclarecer o contexto histórico e cultural sob a perspetiva de cada um dos criadores. A exploração da importância dos princípios fundamentais do existencialismo de Sartre, e de que forma o seu ensaio O Existencialismo é um Humanismo, cruzado com a peça À Porta Fechada, contribuíram para a base teórica, na criação do projeto. Evidencia-se, igualmente, o contributo do trabalho de Chekhov, até à escrita do seu manual Para o Ator, que se destacou pela dominância da prática e foco no trabalho do ator. Numa segunda parte, elucida-se sob as formas escolhidas para trabalhar a técnica de Chekhov aplicada ao texto de Sartre, explicando conceitos próprios do seu modo de fazer, e de como estes foram utilizados em ensaios para a concretização do projeto. Por fim, munidos de todas as ferramentas teórico-práticas, destaca-se o objeto artístico criado com o intuito de estabelecer uma relação viável entre Chekhov e Sartre, e as conclusões que advém deste estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-11T15:27:03Z 2023-07-19 2023-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23501 TID:203351983 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23501 |
identifier_str_mv |
TID:203351983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133558513598464 |