The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Telmo Filipe de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10373
Resumo: É comum entender-se o boato como uma expressão de disfunção da comunicação havendo porém carência de estudos que sistematizem a sua produção em contexto organizacional nomeadamente, que evidenciem potenciais mecanismos explicativos por via de mediadores bem como as condições de contexto facilitadoras. Com o objectivo de testar um modelo explicativo do boato organizacional desenhámos um conjunto de relações que se traduziram num modelo que ancora numa mediação moderada que envolve a interacção entre a satisfação com a comunicação e a incerteza organizacional percebida, na explicação da percepção de política, que por sua vez, se traduz na criação de boatos. Este modelo foi testado por via de questionário aplicado a 221 trabalhadores Portugueses de várias organizações. Os resultados mostram uma relação entre satisfação com a comunicação e percepção de política, e a sua influência em atitudes perante o boato, especificamente o valor social e de entretenimento atribuído pela percepção de comportamentos políticos de concordância. Essa influência não ocorre quando se reconhece um ambiente aberto de comunicação. A percepção de incerteza é chave na definição de percepção de política e no impacto que a satisfação com a comunicação tem nessa percepção. Estes resultados parecem reforçar alguns contributos teóricos no sentido de sistematizar a produção do boato.
id RCAP_51d9017d839bb1a134153b5f5a08b60d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation modelComunicaçãoBoato no local de trabalhoRumoresSatisfação com a comunicaçãoPoder político nas organizaçõesIncerteza do ambientePercepçõesCommunicationWorkplace gossipHearsayCommunication satisfactionPolitical power organizationsEnvironmental uncertaintyPerceptionsÉ comum entender-se o boato como uma expressão de disfunção da comunicação havendo porém carência de estudos que sistematizem a sua produção em contexto organizacional nomeadamente, que evidenciem potenciais mecanismos explicativos por via de mediadores bem como as condições de contexto facilitadoras. Com o objectivo de testar um modelo explicativo do boato organizacional desenhámos um conjunto de relações que se traduziram num modelo que ancora numa mediação moderada que envolve a interacção entre a satisfação com a comunicação e a incerteza organizacional percebida, na explicação da percepção de política, que por sua vez, se traduz na criação de boatos. Este modelo foi testado por via de questionário aplicado a 221 trabalhadores Portugueses de várias organizações. Os resultados mostram uma relação entre satisfação com a comunicação e percepção de política, e a sua influência em atitudes perante o boato, especificamente o valor social e de entretenimento atribuído pela percepção de comportamentos políticos de concordância. Essa influência não ocorre quando se reconhece um ambiente aberto de comunicação. A percepção de incerteza é chave na definição de percepção de política e no impacto que a satisfação com a comunicação tem nessa percepção. Estes resultados parecem reforçar alguns contributos teóricos no sentido de sistematizar a produção do boato.Gossip is commonly taken as a manifestation of communication dysfunction although there is a lack of research that systematizes it occurrence within organizational settings. Namely models that reveal explanative mechanisms by means of mediator variables as well as boundary conditions. With the goal of testing a model explaining organizational gossip we designed a set of relations building a moderated mediated model involving the interaction between communication satisfaction with organizational perceived uncertainty in producing perceived politics, which operates as a predictor of gossip. This model was tested with a survey applied to 221 Portuguese employees. Findings show a relationship between communication satisfaction and perception of politics, in the sense that influences some attitudes towards gossip, the social and the entertainment values attributed to it through the perception of political behaviours of agreement, and have no influence when an open communication environment is perceived. Perception of uncertainty also plays a key role in defining perceptions of politics and the impact communication satisfaction has on them. This findings corroborate some previous theoretic contributes towards a stronger systematization regarding gossip.2015-12-15T15:54:22Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10373TID:201074923porMartins, Telmo Filipe de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:07.604319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
title The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
spellingShingle The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
Martins, Telmo Filipe de Oliveira
Comunicação
Boato no local de trabalho
Rumores
Satisfação com a comunicação
Poder político nas organizações
Incerteza do ambiente
Percepções
Communication
Workplace gossip
Hearsay
Communication satisfaction
Political power organizations
Environmental uncertainty
Perceptions
title_short The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
title_full The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
title_fullStr The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
title_full_unstemmed The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
title_sort The role of communication satisfaction in attitudes towards gossip: a moderated mediation model
author Martins, Telmo Filipe de Oliveira
author_facet Martins, Telmo Filipe de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Telmo Filipe de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Boato no local de trabalho
Rumores
Satisfação com a comunicação
Poder político nas organizações
Incerteza do ambiente
Percepções
Communication
Workplace gossip
Hearsay
Communication satisfaction
Political power organizations
Environmental uncertainty
Perceptions
topic Comunicação
Boato no local de trabalho
Rumores
Satisfação com a comunicação
Poder político nas organizações
Incerteza do ambiente
Percepções
Communication
Workplace gossip
Hearsay
Communication satisfaction
Political power organizations
Environmental uncertainty
Perceptions
description É comum entender-se o boato como uma expressão de disfunção da comunicação havendo porém carência de estudos que sistematizem a sua produção em contexto organizacional nomeadamente, que evidenciem potenciais mecanismos explicativos por via de mediadores bem como as condições de contexto facilitadoras. Com o objectivo de testar um modelo explicativo do boato organizacional desenhámos um conjunto de relações que se traduziram num modelo que ancora numa mediação moderada que envolve a interacção entre a satisfação com a comunicação e a incerteza organizacional percebida, na explicação da percepção de política, que por sua vez, se traduz na criação de boatos. Este modelo foi testado por via de questionário aplicado a 221 trabalhadores Portugueses de várias organizações. Os resultados mostram uma relação entre satisfação com a comunicação e percepção de política, e a sua influência em atitudes perante o boato, especificamente o valor social e de entretenimento atribuído pela percepção de comportamentos políticos de concordância. Essa influência não ocorre quando se reconhece um ambiente aberto de comunicação. A percepção de incerteza é chave na definição de percepção de política e no impacto que a satisfação com a comunicação tem nessa percepção. Estes resultados parecem reforçar alguns contributos teóricos no sentido de sistematizar a produção do boato.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T15:54:22Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10373
TID:201074923
url http://hdl.handle.net/10071/10373
identifier_str_mv TID:201074923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134761287942144