A produção do homo economicus numa sala de mercado. Uma proposta de modelo analítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9857 |
Resumo: | No corpo de literatura sociológica que mais sistematizadamente tem analisado os mercados financeiros - os chamados Estudos Sociais da Finança, de orientação próxima da Teoria do Ator-Rede - tem-se mostrado, com recurso à noção de dispositivo sociotécnico, como os agentes de mercado e as suas interações de mercado se aproximam às descrições da teoria financeira através de configurações particulares da organização sociotécnica e sociofuncional dos locais de trabalho do sector financeiro. Embora dando bem conta das forças materiais envolvidas na produção dos mercados financeiros, estas análises focam pouco a substância cultural destes processos e, nomeadamente, processos de subjetificação. Assim, propõe-se um modelo analítico que se posiciona nessa falha e visa contribuir para a resposta à seguinte pergunta: como se faz - na sala de mercados - um homo economicus? Um tal modelo incluirá ferramentas analíticas que deem conta das seguintes dimensões: racionalidades económicas, figuras culturais, corporalidades e atmosferas afetivas na sala de mercados, ligação entre as diferentes esferas da vida dos agentes desses mercados – o trabalho nos mercados e as suas racionalidades específicas em relação com as suas visões acerca do mundo e noutros contextos quotidianos. |
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A produção do homo economicus numa sala de mercado. Uma proposta de modelo analíticoProcessos de subjetificaçãoMercado financeiroHomo economicusSubjectification processesFinancial marketHomo economicusNo corpo de literatura sociológica que mais sistematizadamente tem analisado os mercados financeiros - os chamados Estudos Sociais da Finança, de orientação próxima da Teoria do Ator-Rede - tem-se mostrado, com recurso à noção de dispositivo sociotécnico, como os agentes de mercado e as suas interações de mercado se aproximam às descrições da teoria financeira através de configurações particulares da organização sociotécnica e sociofuncional dos locais de trabalho do sector financeiro. Embora dando bem conta das forças materiais envolvidas na produção dos mercados financeiros, estas análises focam pouco a substância cultural destes processos e, nomeadamente, processos de subjetificação. Assim, propõe-se um modelo analítico que se posiciona nessa falha e visa contribuir para a resposta à seguinte pergunta: como se faz - na sala de mercados - um homo economicus? Um tal modelo incluirá ferramentas analíticas que deem conta das seguintes dimensões: racionalidades económicas, figuras culturais, corporalidades e atmosferas afetivas na sala de mercados, ligação entre as diferentes esferas da vida dos agentes desses mercados – o trabalho nos mercados e as suas racionalidades específicas em relação com as suas visões acerca do mundo e noutros contextos quotidianos.The sociological literature that has analysed financial markets most systematically - the so called Social Studies of Finance, conceptually close to Actor-Network Theory - has shown, by deploying the notion of sociotechnical device, how market agents and their interactions fall near the descriptions of financial theory through particular configurations of the sociotechnical and sociofunctional organization of financial sector working places. Despite its accurate account of the material forces involved in the production of financial markets, this set of literature has not paid enough attention to the 1 Este artigo foi possível graças ao financiamento atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao projeto de investigação “Sociologia nos Mercados Financeiros: Arquitectura do Sistema, Impactos Societais, Formas de Racionalidade, Pluralidade Disposicional e Contextual”. Resulta também da produtiva discussão em torno da apresentação feita pelos autores no painel Dimensões Etnográficas do Sistema Financeiro, no V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. 2 cultural substance of these processes, namely, subjectification processes. We thus propose an analytical model that bridges that gap and contributes to answer the following question: how is an homo economicus made in a trading room? This model will include analytical tools that cope with the following dimensions: economic rationalities, cultural figures corporealities and affective atmospheres in the trading room, the connections between the different life spheres of market agents - market work and its specific rationalities in relation with their world views in other everyday contexts.CIES-IUL2015-09-25T11:00:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/9857por1647-0893Santos, MarianaSilva, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:16.204912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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