A produção do homo economicus numa sala de mercado. Uma proposta de modelo analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9857
Resumo: No corpo de literatura sociológica que mais sistematizadamente tem analisado os mercados financeiros - os chamados Estudos Sociais da Finança, de orientação próxima da Teoria do Ator-Rede - tem-se mostrado, com recurso à noção de dispositivo sociotécnico, como os agentes de mercado e as suas interações de mercado se aproximam às descrições da teoria financeira através de configurações particulares da organização sociotécnica e sociofuncional dos locais de trabalho do sector financeiro. Embora dando bem conta das forças materiais envolvidas na produção dos mercados financeiros, estas análises focam pouco a substância cultural destes processos e, nomeadamente, processos de subjetificação. Assim, propõe-se um modelo analítico que se posiciona nessa falha e visa contribuir para a resposta à seguinte pergunta: como se faz - na sala de mercados - um homo economicus? Um tal modelo incluirá ferramentas analíticas que deem conta das seguintes dimensões: racionalidades económicas, figuras culturais, corporalidades e atmosferas afetivas na sala de mercados, ligação entre as diferentes esferas da vida dos agentes desses mercados – o trabalho nos mercados e as suas racionalidades específicas em relação com as suas visões acerca do mundo e noutros contextos quotidianos.
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