Educação e formação profissional: olhares de ex-reclusas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67598
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
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spelling Educação e formação profissional: olhares de ex-reclusasEducation and professional qualification: ex-prisoners viewsEx-reclusasProgramas prisionaisEficáciaMotivaçãoEx-inammatesPrison programmsEfficacyMotivationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA reclusão pode ser vista de uma forma educativa, em que o recluso participa em programas educacionais e/ou profissionais de forma a preparar a sua libertação. Assim, é pertinente conhecer as perspetivas de ex-reclusas de forma a compreender a eficácia e pertinência destes programas, é igualmente importante conhecer as motivações que levaram à participação e que efeitos deixaram na vida das ex-reclusas. O estudo contou com a participação de oito ex-reclusas, acompanhadas pelas equipas da DGRSP. Os dados foram obtidos através de uma Entrevista Semiestruturada, construída com base na literatura e nos objetivos do estudo. Os resultados foram analisados através da Análise Temática, que permitiu identificar quatro temas principais: Motivação para o trabalho e educação; Motivação para a desistência académica; Perceção de mudança pós reclusão; Eficácia dos programas face ao emprego. Os resultados demonstraram que os programas prisionais permitem mudanças positivas na vida da ex-reclusas, dentro e fora da prisão, embora o estigma contra esta população ainda se encontre muito presente por parte do empregador.Reclusion can be seen from an educational perspective, as the inmate can participate in educational and professional programs to prepare for their release. Therefore, it’s pertinent to know the ex-inmates' perspectives to better understand the effectiveness and the relevance of these programs, the motivations towards participation, and the effects the programs have in their free lives. In this study participated eight women ex-inmates, who were supervised by DGRSP. The data were collected through a semi-structured interview, that was built according to the literature and the study purpose. The results were analysed through thematic analysis, which allowed to identify four main themes: Motivation towards work and education; Motivation for academic dropout; Perception of change after reclusion; Effectiveness of programs in relation to employment. The results show that there is a positive effect associated with these programs, in and outside the prison, although the stigma against this population is still very present by the employer.Saavedra, LuísaUniversidade do MinhoSilva, Ana Santos20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67598por202522814info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:36.830067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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