A admirável nova Web: a Web 2.0 nas agências de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10746 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A admirável nova Web: a Web 2.0 nas agências de comunicação659:681.324681.324:659Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)A Web 2.0 lançou, ás agências de comunicação, um novo desafio para o qual talvez nem todas estejam aptas ainda. É necessário descobrir as chaves que abrirão as portas do sucesso, chaves essas que não vêm em forma de gráficos, ou audiências, nem estão agregadas em “target groups”. O consumidor deixa de fazer parte de um grupo pré-definido e passa a ser inteiramente individual. A lição máxima da Web 2.0 está em conseguir gerir os dados que se vão recebendo através dos utilizadores, e alcançar a rede como um todo. Existe, na Web 2.0 um conceito de “arquitectura de participação” tácito, uma ética de colaboração onde o serviço disponibilizado é apenas um intermediário inteligente que conecta o poder de todos os utilizadores. Para as agências de comunicação, a chave para a supremacia de mercado na era da Web 2.0 está em conseguir os melhores efeitos na rede, que resultam da participação de todos os consumidores. A criação de excelentes bases de dados, essencial para o crescimento de uma agência de comunicação, ganha novos parceiros, uma vez que as companhias Web 2.0 programam padrões para agregar dados do utilizador, criando valor para as empresas como um efeito paralelo ao uso habitual do aplicativo. Todas as empresas, e principalmente as agências de comunicação, foco deste documento, devem abraçar totalmente as ferramentas Web 2.0 e lucrar com a sua utilização. Irão crescer, as que conseguirem ouvir o consumidor e estabelecer um diálogo interactivo, tirando proveito de uma arquitectura de participação para agregar todos os dados partilhados pelos consumidor e conseguir trabalhar lado a lado com este.Web 2.0 has created a new challenge to communication agencies; a new challenge that probably not all are ready to take yet. It’s necessary to find out the keys that will open the success doors, but those keys do not look like graphics, or audiences and they certainly do not combine target groups. The consumer leaves the pre-generated groups and is now a totally individual being. The best lesson Web 2.0 brings starts with managing the data that you receive from the users, and using it to attain the Web as a whole. There is, in Web 2.0, a concept of architecture of participation implied, an ethic of collaboration, where the given service is not more than a smart intermediate which connects the power of all the users. For all the communication agencies, the key for market supremacy in Web 2.0 era is based on getting the best Web effects regarding to the participation of all consumers. The establishment of excellent data bases, essential for the growth of a communication agency, gets hold of new partners once Web 2.0 companies program patterns that aggregate data from the users, creating value for the companies as a side effect of the use of the applicative. All the companies and mostly communication agencies – spotlighted in this document - should totally embrace the tools given by Web 2.0 and take some profit out of it. Will only grow the ones that can listen to the consumer, establishing an interactive dialogue while benefiting from an architecture of participation, to aggregate all the date shared by the customers while working side by side with them.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoMoreira, Ana Raquel Araújo Rodrigues2009-09-182009-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:43.800991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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