Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, João José de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366
Resumo: A partir da evolução científica e tecnológica da sociedade como desafio para a educação, aborda-se os custos da evolução tecnológica como processo irreversível e desejável, com valiosos contributos para o conhecimento, mas com problemas que requerem regulação social. Contando com as vantagens e constrangimentos das novas tecnologias, a Escola e particularmente o Ensino deverão ocupar o lugar central, cabendo aos professores novos papéis, através de uma pedagogia diferenciada capaz de minimizar as desigualdades. No final apresenta-se uma reflexão sobre a utilização e difusão das novas tecnologias no contexto nacional, onde se abordam os factores de ordem económica, tecnológica, social, cultural, geográfico e geracional na utilização das tecnologias na educação ao longo da vida.
id RCAP_522be148986b2546eb5b3a7fb9d2d060
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimentoArticlesA partir da evolução científica e tecnológica da sociedade como desafio para a educação, aborda-se os custos da evolução tecnológica como processo irreversível e desejável, com valiosos contributos para o conhecimento, mas com problemas que requerem regulação social. Contando com as vantagens e constrangimentos das novas tecnologias, a Escola e particularmente o Ensino deverão ocupar o lugar central, cabendo aos professores novos papéis, através de uma pedagogia diferenciada capaz de minimizar as desigualdades. No final apresenta-se uma reflexão sobre a utilização e difusão das novas tecnologias no contexto nacional, onde se abordam os factores de ordem económica, tecnológica, social, cultural, geográfico e geracional na utilização das tecnologias na educação ao longo da vida.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366por1647-662X0873-3015Franco, João José de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:12:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:12.673149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
title Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
spellingShingle Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
Franco, João José de Sousa
Articles
title_short Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
title_full Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
title_fullStr Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
title_full_unstemmed Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
title_sort Novo paradigma cientifico-tecnológico na sociedade do conhecimento
author Franco, João José de Sousa
author_facet Franco, João José de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, João José de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description A partir da evolução científica e tecnológica da sociedade como desafio para a educação, aborda-se os custos da evolução tecnológica como processo irreversível e desejável, com valiosos contributos para o conhecimento, mas com problemas que requerem regulação social. Contando com as vantagens e constrangimentos das novas tecnologias, a Escola e particularmente o Ensino deverão ocupar o lugar central, cabendo aos professores novos papéis, através de uma pedagogia diferenciada capaz de minimizar as desigualdades. No final apresenta-se uma reflexão sobre a utilização e difusão das novas tecnologias no contexto nacional, onde se abordam os factores de ordem económica, tecnológica, social, cultural, geográfico e geracional na utilização das tecnologias na educação ao longo da vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366
url https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130160657596416