Relatório de Estágio na Empresa Torre - Desenvolvimento de produto moda masculina: Vestuário e Acessórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Margarida Correia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13922
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo demonstrar e dar a conhecer a experiência profissional da estagiária de designer Margarida Moreira na empresa Torre Sociedade de Confeções, SA, que foi desenvolvido no período de seis meses, entre o dia 3 de outubro de 2022 e 3 de abril de 2023 para obtenção do grau de Mestre em Design de Moda. Apresenta os desenvolvimentos do estágio, onde são reforçados os conhecimentos teóricos adquiridos em ambiente acadêmico ao longo da Licenciatura e Mestrado em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, assim como a experiência e competências adquiridas em ambiente industrial e empresarial de forma a atender os objetivos propostos. Ao longo do relatório será feita uma contextualização da empresa e do estágio, assim como, os objetivos da estagiária na realização do mesmo, onde será apresentado um enquadramento teórico que aborda os temas relacionados com a indústria da moda na atualidade e com projetos e tarefas participadas na empresa onde o estágio foi realizado. A empresa Torre Sociedade de Confeções, SA encontra-se sediada no Colmeal da Torre, e segmenta-se no desenvolvimento de produto para homem, com quatro marcas, pertencentes ao grupo Torre Fashion Group , sendo três das marcas direcionadas ao vestuário masculino de cerimónia e outra direcionada ao vestuário masculino clássico, que permitiu a realização deste estágio dado ser uma empresa de Vestuário/Confeção com Marca Própria e com departamento de design em mercado de cerimónia e clássico masculino, que opera a nível nacional e internacional. Através deste relatório, pretende-se demonstrar a importância dos estágios curriculares para a validação, complementação dos conhecimentos e competências obtidas ao longo de todo o percurso académico em contexto real de trabalho, discutir as competências adquiridas ao longo dos projetos desenvolvidos na criação e desenvolvimento de produto de moda masculina de cerimónia e de marca própria para o caso da empresa referida. A disponibilidade da direção da empresa e dos seus colaboradores foram um fator importante para uma boa integração num grupo de trabalho experiente que promoveu a possibilidade de desenvolver ideias e obter conhecimento das marcas, das coleções, do desenvolvimento dos projetos em diversas áreas como o design de moda, a gestão e marketing. A aprendizagem, o conhecimento e as técnicas de trabalho obtidas, assim como as diferentes tarefas e projetos, permitiram um crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal criando competências para melhor responder às solicitações e projetos em diferentes fases do processo. No decorrer do estágio foram executadas tarefas e fizeram-se abordagens a áreas, que por vezes não pareciam ter sentido e utilidade para o desempenho da função de designer de moda. Terminado o estágio e em retrospetiva, percebe-se que o papel do designer na indústria, não se resume ao desenvolvimento de projetos de coleções com pesquisa, escolha e seleção de tecidos e modelos para uma coleção. A forma como se integra e percebe os limites do que é solicitado, o impacto e as implicações do processo criativo, o trabalho em equipa, envolvendo colaboradores de áreas distintas da empresa é essencial para o desenvolvimento de um produto com excelência.
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Ao longo do relatório será feita uma contextualização da empresa e do estágio, assim como, os objetivos da estagiária na realização do mesmo, onde será apresentado um enquadramento teórico que aborda os temas relacionados com a indústria da moda na atualidade e com projetos e tarefas participadas na empresa onde o estágio foi realizado. A empresa Torre Sociedade de Confeções, SA encontra-se sediada no Colmeal da Torre, e segmenta-se no desenvolvimento de produto para homem, com quatro marcas, pertencentes ao grupo Torre Fashion Group , sendo três das marcas direcionadas ao vestuário masculino de cerimónia e outra direcionada ao vestuário masculino clássico, que permitiu a realização deste estágio dado ser uma empresa de Vestuário/Confeção com Marca Própria e com departamento de design em mercado de cerimónia e clássico masculino, que opera a nível nacional e internacional. Através deste relatório, pretende-se demonstrar a importância dos estágios curriculares para a validação, complementação dos conhecimentos e competências obtidas ao longo de todo o percurso académico em contexto real de trabalho, discutir as competências adquiridas ao longo dos projetos desenvolvidos na criação e desenvolvimento de produto de moda masculina de cerimónia e de marca própria para o caso da empresa referida. A disponibilidade da direção da empresa e dos seus colaboradores foram um fator importante para uma boa integração num grupo de trabalho experiente que promoveu a possibilidade de desenvolver ideias e obter conhecimento das marcas, das coleções, do desenvolvimento dos projetos em diversas áreas como o design de moda, a gestão e marketing. A aprendizagem, o conhecimento e as técnicas de trabalho obtidas, assim como as diferentes tarefas e projetos, permitiram um crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal criando competências para melhor responder às solicitações e projetos em diferentes fases do processo. No decorrer do estágio foram executadas tarefas e fizeram-se abordagens a áreas, que por vezes não pareciam ter sentido e utilidade para o desempenho da função de designer de moda. Terminado o estágio e em retrospetiva, percebe-se que o papel do designer na indústria, não se resume ao desenvolvimento de projetos de coleções com pesquisa, escolha e seleção de tecidos e modelos para uma coleção. A forma como se integra e percebe os limites do que é solicitado, o impacto e as implicações do processo criativo, o trabalho em equipa, envolvendo colaboradores de áreas distintas da empresa é essencial para o desenvolvimento de um produto com excelência.The main objective of this report is to demonstrate and make known the professional experience of trainee designer Margarida Moreira at the company Torre Sociedade de Confeções, SA, which was developed over a period of six months, between October 3, 2022 and April 3, 2023 to obtain a Master's degree in Fashion Design. It presents the developments of the internship, in which the theoretical knowledge acquired in an academic environment during the Degree and Master's in Fashion Design at the University of Beira Interior is reinforced, as well as the experience and skills acquired in an industrial and business environment in order to meet the proposed objectives. Throughout the report, the company and the internship will be contextualized, as well as the intern's objectives in carrying out the internship, where a theoretical framework will be presented that addresses issues related to the fashion industry today and with projects and tasks participated in the company where the internship was carried out. The main objective of this report is to demonstrate and make known the professional experience of trainee designer Margarida Moreira at the company Torre Sociedade de Confeções, SA, which was developed over a period of six months, between October 3, 2022 and April 3, 2023 to obtain a Master's degree in Fashion Design. Throughout the report, the company and the internship will be contextualized, as well as the intern's objectives in carrying out the internship, where a theoretical framework will be presented that addresses issues related to the fashion industry today and with projects and tasks participated in the company where the internship was carried out. The aim of this report is to demonstrate the importance of curricular internships in validating and complementing the knowledge and skills acquired throughout the academic career in a real work context, and to discuss the skills acquired during the projects developed in the creation and development of ceremonial menswear and private label products for the company in question. The availability of the company's management and employees was an important factor in being able to integrate well into an experienced working group that made it possible to develop ideas and gain knowledge of brands, collections and project development in various areas such as fashion design, management and marketing. The learning, knowledge and work techniques obtained, as well as the different tasks and projects, allowed for professional and personal growth and development, creating skills to better respond to requests and projects at different stages of the process. During the course of the internship, tasks were carried out and approaches were made to areas that sometimes didn't seem to make sense or be useful for the role of fashion designer. At the end of the internship and looking back, it is clear that the role of the designer in the industry is not limited to developing collection projects with research, choice and selection of fabrics and models for a collection.The way in which you integrate and understand the limits of what is requested, the impact and implications of the creative process, teamwork, involving collaborators from different areas of the company is essential for the development of a product with excellence.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumMoreira, Margarida Correia da Silva2023-11-102023-10-092026-10-09T00:00:00Z2023-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13922TID:203454430porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:02.294732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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