Judite: um monólogo a duas vozes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8882 |
Resumo: | Um processo criativo em teatro é sempre jogado em equipa, cruzando processos inventivos, abordagens sobre a arte em geral e o objeto artístico específico, que ora colidem ora se encontram, numa perseguição conjunta e partilhada pelo cumprimento dum mesmo objetivo. Esta pesquisa assentou na criação a dois de um espetáculo, intitulado Judite, que assumiu a forma de monólogo, e que teve por base um texto escrito “por encomenda”. Tendo por pano de fundo a temática da identidade e a sua fragmentação, Judite, a única personagem em palco, nasceu a dois, da fusão entre a conceção do autor/encenador e eu, a atriz. O espetáculo é o resultado do confronto e do encontro, da análise e da crítica, num jogo dialético de aceitação e negação de ideias e propostas provenientes de visões diferentes da vida, do teatro, das mulheres e desta personagem. Este ensaio descreve e reflete acerca do processo de interação na co-criação de um espetáculo, e analisa a construção da personagem Judite, que entre conquistas, dificuldades e a sua superação, nos é aqui apresentada como resultado deste trabalho a dois, bem como enquanto elemento fundamental de mediação da interação criativa. |
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Judite: um monólogo a duas vozesInteração criativaRelação autor/encenador-atrizCo-criaçãoIdentidadeConstrução da personagemMonólogoCreative interactionAuthor/director/actress relationshipCo-creationIdentityCreation of characterMonologueUm processo criativo em teatro é sempre jogado em equipa, cruzando processos inventivos, abordagens sobre a arte em geral e o objeto artístico específico, que ora colidem ora se encontram, numa perseguição conjunta e partilhada pelo cumprimento dum mesmo objetivo. Esta pesquisa assentou na criação a dois de um espetáculo, intitulado Judite, que assumiu a forma de monólogo, e que teve por base um texto escrito “por encomenda”. Tendo por pano de fundo a temática da identidade e a sua fragmentação, Judite, a única personagem em palco, nasceu a dois, da fusão entre a conceção do autor/encenador e eu, a atriz. O espetáculo é o resultado do confronto e do encontro, da análise e da crítica, num jogo dialético de aceitação e negação de ideias e propostas provenientes de visões diferentes da vida, do teatro, das mulheres e desta personagem. Este ensaio descreve e reflete acerca do processo de interação na co-criação de um espetáculo, e analisa a construção da personagem Judite, que entre conquistas, dificuldades e a sua superação, nos é aqui apresentada como resultado deste trabalho a dois, bem como enquanto elemento fundamental de mediação da interação criativa.A creative process in theatre is always a team activity, an exchange of inventive processes and approaches to art in general and the artistic object specifically, that, whether they colide or fuse, result in a collective search and sharing towards the realisation of the same objective. This research focussed on the creation by two people of a theatre play entitled Judite, that took the form of a monologue, and had at its base a “made to measure” text. Underlying the piece are the themes of identity and its fragmentation, Judite, the only character onstage, was born of both, the fusion of the conception of the author and myself, the actress. The performance arose from this confrontation and meeting, and from the analysis and criticism, of a dialectic game of acceptance and negation of ideas and proposals that came from different visions of life, of theatre, of women and of this character. This essay describes and reflects on the process of intereactive co-creation of a theatre performance and analyses the construction of the character Judite, who between conquests, difficulties and their resolution is represented here as the result of the work of both, as a fundamental element of mediation in the creative interaction.Binyon, Claire MargaretPassos, Sónia Maria da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Andreia Raquel Moreira Ribeiro da2016-12-20T11:13:03Z2015-07-022015-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8882TID:201328500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:40.570914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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