Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Miguel Pires
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/166
Resumo: Este trabalho destina-se a dar a conhecer uma obra singular desenvolvida ao longo de uma vida. Essa vida é a de Domingos Machado e a obra é o Museu dos Cordofones. Resulta, assim, de uma vontade de mostrar a sua obra, num contexto que se pretende pedagógico e educativo. Explorou-se uma relação que se pretende cada vez mais dinâmica entre o Museu e a Escola, que já é evidente nos registos do Museu. O património cultural e artístico presente no Museu dos Cordofones, bem como a vida dedicada do seu mentor e artesão, fazem deste um espaço único e pleno de potencialidades educativas. Apesar do meio educativo ter sido sempre uma prioridade para Domingos Machado, muitas são as visitas de particulares, das mais às menos visíveis socialmente e muitas são as razões que fazem com que os visitantes regressem. A Oficina onde os instrumentos musicais são construídos, também esta, palco de visitas, destaca-se pela sua atmosfera de trabalho e riqueza cultural, patrimonial e musical. Não existiria Museu sem Oficina. Todos os estudos feitos em torno deste “entrelaçar caminhos”, servem assim, para dar corpo e voz a uma parceria entre a educação nas nossas escolas e a oferta cultural que é promovida por este espaço, bem como para incentivar o seu estreitamento e fazer crescer esta notável parceria educativa. Assim, música, museu, património cultural e dedicação, são os fundamentos deste trabalho.
id RCAP_523edf4eef9ce42631792a270caca65b
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)MuseusParcerias educativasMuseu dos Cordofones de Domingos MachadoTMEEste trabalho destina-se a dar a conhecer uma obra singular desenvolvida ao longo de uma vida. Essa vida é a de Domingos Machado e a obra é o Museu dos Cordofones. Resulta, assim, de uma vontade de mostrar a sua obra, num contexto que se pretende pedagógico e educativo. Explorou-se uma relação que se pretende cada vez mais dinâmica entre o Museu e a Escola, que já é evidente nos registos do Museu. O património cultural e artístico presente no Museu dos Cordofones, bem como a vida dedicada do seu mentor e artesão, fazem deste um espaço único e pleno de potencialidades educativas. Apesar do meio educativo ter sido sempre uma prioridade para Domingos Machado, muitas são as visitas de particulares, das mais às menos visíveis socialmente e muitas são as razões que fazem com que os visitantes regressem. A Oficina onde os instrumentos musicais são construídos, também esta, palco de visitas, destaca-se pela sua atmosfera de trabalho e riqueza cultural, patrimonial e musical. Não existiria Museu sem Oficina. Todos os estudos feitos em torno deste “entrelaçar caminhos”, servem assim, para dar corpo e voz a uma parceria entre a educação nas nossas escolas e a oferta cultural que é promovida por este espaço, bem como para incentivar o seu estreitamento e fazer crescer esta notável parceria educativa. Assim, música, museu, património cultural e dedicação, são os fundamentos deste trabalho.2009-04-22T16:28:08Z2013-08-14T18:00:33Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/166porRodrigues, Rui Miguel Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
title Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
spellingShingle Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
Rodrigues, Rui Miguel Pires
Museus
Parcerias educativas
Museu dos Cordofones de Domingos Machado
TME
title_short Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
title_full Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
title_fullStr Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
title_full_unstemmed Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
title_sort Entrelaçar caminhos: dinâmicas de uma parceria educativa: escola e museu (o Museu dos Cordofones de Domingos Machado)
author Rodrigues, Rui Miguel Pires
author_facet Rodrigues, Rui Miguel Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rui Miguel Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Parcerias educativas
Museu dos Cordofones de Domingos Machado
TME
topic Museus
Parcerias educativas
Museu dos Cordofones de Domingos Machado
TME
description Este trabalho destina-se a dar a conhecer uma obra singular desenvolvida ao longo de uma vida. Essa vida é a de Domingos Machado e a obra é o Museu dos Cordofones. Resulta, assim, de uma vontade de mostrar a sua obra, num contexto que se pretende pedagógico e educativo. Explorou-se uma relação que se pretende cada vez mais dinâmica entre o Museu e a Escola, que já é evidente nos registos do Museu. O património cultural e artístico presente no Museu dos Cordofones, bem como a vida dedicada do seu mentor e artesão, fazem deste um espaço único e pleno de potencialidades educativas. Apesar do meio educativo ter sido sempre uma prioridade para Domingos Machado, muitas são as visitas de particulares, das mais às menos visíveis socialmente e muitas são as razões que fazem com que os visitantes regressem. A Oficina onde os instrumentos musicais são construídos, também esta, palco de visitas, destaca-se pela sua atmosfera de trabalho e riqueza cultural, patrimonial e musical. Não existiria Museu sem Oficina. Todos os estudos feitos em torno deste “entrelaçar caminhos”, servem assim, para dar corpo e voz a uma parceria entre a educação nas nossas escolas e a oferta cultural que é promovida por este espaço, bem como para incentivar o seu estreitamento e fazer crescer esta notável parceria educativa. Assim, música, museu, património cultural e dedicação, são os fundamentos deste trabalho.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2009-04-22T16:28:08Z
2013-08-14T18:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/166
url http://hdl.handle.net/11328/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546279301120