Avaliação da gestão do conhecimento em empresas de prestação de serviços que atuam na capital do estado do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lúcia Helena Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9075
Resumo: A Gestão do Conhecimento é um assunto da atualidade e tem gerado diversas discussões. A cada dia este tema vem despertando maior interesse das organizações pela sua relevância no mercado de competividade, uma vez que o conhecimento passou a ser considerado o recurso mais importante para as empresas. A presente pesquisa apresenta as formas e meios utilizados para gerir o conhecimento nas empresas de prestação de serviços da capital do Estado do Maranhão. Este estudo aborda as diferenças nas metodologias e ferramentas utilizadas de acordo com a atividade econômica da empresa; os principais fatores que interferem na Gestão do Conhecimento e no compartilhamento e disseminação entre os colaboradores, além da percepção destes quanto ao processo de compartilhamento e disseminação do conhecimento. Para analisar as formas e meios utilizados para gerir o conhecimento nas empresas e identificar se há diferenças nas metodologias entre as mesmas, foi realizada entrevista semiestruturada com o responsável pelos processos de desenvolvimento e treinamento da área de recursos humanos e quanto ao diagnóstico dos principais fatores que interferem na gestão do conhecimento e no compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os colaboradores. De modo a verificar a percepção dos mesmos quanto a este processo foi elaborado e aplicado um questionário fechado composto por 01 (uma) questão subjetiva, onde o pesquisado descreveu livremente a sua opinião e 14 (quatorze) questões objetivas empregando o modelo da escala de Likert. Os dados coletados através dos questionários foram mensurados utilizando gráficos que permitiram uma visualização objetiva dos resultados apurados, bem como uma análise crítica detalhada, enquanto que os dados coletados na entrevista foram analisados por recursos de análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa nota-se que o alcance da Gestão do Conhecimento nas empresas de prestação de serviços é reduzido e limitado e o conhecimento gerenciado inferior diante do intelecto presente nas organizações. O desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, não é explorado como a Gestão do Conhecimento preconiza.
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Este estudo aborda as diferenças nas metodologias e ferramentas utilizadas de acordo com a atividade econômica da empresa; os principais fatores que interferem na Gestão do Conhecimento e no compartilhamento e disseminação entre os colaboradores, além da percepção destes quanto ao processo de compartilhamento e disseminação do conhecimento. Para analisar as formas e meios utilizados para gerir o conhecimento nas empresas e identificar se há diferenças nas metodologias entre as mesmas, foi realizada entrevista semiestruturada com o responsável pelos processos de desenvolvimento e treinamento da área de recursos humanos e quanto ao diagnóstico dos principais fatores que interferem na gestão do conhecimento e no compartilhamento e disseminação do conhecimento entre os colaboradores. De modo a verificar a percepção dos mesmos quanto a este processo foi elaborado e aplicado um questionário fechado composto por 01 (uma) questão subjetiva, onde o pesquisado descreveu livremente a sua opinião e 14 (quatorze) questões objetivas empregando o modelo da escala de Likert. Os dados coletados através dos questionários foram mensurados utilizando gráficos que permitiram uma visualização objetiva dos resultados apurados, bem como uma análise crítica detalhada, enquanto que os dados coletados na entrevista foram analisados por recursos de análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa nota-se que o alcance da Gestão do Conhecimento nas empresas de prestação de serviços é reduzido e limitado e o conhecimento gerenciado inferior diante do intelecto presente nas organizações. O desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, não é explorado como a Gestão do Conhecimento preconiza.Knowledge Management is a current topic and has generated several discussions. Every day this theme has aroused greater interest from organizations due to its relevance in the competitive market, since knowledge has come to be considered one of the most important resource for companies. This research presents the use and exploration to manage knowledge in service providers in the capital of the State of Maranhão. This study addresses the differences in the methodologies and tools used according to the company's economic activity; the main factors that interfere in the management of knowledge and in the sharing and dissemination among employees, in addition to their perception of the process of sharing and disseminating knowledge. To analyze the use and exploration to manage knowledge in companies and identify if there are differences in methodologies between them, a semi-structured interview was conducted with the person responsible for the development and training processes in the area of human resources and regarding the diagnosis of the main factors that interfere in knowledge management and in the sharing and dissemination of knowledge among employees. To allow to verify their perception of KM processes, a closed questionnaire composed of 01 (one) subjective question was elaborated and applied, where the respondent freely described his / her opinion and 14 (fourteen) objective questions using the Likert scale model. The data collected through the questionnaires were measured using graphs that allowed an objective visualization of the results obtained, as well as a detailed critical analysis, while the data collected in the interview were analyzed using content analysis resources. In view of the results obtained in this research, it is noted that the scope of knowledge management in service providers is reduced and limited and the knowledge managed is inferior to the intellect present in organizations. The development of competences, skills and attitudes is not explored as knowledge management advocates.Gouveia, Luis BorgesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCampos, Lúcia Helena Silva2020-10-26T15:49:52Z2020-10-202020-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9075TID:202724387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-13T02:01:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:55.940640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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