Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chambel, Mónica Filipa de Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30220
Resumo: Esta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes.
id RCAP_524903db07299fe64e847901856789dd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança CapdevilleMúsica portuguesa do séc. XXConstança Capdeville“teatro-música”Experimentação em músicaRecriaçãoEsta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes.This research focused on the recreation of Double and Don’t, Juan, two of Constança Capdeville’s most paradigmatic music-theatre works, whose electronic components where considered lost. Through an ethnographic and experimental approach based on collective studio work (involving a collective of performers), this research aimed to establish procedures and protocols for the recreation of mixed works with electronic components. The conclusions of this investigation show some of the implications that the collective and performative work can have when dealing with archival historical sources when proposing an approach that can be replicated when re-creating work with similar characteristics and problematics.2021-01-05T15:27:03Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30220porChambel, Mónica Filipa de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:30Zoai:ria.ua.pt:10773/30220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:24.573839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
title Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
spellingShingle Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
Chambel, Mónica Filipa de Sá
Música portuguesa do séc. XX
Constança Capdeville
“teatro-música”
Experimentação em música
Recriação
title_short Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
title_full Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
title_fullStr Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
title_full_unstemmed Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
title_sort Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
author Chambel, Mónica Filipa de Sá
author_facet Chambel, Mónica Filipa de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chambel, Mónica Filipa de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Música portuguesa do séc. XX
Constança Capdeville
“teatro-música”
Experimentação em música
Recriação
topic Música portuguesa do séc. XX
Constança Capdeville
“teatro-música”
Experimentação em música
Recriação
description Esta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-01-05T15:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30220
url http://hdl.handle.net/10773/30220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137679409938432