Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30220 |
Resumo: | Esta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes. |
id |
RCAP_524903db07299fe64e847901856789dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30220 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança CapdevilleMúsica portuguesa do séc. XXConstança Capdeville“teatro-música”Experimentação em músicaRecriaçãoEsta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes.This research focused on the recreation of Double and Don’t, Juan, two of Constança Capdeville’s most paradigmatic music-theatre works, whose electronic components where considered lost. Through an ethnographic and experimental approach based on collective studio work (involving a collective of performers), this research aimed to establish procedures and protocols for the recreation of mixed works with electronic components. The conclusions of this investigation show some of the implications that the collective and performative work can have when dealing with archival historical sources when proposing an approach that can be replicated when re-creating work with similar characteristics and problematics.2021-01-05T15:27:03Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30220porChambel, Mónica Filipa de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:30Zoai:ria.ua.pt:10773/30220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:24.573839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
title |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
spellingShingle |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville Chambel, Mónica Filipa de Sá Música portuguesa do séc. XX Constança Capdeville “teatro-música” Experimentação em música Recriação |
title_short |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
title_full |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
title_fullStr |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
title_full_unstemmed |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
title_sort |
Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville |
author |
Chambel, Mónica Filipa de Sá |
author_facet |
Chambel, Mónica Filipa de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chambel, Mónica Filipa de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música portuguesa do séc. XX Constança Capdeville “teatro-música” Experimentação em música Recriação |
topic |
Música portuguesa do séc. XX Constança Capdeville “teatro-música” Experimentação em música Recriação |
description |
Esta investigação abordou a recriação de Double e Don’t, Juan, duas obras de teatro-música de Constança Capdeville cujas componentes eletrónicas foram consideradas perdidas. Através de uma abordagem arqueológica, etnográfica e experimental, baseada em trabalho de arquivo e pesquisa coletiva em estúdio, esta investigação procurou estabelecer protocolos e procedimentos para a recriação de obras mistas com componente eletrónica. As conclusões demonstram algumas das implicações que o trabalho coletivo e performativo pode ter a nível de tratamento de fontes históricas arquivísticas ao propor uma abordagem que poderá ser replicada na recriação de obras que apresentem características e problemáticas semelhantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-01-05T15:27:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30220 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137679409938432 |