Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francisco Maria Baptista de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11765
Resumo: Este relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma.
id RCAP_52518a1c5b0a376eb14f4eab2fa2f2ca
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro AlexandrinoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGEste relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma.This report of the Pedagogical Stage in Physical Education has as objectives the description and critical analysis based on a one-year internship as a Physical Education teacher. This stage is divided into 4 areas: lecture, class direction, school sports and scientific-pedagogical seminars. The structure of this report is: Introduction; Teaching; Class Direction; School Sports; Scientific-Pedagogical Seminars and Conclusion. Throughout the document I present the action and critical reflection of the processes inherent to the performance of the trainee teacher function, in which I apply the learning acquired in the 3 years of the degree in Physical Education and Sports School and the 1st year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education. This stage was made at the Pedro Alexandrino Secondary School, which is part of the Pedro Alexandrino School Grouping, in Póvoa de Santo Adrião, during the 2017-2018 school year. With this stage, I see that the motivation and the experience of each student influences the subjects taught in the class, and the participation is more active when there is more interest in the subject of your liking. There was a shortage of moments conducive to interdisciplinarity. In this sense, a reformulation is essential so that the teachers work more together and that the only moments of interdisciplinarity are not the meeting of class council.2021-03-31T15:07:23Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11765TID:202424057porCarvalho, Francisco Maria Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:02.474861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
Carvalho, Francisco Maria Baptista de
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
title_short Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_full Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
author Carvalho, Francisco Maria Baptista de
author_facet Carvalho, Francisco Maria Baptista de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francisco Maria Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
description Este relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-03-31T15:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11765
TID:202424057
url http://hdl.handle.net/10437/11765
identifier_str_mv TID:202424057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131247402811392