Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11765 |
Resumo: | Este relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma. |
id |
RCAP_52518a1c5b0a376eb14f4eab2fa2f2ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro AlexandrinoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGEste relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma.This report of the Pedagogical Stage in Physical Education has as objectives the description and critical analysis based on a one-year internship as a Physical Education teacher. This stage is divided into 4 areas: lecture, class direction, school sports and scientific-pedagogical seminars. The structure of this report is: Introduction; Teaching; Class Direction; School Sports; Scientific-Pedagogical Seminars and Conclusion. Throughout the document I present the action and critical reflection of the processes inherent to the performance of the trainee teacher function, in which I apply the learning acquired in the 3 years of the degree in Physical Education and Sports School and the 1st year of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education. This stage was made at the Pedro Alexandrino Secondary School, which is part of the Pedro Alexandrino School Grouping, in Póvoa de Santo Adrião, during the 2017-2018 school year. With this stage, I see that the motivation and the experience of each student influences the subjects taught in the class, and the participation is more active when there is more interest in the subject of your liking. There was a shortage of moments conducive to interdisciplinarity. In this sense, a reformulation is essential so that the teachers work more together and that the only moments of interdisciplinarity are not the meeting of class council.2021-03-31T15:07:23Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11765TID:202424057porCarvalho, Francisco Maria Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:02.474861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino Carvalho, Francisco Maria Baptista de MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
author |
Carvalho, Francisco Maria Baptista de |
author_facet |
Carvalho, Francisco Maria Baptista de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Francisco Maria Baptista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
description |
Este relatório de estágio pedagógico em Educação Física tem como objetivos a descrição e análise crítica fundamentada de um ano letivo como professor de Educação Física. Este estágio está dividido em 4 áreas, são elas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminários Científico-Pedagógicos. A estrutura deste relatório é: Introdução; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminários Científico-Pedagógicos, Conclusão, Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos. Ao longo do documento apresento a ação e a reflexão crítica dos processos inerentes ao desempenho da função de professor estagiário, nos quais aplico as aprendizagens adquiridas nos 3 anos da licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar e do 1.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio foi feito na Escola Secundária Pedro Alexandrino, que faz parte do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, durante o ano letivo 2017-2018. Com este estágio, vejo que a motivação e a experiência de cada aluno influência as matérias lecionadas na aula, sendo que a participação é mais ativa quando existe mais interesse por matéria do seu agrado. Verificou-se uma escassez de momentos propícios à interdisciplinaridade. Neste sentido, torna-se fundamental uma reformulação para que os professores trabalhem mais em conjunto e que os únicos momentos de interdisciplinaridade não sejam as reuniões de conselho de turma. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-03-31T15:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11765 TID:202424057 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11765 |
identifier_str_mv |
TID:202424057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131247402811392 |