Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81560
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes
id RCAP_5252afe86c0c400b89ccde177007dac5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de SerralvesSerralves Collection: 1960-1980 Museum of Contemporary Art of Serralvescoleçãoarte contemporâneaSerralvescuradoriaPhilippe Parrenocollectioncontemporary artSerralvescuratoryPhilippe ParrenoRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das ArtesMARQUES, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos Marques. Coleção de Serralves: 1960-1980/ Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 2017Relatório de Estágio de Mestrado em Estudos Curatoriais, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Coimbra.O presente documento descreve o estágio curricular que tive a oportunidade de realizar na Direção do Museu da Fundação de Serralves, entre Setembro de 2016 e Maio de 2017, sob a orientação do Dr. Ricardo Nicolau.Pretendo com o mesmo, descrever os principais projetos em que estive envolvida e as atividades realizadas durante o estágio, sendo o foco principal a Exposição da Coleção, que foi inaugurada a 12 de Maio de 2017.O relatório é composto por três momentos: um primeiro momento onde será realizada uma análise das exposições com obras da Coleção realizadas anteriormente no Museu; um segundo onde existe uma apresentação e descrição da exposição Coleção de Serralves: 1960-1980 em que estive envolvida desde o início do estágio; e, por fim, é apresentada uma comparação entre a Exposição Coleção de Serralves: 1960-1980 e a Exposição Phillipe Parreno: A Time Coloured Space, na qual também tive a oportunidade de participar.A exposição Coleção de Serralves: 1960-1980 reúne obras de artistas portugueses e estrangeiros da Coleção do Museu. Esta exibição marca o inicio de uma série que dá visibilidade permanente à Coleção de Serralves, privilegiando as décadas de 1960 e 1970 como fundamentais para a compreensão da arte contemporânea e para o desenvolvimento da Coleção desde a criação da Fundação de Serralves em 1989. A arte portuguesa produzida nestas décadas decisivas, a sua estreita relação com as tendências e os posicionamentos da produção a nível global constituem, simultaneamente, o fio condutor desta exposição e um testemunho da importância da Coleção de Serralves.Aquando o ínicio do estágio, ainda a exposição estava a ser pensada, não existindo listas de obras ou qualquer pormenor decidido. Foi bastante proveitoso poder observar a exposição a tomar forma ao longo dos meses em que estive presente. Nos trabalhos iniciais fui incumbida de fazer uma série de listas de obras da coleção de artistas internacionais e portugueses para Suzanne Cotter, João Ribas e Ricardo Nicolau. Juntamente com a curadora Isabel Braga, foi sendo delineada uma lista final de obras, de forma a se poder fazer a planificação do espaço. O design da exposição foi concebido por COR ARQUITECTOS (Roberto Cremascoli e Edison Okumura).MARQUES, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos Marques. Serralves Collection: 1960-1980/ Museum of Contemporary Art of Serralves. 2017Master’s Internship Report in Curatorial Studies, College of Arts at Coimbra University, Coimbra.This report focusses and describes the internship that I had the chance to take part in the Serralves Foundation's Museum's Direction, between September of 2016 and May of 2017, under the guidance of Dr. Ricardo NicolauThe goals of this report based themselves in the description of the main projects in which I has involved during the internship as the various activities that I took part during this period of time. All of which main focus is the Collection's Exhibition, inaugurated on the 12th of May of 2017.The present work is divided into 3 parts: a first one in which I explore and analise previous exhibitions and works of art in the Museum; the second one, a presentation and description of the exhibition of the Serralves' Collection: 1960-1980, which I was involved since the beginning of the internship; and in the end, a comparison between the Serralves' Collection: 1960-1980 and the Exhibition Phillipe Parreno: A Time Coloured Space, in which I had the change to participate.Serralves' Collection: 1960-1980 assembles portuguese and international art works from the Museum's Collection. This exhibition marks the begging of a series that gives permanent visibility to the Serralves Collection, empowering the 1960s and 1970s as fundamental for the understanding of contemporary art and for the development of the Collection since Serralves Foundation creation in 1989. The Portuguese art produced in these decisive decades and its close relationship with the tendencies and the positioning of production at the global level, are simultaneously the guiding thread of this exhibition and a testimony of Serralves Collection's importance.It was in the beginning of the internship, when the exhibition was still being though of, that I found my learning the most profitable. In the early works, I was in charge of creating a series of lists of the Collection's art works from the artists, both international and portuguese, for Suzanne Cotter, João Ribas and Ricardo Nicolau. With the curator, Isabel Braga, a final list of art works, was decided in order to make a better space planning. The exhibition's design was conceived by COR ARQUITECTOS (Roberto Cremascoli and Edison Okumura).2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81560http://hdl.handle.net/10316/81560TID:202058158porMarques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:00:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:36.806180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Serralves Collection: 1960-1980 Museum of Contemporary Art of Serralves
title Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
spellingShingle Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
Marques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos
coleção
arte contemporânea
Serralves
curadoria
Philippe Parreno
collection
contemporary art
Serralves
curatory
Philippe Parreno
title_short Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
title_full Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
title_fullStr Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
title_full_unstemmed Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
title_sort Coleção de Serralves: 1960-1980 Museu de Arte Contemporânea de Serralves
author Marques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos
author_facet Marques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Miguel Bernardes de Sousa Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv coleção
arte contemporânea
Serralves
curadoria
Philippe Parreno
collection
contemporary art
Serralves
curatory
Philippe Parreno
topic coleção
arte contemporânea
Serralves
curadoria
Philippe Parreno
collection
contemporary art
Serralves
curatory
Philippe Parreno
description Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81560
http://hdl.handle.net/10316/81560
TID:202058158
url http://hdl.handle.net/10316/81560
identifier_str_mv TID:202058158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929656025088