Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico da Ermida de Geraldes, em Peniche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31459 |
Resumo: | O presente trabalho surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro na especialidade de pintura de cavalete, Instituto Politécnico de Tomar, e incide sobre o estudo e a intervenção de conservação e restauro de duas pinturas sobre madeira representando S. Sebastião e Santa Luzia. Embora nunca tenham sido alvo de estudo, sabe-se que são da autoria do pintor regional Belchior de Matos, discípulo de Diogo Teixeira e datam do início do século XVII. Foram encomendadas para o primitivo retábulo-mor da Ermida de S. Sebastião e Santa Luzia de Geraldes, concelho de Peniche, que atualmente já não existe. Os exames e análises realizados às obras permitiram perceber que os suportes são de excelente qualidade e que a sua forma de construção denota influências das práticas castelhana e flamenga. A qualidade dos suportes contrasta quer com a qualidade pictórica das obras, quer com o facto de esta ter sido considerada uma encomenda menor e mal paga feita a um pintor regional. Foi também possível identificar a composição da camada de preparação, bem como alguns pigmentos. A existência das molduras retabulares originais permitiu perceber a sequência de alguns dos procedimentos realizados durante a execução das obras. As pinturas e molduras apresentavam essencialmente problemas estruturais, nomeadamente: deficiente ligação entre as tábuas dos painéis e entre as diferentes partes das molduras; madeira fragilizada devido ao ataque de insetos xilófagos; diversos pregos extremamente oxidados e fendas. Na superfície pictórica existiam diversas lacunas de pequena dimensão, risco de destacamento das camadas preparatória e pictórica e uma camada de verniz completamente amarelecido. A metodologia de conservação e restauro estabelecida priorizou a resolução dos problemas estruturais uma vez que estes estavam a colocar em causa a integridade física das obras. No entanto, foram necessários alguns procedimentos adicionais que visaram devolver a correta leitura das obras. |
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