“VIDAS COM HISTÓRIA” INTERGERACIONALIDADE PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES RECREATIVAS COM IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Dina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Figueiredo, Maria do Carmo, Afonso, Catarina, Pereira, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19883
Resumo: As atuais alterações demográficas, são traduzidas na modificação e inversão das pirâmides etárias, refletindo o envelhecimento da população e colocando à sociedade em geral, e particularmente à saúde, desafios para os quais não estavam preparadas. Pretende-se com o presente artigo, analisar a experiência realizada no âmbito do estágio de Enfermagem Comunitária. O percurso metodológico realizado, seguiu as etapas do planeamento em saúde e por uma Scoping Review com a questão: Quais as intervenções de enfermagem que promovem a integração dos idosos em atividades intergeracionais? Como suporte à prática de enfermagem comunitária foi mobilizado o modelo sistémico de Betty Neuman. O Projeto Vidas com História evidenciou, que as atividades intergeracionais, com crianças e idosos, são uma das hipóteses válidas e a ter em conta, para a valorização das pessoas mais velhas e, consequentemente, para o desenvolvimento das sociedades de forma a torná-las mais coesas, colaborantes e solidárias.
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