Proposta de um plano de marketing para o centro histórico de Mbanza Kongo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinheme, Hélio Nirene
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41762
Resumo: O objetivo principal desta investigação é propor um plano de marketing turístico para o Centro Histórico de Mbanza Kongo, que foi a antiga capital do Reino do Kongo antes do colonialismo, e que abrangia os atuais territórios de Angola, República Democrática do Congo, República do Congo e Gabão. Desde que foi elevada a categoria de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2017, o Centro Histórico de Mbanza não possui um plano de marketing turístico estruturado e isso o torna invisível e pouco atrativo a nível internacional. Para o desenho deste plano de marketing, primeiro, fez-se uma revisão da literatura, que permitiu compreender os principais conceitos. Além disso, apresentou-se vários modelos de planos de marketing, permitindo compreender como deve ser elaborado um plano de marketing. Também se observou o papel das agências de viagens e das entidades de turismo na promoção do destino. Nesse sentido, realizou-se um estudo qualitativo através da observação participante e de entrevistas presenciais aplicadas às agências de viagens com presença em Mbanza Kongo, bem como às entidades de turismo que participam na gestão do destino, tais como: INFOTUR, Instituto do Património Cultural, Comité de Gestão Participativa e Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, permitindo assim obter resultados que foram a base para a elaboração do plano de marketing turístico para o Centro Histórico de Mbanza Kongo.
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