Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Paula Mateus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9428
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
id RCAP_5282ca91e2b71f65d2dd9ddfa8bad8f6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?ProfessorOptimismoAuto-eficáciaComportamento interpessoalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoConstitui objectivo deste estudo perceber se o comportamento interpessoal entre professores e alunos varia com o nível de auto-eficácia docente. A nível metodológico, o estudo iniciou-se com a aplicação de um questionário para avaliar o optimismo do professor nas dimensões auto-eficácia, confiança nos alunos e nos pais e ênfase académica a uma amostra de quarenta e nove professores, na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras. Para avaliar a dimensão auto-eficácia foi utilizado o Questionário de Auto-Eficácia do Professor (Teacher Self- Efficacy Scale – TSES) na versão reduzida de 12 itens da escala OSTES (Ohio State Teacher Efficacy Scale) de M. Tchannen-Moran e Anita Woolfolk Hoy (2001), adaptada e traduzida para português (Conceição, 2008). Estes 12 itens do TSES englobam a eficácia para as estratégias de instrução (4 itens), a eficácia para a gestão das aulas (4 itens) e eficácia para o envolvimento dos alunos (4 itens). Numa segunda fase, de modo a alcançar o objectivo deste estudo, foram recolhidos dados através do Questionário de Interacção do Professor (QIP) de Wubbels & Levy (1992), tradução do QTI (Questionnaire on Teacher Interaction) constituído por 48 itens, o qual foi aplicado em dez turmas, num total de 230 alunos, de 5 professores, seleccionados entre os 49 participantes. Pretendia-se, inicialmente, que o critério de selecção da amostra fosse apurar dois grupos de professores com valores extremos de auto-eficácia: o grupo I -“professores com elevado sentimento de auto – eficácia” e o grupo II- “professores com baixo sentimento de auto – eficácia” na sua actividade profissional. Tal objectivo não foi possível dada a recusa de muitos professores tendo sido os cinco casos seleccionados, não por apresentarem resultados extremos na avaliação da sua auto-eficácia mas porque se voluntariaram para o estudo. Para cada um destes cinco professores, analisou-se o seu optimismo profissional nas dimensões auto-eficácia, confiança nos alunos e nos pais e ênfase académica e, posteriormente, elaborou-se o seu perfil de comportamento interpessoal partindo da análise da opinião de alunos de duas turmas por professor. Por forma a validar os resultados, deram-se a conhecer aos professores implicados as conclusões do respectivo perfil, ficando estes a conhecer o modo como os seus alunos “os vêem”, levando-os a reflectir sobre o seu perfil, a avaliar a maneira se aproximam ou se afastam daquilo que pensam “ser” e do que “realmente são”. Os resultados obtidos revelam que o QIP é válido pelas inter-relações que permite fazer e pela forma como os professores se revêem nos seus resultados. Os resultados mostram que as três dimensões do optimismo não se encontram directamente correlacionadas e todas as suas combinações são possíveis. O estudo revela ainda que professores moderadamente optimistas apresentam perfis de comportamento caracterizado por grande proximidade e influência, sendo cooperantes. Consistentes com a literatura, os resultados obtidos permitem concluir que a variável de ordem emocional e cognitiva – a crença da auto-eficácia – influencia a actividade dos professores, mas não é determinante no estilo de comportamento interpessoal destes com os alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFernandes, Ana Paula Mateus2013-05-02T15:00:20Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:30Zoai:run.unl.pt:10362/9428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:47.108995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
title Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
spellingShingle Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
Fernandes, Ana Paula Mateus
Professor
Optimismo
Auto-eficácia
Comportamento interpessoal
title_short Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
title_full Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
title_fullStr Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
title_full_unstemmed Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
title_sort Comportamento Interpessoal do Professor: um reflexo da sua auto-eficácia?
author Fernandes, Ana Paula Mateus
author_facet Fernandes, Ana Paula Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Paula Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Optimismo
Auto-eficácia
Comportamento interpessoal
topic Professor
Optimismo
Auto-eficácia
Comportamento interpessoal
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2013-05-02T15:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9428
url http://hdl.handle.net/10362/9428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137832765227008