Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86182
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
id RCAP_5289e143d07285051f0d3ae7a5281099
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo pilotoSingle session intervention for college students – a pilot studySaúde mentalEstudantes universitáriosIntervenção de sessão únicaEstudo pilotoTerapia focada nas soluçõesMental healthCollege studentsSingle session interventionPilot studySolution-focused therapyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de AdultosEm Portugal, o elevado número de estudantes que cumprem critérios para uma perturbação mental e os muitos que se encontram em risco de desenvolver uma perturbação sugerem que, o atual paradigma de tratamento individual e de longo prazo é, provavelmente, inviável para a resolução destes problemas. Portanto, é de extrema importância o desenvolvimento de programas breves de prevenção e intervenção precoces nas universidades, de modo a melhorar o bem-estar psicológico dos estudantes e evitar o desenvolvimento de psicopatologias. As intervenções de sessão única podem ser uma das respostas, tendo mostrado eficácia na redução dos níveis de ansiedade e depressão, da automutilação, dos problemas interpessoais e de outros problemas psicossociais. O presente estudo piloto avalia a implementação e aceitabilidade de uma sessão única, oferecida a estudantes universitários. Assim, são fornecidas orientações relativamente a procedimentos, amostra, recursos e formato de intervenção para um estudo em grande escala que estudará a eficácia de intervenções de sessão única focada nas soluções para estudantes universitários. Para além disso é demonstrada a aceitabilidade desta intervenção numa amostra académica e são também alertados os riscos desta intervenção.In Portugal, the high number of students who meet criteria for a mental disorder and the many students who are at risk of developing a disorder suggest that the current paradigm of individual and long-term treatment is probably not feasible for solving these problems. Therefore, it is extremely important to develop short prevention and early intervention programs at universities, in order to improve the psychological well-being of students and prevent the development of psychopathologies. Single-session interventions may be one answer, having been shown to be effective in reducing levels of anxiety and depression, self-injury, interpersonal problems, and other psychosocial problems. The presente pilot study evaluates the implementation and acceptability of a single session offered to university students. Therefore, guidelines are provided regarding procedure, sample, resources, and intervention format for a large-scale study that will study the effectiveness of single-session solutions-focused interventions for college students. In addition, the acceptability of this intervention in an academic sample is demonstrated and the risks of this intervention are also highlighted.Braga, Cátia Sofia MacedoGonçalves, Miguel M.Universidade do MinhoRodrigues, Ana Cláudia de Castro2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86182por203345614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:20:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:01.999069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
Single session intervention for college students – a pilot study
title Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
spellingShingle Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
Saúde mental
Estudantes universitários
Intervenção de sessão única
Estudo piloto
Terapia focada nas soluções
Mental health
College students
Single session intervention
Pilot study
Solution-focused therapy
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
title_full Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
title_fullStr Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
title_full_unstemmed Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
title_sort Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
author Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
author_facet Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Cátia Sofia Macedo
Gonçalves, Miguel M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Estudantes universitários
Intervenção de sessão única
Estudo piloto
Terapia focada nas soluções
Mental health
College students
Single session intervention
Pilot study
Solution-focused therapy
Ciências Sociais::Psicologia
topic Saúde mental
Estudantes universitários
Intervenção de sessão única
Estudo piloto
Terapia focada nas soluções
Mental health
College students
Single session intervention
Pilot study
Solution-focused therapy
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86182
url https://hdl.handle.net/1822/86182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203345614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133548283691008