TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Kevin Tiago de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104259
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_528bcfd92377da004dc9f754edcea3b7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇACOMPASSION FOCUSED THERAPY IN SOCIAL ANXIETY DISORDER IN ADOLESCENTS: MECHANISMS OF CHANGEterapia focada na compaixãoperturbação de ansiedade socialadolescênciaeficáciamecanismos de mudançacompassion focused therapysocial anxiety disorderadolescenceefficacymechanisms of changeDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA Terapia Focada na Compaixão (TFC) contribuiu para o bem-estar psicológico em várias populações, mas é escassa a evidência sobre a sua eficácia no tratamento da Perturbação da Ansiedade Social (PAS) em adolescentes. Os mecanismos subjacentes aos eventuais ganhos terapêuticos também não são claros. Este trabalho apresenta dados preliminares sobre a eficácia e mecanismos de mudança da TFC aplicada online a 21 adolescentes (57.1% raparigas) com PAS, com idades entre os 15 e 18 anos. A intervenção CTF@TeenSAD consiste em 10 sessões e 90 minutos (uma por semana). Apesar de o programa não ter produzido uma diminuição significativa ao nível da Ansiedade Social, houve uma diminuição do Evitamento Social. Os dados sugerem que os ganhos terapêuticos observados poderão ser explicados por mecanismos específicos da TFC (aumento da autocompaixão e diminuição da vergonha externa e autocriticismo). A promoção de atitudes e competências compassivas parece constituir uma abordagem promissora no contexto da PAS em adolescentes.A Terapia Focada na Compaixão (TFC) contribuiu para o bem-estar psicológico em várias populações, mas é escassa a evidência sobre a sua eficácia no tratamento da Perturbação da Ansiedade Social (PAS) em adolescentes. Os mecanismos subjacentes aos eventuais ganhos terapêuticos também não são claros. Este trabalho apresenta dados preliminares sobre a eficácia e mecanismos de mudança da TFC aplicada online a 21 adolescentes (57.1% raparigas) com PAS, com idades entre os 15 e 18 anos. A intervenção CTF@TeenSAD consiste em 10 sessões e 90 minutos (uma por semana). Apesar de o programa não ter produzido uma diminuição significativa ao nível da Ansiedade Social, houve uma diminuição do Evitamento Social. Os dados sugerem que os ganhos terapêuticos observados poderão ser explicados por mecanismos específicos da TFC (aumento da autocompaixão e diminuição da vergonha externa e autocriticismo). A promoção de atitudes e competências compassivas parece constituir uma abordagem promissora no contexto da PAS em adolescentes.Compassion Focused Therapy (CFT) has contributed to the psychological well-being of various populations, but limited evidence exists on its therapeutic gains for Social Anxiety Disorder (SAD) in adolescence. Furthermore, the mechanisms of change behind its therapeutic effects clear. This study presents preliminary data regarding the efficacy and mechanisms of change of an online CFT program that was applied to 21 adolescents diagnosed with SAD (57.1% girls) between the ages of 15 and 18. The intervention CFT@TeenSAD consists of 10 long weekly sessions (approximately 90 minutes each). Although the program couldn’t produce a significant decrease in social anxiety, there was a significant decrease in the levels of social avoidance. The data suggests that the observed therapeutic effects could be attributed CFT-specific mechanisms (the increase in self-compassion and the decrease in external shame and self-criticism). The promotion of compassionate skills and self-attitudes might be a promising approach to treat SAD in adolescents. Compassion Focused Therapy (CFT) has contributed to the psychological well-being of various populations, but limited evidence exists on its therapeutic gains for Social Anxiety Disorder (SAD) in adolescence. Furthermore, the mechanisms of change behind its therapeutic effects clear. This study presents preliminary data regarding the efficacy and mechanisms of change of an online CFT program that was applied to 21 adolescents diagnosed with SAD (57.1% girls) between the ages of 15 and 18. The intervention CFT@TeenSAD consists of 10 long weekly sessions (approximately 90 minutes each). Although the program couldn’t produce a significant decrease in social anxiety, there was a significant decrease in the levels of social avoidance. The data suggests that the observed therapeutic effects could be attributed CFT-specific mechanisms (the increase in self-compassion and the decrease in external shame and self-criticism). The promotion of compassionate skills and self-attitudes might be a promising approach to treat SAD in adolescents.2022-07-252024-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104259http://hdl.handle.net/10316/104259TID:203128800porRamos, Kevin Tiago de Castroinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:11:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:58.066712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
COMPASSION FOCUSED THERAPY IN SOCIAL ANXIETY DISORDER IN ADOLESCENTS: MECHANISMS OF CHANGE
title TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
spellingShingle TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
Ramos, Kevin Tiago de Castro
terapia focada na compaixão
perturbação de ansiedade social
adolescência
eficácia
mecanismos de mudança
compassion focused therapy
social anxiety disorder
adolescence
efficacy
mechanisms of change
title_short TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
title_full TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
title_fullStr TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
title_full_unstemmed TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
title_sort TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA PERTURBAÇÃO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: MECANISMOS DE MUDANÇA
author Ramos, Kevin Tiago de Castro
author_facet Ramos, Kevin Tiago de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Kevin Tiago de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv terapia focada na compaixão
perturbação de ansiedade social
adolescência
eficácia
mecanismos de mudança
compassion focused therapy
social anxiety disorder
adolescence
efficacy
mechanisms of change
topic terapia focada na compaixão
perturbação de ansiedade social
adolescência
eficácia
mecanismos de mudança
compassion focused therapy
social anxiety disorder
adolescence
efficacy
mechanisms of change
description Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
2024-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104259
http://hdl.handle.net/10316/104259
TID:203128800
url http://hdl.handle.net/10316/104259
identifier_str_mv TID:203128800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101245001728