As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita, João Pedro Belo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3644
Resumo: O presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, procura compreender a influência do desempenho dos cargos de coordenação/gestão pedagógica, direcção de turma, coordenação de departamento e de projectos, na percepção dos professores de Educação Física (EF) sobre os processos de negociação em sala de aula. A amostra é constituída por 162 professores de Educação Física, 100 do género feminino (61.7%) e os restantes (n=62, 38.3%) do género masculino, tendo a maioria (n=126, 77.8%) experiência com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Pelo teste t-Student para amostras independentes observámos que professores com e sem experiência nas funções mencionadas não manifestam percepções dos processos de negociação significativamente diferentes, sendo que em comparação com outras dimensões estes dados são bastante inferiores. Contudo, reconhecemos os claros benefícios da negociação professor/aluno, tornando-se os últimos agentes activos e participativos no seu processo educativo.
id RCAP_528e69e7824abb24c4d0f67913fa6402
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aulaDESPORTOPROFESSORESGESTÃO DESPORTIVAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICASPORTSPORT MANAGEMENTTEACHERSPHYSICAL EDUCATIONO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, procura compreender a influência do desempenho dos cargos de coordenação/gestão pedagógica, direcção de turma, coordenação de departamento e de projectos, na percepção dos professores de Educação Física (EF) sobre os processos de negociação em sala de aula. A amostra é constituída por 162 professores de Educação Física, 100 do género feminino (61.7%) e os restantes (n=62, 38.3%) do género masculino, tendo a maioria (n=126, 77.8%) experiência com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Pelo teste t-Student para amostras independentes observámos que professores com e sem experiência nas funções mencionadas não manifestam percepções dos processos de negociação significativamente diferentes, sendo que em comparação com outras dimensões estes dados são bastante inferiores. Contudo, reconhecemos os claros benefícios da negociação professor/aluno, tornando-se os últimos agentes activos e participativos no seu processo educativo.The present study, performed on the scope of the Mestrado em Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, of Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, aims to understand the influence of performing positions of coordination/educational management, class management, department management and project coordination, on the perception of the negotiation processes in the class room, of Physical Education (PE) teachers. The sample is constituted by 162 PE teachers, 100 (61.7%) from the feminine gender and the remainder (n=62, 38.3%) of the masculine gender, the majority (n=126, 77.8%) with experience with students with special education needs.By the t-student for independent samples we’ve observed that the teachers with and without experience on the mentioned functions don’t manifest significative differences on the perceptions of the negotiation processes, and in comparison with other dimensions these data are quite inferior. However, we recognize the clear benefits of the teacher/student negotiation, becoming the last one’s active and participant agents in their educative process.2013-06-19T18:41:00Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3644porRita, João Pedro Beloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:55.383984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
title As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
spellingShingle As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
Rita, João Pedro Belo
DESPORTO
PROFESSORES
GESTÃO DESPORTIVA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
SPORT MANAGEMENT
TEACHERS
PHYSICAL EDUCATION
title_short As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
title_full As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
title_fullStr As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
title_full_unstemmed As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
title_sort As funções desempenhadas pelos docentes de educação física e a percepção sobre os processos de negociação na sala de aula
author Rita, João Pedro Belo
author_facet Rita, João Pedro Belo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita, João Pedro Belo
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
PROFESSORES
GESTÃO DESPORTIVA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
SPORT MANAGEMENT
TEACHERS
PHYSICAL EDUCATION
topic DESPORTO
PROFESSORES
GESTÃO DESPORTIVA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
SPORT MANAGEMENT
TEACHERS
PHYSICAL EDUCATION
description O presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, procura compreender a influência do desempenho dos cargos de coordenação/gestão pedagógica, direcção de turma, coordenação de departamento e de projectos, na percepção dos professores de Educação Física (EF) sobre os processos de negociação em sala de aula. A amostra é constituída por 162 professores de Educação Física, 100 do género feminino (61.7%) e os restantes (n=62, 38.3%) do género masculino, tendo a maioria (n=126, 77.8%) experiência com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Pelo teste t-Student para amostras independentes observámos que professores com e sem experiência nas funções mencionadas não manifestam percepções dos processos de negociação significativamente diferentes, sendo que em comparação com outras dimensões estes dados são bastante inferiores. Contudo, reconhecemos os claros benefícios da negociação professor/aluno, tornando-se os últimos agentes activos e participativos no seu processo educativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-06-19T18:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3644
url http://hdl.handle.net/10437/3644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256119623680